Facebook Pixel Fallback

10º Encontro de Pesquisa em História




O evento

O Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS) e o curso de História do Unisagrado realizam o 10º Encontro de Pesquisa em História que tem como tema "200 anos de Independência, História e Historiografia". O 10º EPH afirma-se como um importante evento para a formação dos alunos de História do Unisagrado ao entrelaçar a teoria com a produção científica. Com periodicidade desde 2012, este evento tem suscitado momentos de reflexão dos mais variados temas no campo da História e Historiografia. Na programação do 10º EPH, encontram-se Conferências, Palestras, Minicursos e Simpósios temáticos, que contemplam as investigações científicas dos professores convidados e aquelas realizadas pelos discentes do curso. O objetivo principal é discutir efemérides como o Bicentenário da Independência e os Duzentos anos da Política Externa Brasileira e as diferentes perspectivas de análises históricas por meio de fontes periódicas, literárias, fílmicas e musicais, de Estado. Espera-se momentos ricos de partilhas acadêmicas/científicas, de descobertas e de confraternização.

Período

29/11 a 01/12

* Data limite para inscrições: 24/11/2022


Programação

Minicurso: O Nacionalismo na Espanha nos séculos XX e XXI
Palestrante: João Henrique Cervantes Falleiros Martins - Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) com pesquisa de Iniciação Científica intitulado "A Influência do Nacionalismo Catalão na Política Interna da Espanha no século XXI" em andamento e membro do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Sul-americana (NUPPES)

Horário: Das 16h30 às 17h30
Local: C - 115
Vagas: 40


Minicurso: Jovem Historiador: como ingressar no mercado de trabalho?
Palestrante: João Vitor Olímpio

Horário: Das 17h30 às 18h30
Local: C - 101
Vagas: 40


Abertura Oficial Tema: 10º Encontro de Pesquisa em História: 200 anos de Independência, História e Historiografia
Palestrantes: Letícia Rizzotti - Docente de Relações Internacionais na UNISAGRADO. Doutoranda e Mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) na área de concentração Paz, Defesa e Segurança Internacional. Durante o mestrado o projeto da pesquisa foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), bem como o período como Visiting Research Fellow na Fordham Law School - New York (2019). Graduada pelo curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista Santander Universidades: Bolsa Luso-brasileira para Universidade de Coimbra (2015-16).Bolsista PIBIC/CNPq (2014-2015). É membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Gedes/PPGRI STD) e também realiza atividades no Grupo Conflitos Armados, Massacres e Genocídios (Unifesp/CNPq). Participa do Projeto de Extensão Realidade Latino-americana desde 2015, tendo realizado trabalho de campo em Bolívia, Peru e Cuba. Compõe o corpo docente do Projeto de Extensão Curso Temas Contemporâneos de Política Internacional (PPGRI STD). Sócia da International Studies Association (ISA), da Latin American Studies Association (LASA), da International Political Science Association (IPSA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Tem foco em temas relacionados à governança global contemporânea sobre questões de segurança internacional e direitos humanos.
Lourdes M. G. C. Feitosa - Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, sexualidade, Cultura Popular, leituras contemporâneas sobre a Antiguidade e Educação
Roger M. M. Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Horário: Das 19h às 19h30
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482


Conferência: Conferência 1 O Regional/Local e a experiência histórica: aspectos da pesquisa em História; Conferência 2 O Bicentenário da Independência como questão contemporânea
Palestrantes: José Carlos Barreiro - Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), Especialização em História do Brasil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1980), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1989), Livre Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Pós Doutoramento pela Georgia State University, Atlanta, EUA (2006-2007) No ano de 2006 assumiu o cargo de Professor Titular de História do Brasil através de concurso público de provas e títulos, junto ao Departamento de História da Unesp, Campus de Assis. Integra desde 1982 o Programa de Pós-Graduação em História, do Departamento de História da UNESP, Campus de Assis, orientando teses e dissertações na área de História Política e História da Cultura. É Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre cultura, política e sociabilidade, cuja existência, com certificação pelo CNPq datada de março de 2005, contando com 9 pesquisadores e 17 estudantes de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado. Como pesquisador do CNPq realizou uma pesquisa sobordinada ao tema Ócio Trabalho e Pobreza no Brasil do Século XIX e outra sob o título O Mar e os Marinheiros: o processo de trabalho nos portos e navios e a herança espiritual oceânica. Brasil, 1780-1850. Além de inúmeros artigos em revistas especializadas, tem um livro publicado pela Editora da UNICAMP, em 1986 sob o título Campesinato e Capitalismo: Formas de Extração do Trabalho Excedente Camponês na Economia Caffeira Paulista, 1880-1910 e outro pela Editora UNESP, publicado em 2002 sob o título Imaginário e Viajantes no Brasil do Século XIX: cultura e cotidiano, tradição e resistência
Marcos Antonio Neves Soares - Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em História História e Sociedade Assis pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: judeus no brasil, etnicidade, teoria da história, religiosidade, imigração alemã e história regional. Atualmente é diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina - NDPH UEL e coordenador do Grupo de Pesquisa "O Regional/local e a experiência histórica"

Horário: Das 19h30 às 22h15
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

Minicurso: História da República brasileira através das músicas
Palestrante: Larissa Aparecida Ramos - Graduanda em HISTÓRIA pela Unisagrado/Bauru com início em 2019. Participante do projeto de Residência Pedagógica no ano de 2022.

Horário: Das 16h às 17h
Local: D - 117
Vagas: 20


Palestra: O Centenário da Independência em “O Baurú”: História Local e Periódicos
Palestrante: Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Horário: Das 17h30 às 18h30
Local: Anfiteatro E-001
Vagas: 40


Mesa-redonda: 200 anos de Política Externa Brasileira
Palestrantes: Irene Vida Gala - Formada em Direito pela USP, em 1983, ingressa no Instituto Rio Branco em 1985 e toma posse na carreira diplomática em dezembro de 1986. No Brasil, trabalhou no Departamento da África (1986-1991) e, entre 1999 e 2004, foi chefe da Divisão de África II (África Austral e lusófona). No exterior, esteve em missões permanentes em Lisboa (1991-1994), Luanda (1994-1996), Pretória (1996-1998), Nova York (ONU) (2004-2007), Roma (Consulado, 2007-2011) e Acra (2011-2017), e, em missões provisórias, em Bissau (1988), Lusaca (1989), Dacar (2002), além de visitas em missão oficial a Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Madagascar, Seychelles, Tanzânia, Quênia, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, Lesoto, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Gabão, Libéria, Serra Leoa, Côte d?Ivoire e Etiópia. Durante o período em Nova York, acompanhou, entre 2004 e 2005, temas africanos no Conselho de Segurança da ONU. Em Roma, foi Cônsul-Geral Adjunta. Em Acra, ocupou a chefia da Embaixada do Brasil. Atualmente, é subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP). Na área acadêmica, é Mestre em Relações Internacionais (2002), com tese ?Pensamento Africano em Relações Internacionais: desconstruindo o afro-pessimismo" e foi aprovada, com louvor, no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, com trabalho intitulado ?Relações Brasil-África no Governo Lula. A política externa como instrumento de ação afirmativa?ainda que não só?. É oficial da Ordem do Mérito da Defesa, Brasil (2002) e, em 2015, recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco. A partir de agosto de 2018,passa a fazer parte do corpo docente do curso de Relações Internacionais da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, ministrando a disciplina Country Studies - África.
Izmara Izepe de Souza - Professora adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Relações Internacionais, na área Política Externa Brasileira: História e Contemporânea. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2009) e mestre (2002) em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do curso de Relações Internacionais (2018-2021) e presidenta da Câmara de Graduação da EPPEN/Campus Osasco (2019-2021). Possui várias publicações e interesse de pesquisa nos seguintes temas: História da Política Externa Brasileira; Política Externa Brasileira Contemporânea; Política Externa e Imprensa; Relações Hispano-Brasileiras; Guerra Civil Espanhola.

Horário: Das 19h30 às 22h
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

Minicurso: História da Educação Feminina no Brasil: o caso de Francisca Senhorinha da Motta Diniz
Palestrantes: Gabriela Marcondes dos Santos - Graduada do curso de Licenciatura em História pelo Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO), em Bauru - SP, com bolsa ProUni. Premiada em 3° lugar na categoria ouro no Prêmio Jovem Historiador. Premiada em 2° lugar pelo trabalho "O Quinze de Novembro do Sexo Feminino: A Imprensa Feminina Carioca no final do século XIX", no Programa de Iniciação Científica com bolsa da FAP/UNISAGRADO. Participou do Programa de Residência Pedagógica, como bolsista pela CAPES. Fundadora do Clube do Livro de História da Unisagrado. Atualmente atua como professora da rede estadual de ensino. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Mulheres e da Imprensa Feminina

Horário: Das 16h30 às 17h30
Local: D - 125
Vagas: 20


Minicurso: Historia, Peregrinações e Cinema
Palestrantes: Ligia Mayra Amaral Lima - Graduanda em História no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru/SP, ingressa por meio do PROUNI, atualmente cursando o oitavo semestre. Bolsista pela CAPES por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2020 e 2021. Colaborador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), entre 2020 e 2021, com o desenvolvimento da pesquisa "Aspectos do medievo no cinema: uma análise histórica da trilogia "O Senhor dos Anéis" ". Participou como monitora das disciplinas de História Antiga I, História Medieval II, História da Educação, Brasil Monárquico e Métodos e Técnicas da Pesquisa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, Cinema e Literatura. Participou como bolsista no programa Residência Pedagógica fomentado pela CAPES em 2021 e 2022. Atualmente atua no projeto de extensão Brinquedoteca como Laboratório de Práticas Pedagógicas e como monitora no NUPHIS/UNISAGRADO. Atua como professora na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Coimbra

Horário: Das 17h30 às 18h30
Local: Anfiteatro E-001
Vagas: 196


Encontro: Premiação Jovem Historiador
Palestrante: Flávia Santos Arielo - Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.
Roger M. M. Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Horário: Das 19h às 19h30
Local: Anfiteatro E-001
Vagas: 482


Apresentações Orais: Simpósio Temático 1: História, Cultura e Fontes Periódicas
Palestrantes:
Roger M. M. Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Horário: Das 19h45 às 22h15
Local: Anfiteatro E-001
Vagas: 30


Apresentações Orais: Simpósio Temático 2: História, Cultura e Literatura
Palestrantes:
Lourdes M G C Feitosa - Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, sexualidade, Cultura Popular, leituras contemporâneas sobre a Antiguidade e Educação

Horário: Das 19h45 às 22h15
Local: C - 115
Vagas: 30


Atividade 13 : Tipo: Apresentações Orais Tema: Simpósio Temático 3: História, Cultura e Cinema
Palestrantes: Flávia Santos Arielo - Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.

Horário: Das 19h45 às 22h15
Local: C - 123
Vagas: 20


Apresentações Orais: Simpósio Temático 4: História, Cultura e Patrimônio
Palestrantes: Cláudia Leonor G. de A. Oliveira - Bolsista em nível de Doutorado em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores trabalhou junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. A partir de 2012 passou a trabalhar por projetos pontuais. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Também desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 passou a atuar como consultora em diversas iniciativas, entre elas o projeto "Memória Social nas Escolas", pela Fundação Joaquim Nabuco e ONU (2014/2015); o projeto e livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê"; a gravação de 92 entrevistas de história oral do projeto "Memórias do Comércio: Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto"; e o projeto e livro "Caminhos e Olhares: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica", para a SBGM. Em 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues

Horário: Das 19h45 às 22h15
Local: C - 129
Vagas: 30


Apresentações Orais: Simpósio Temático 5: História e Cultura Brasileira I
Palestrantes: Vinícius Sales Barbosa - Mestrando em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis), na linha de pesquisa Política: Ações e Representações. Graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC, Bauru-SP) e especialista em História, Cultura e Poder pelo Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado. É membro dos Grupos de Pesquisa "História e Mídias Eletrônicas" (vinculado à Unesp, Departamento de História) e "Imprensa, Ciências e Saúde" (vinculado ao Unisagrado), ambos certificados pelo CNPq. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), mais especificamente no que se refere à cultura política de resistência da imprensa alternativa e sobre os movimentos cinematográficos do período. Integrante da Equipe Editorial da revista discente Faces da História (e-ISSN: 2358-3878), exercendo a função de Leitor de Provas. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil).
Marcio Lucas Moreira Rodrigues

Horário: Das 19h45 às 22h15
Local: D - 113
Vagas: 30


Apresentações Orais: Simpósio Temático 6: História e Cultura Brasileira II
Palestrantes: Roger M. M. Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Lais Prestes Redondo
Rafael Kenji Hirutaka

Horário: Das 19h45 às 22h15
Local: D - 115
Vagas: 30

Apresentação de Trabalhos

Clique aqui e acesse o cronograma de apresentação de trabalhos e salas.


Investimento

Taxa de Inscrição
Inscrições Valor R$
Alunos UNISAGRADO R$ 30,00
Egressos R$ 30,00
Público externo até 28/11 R$ 45,00
Alunos EAD UNISAGRADO até 28/11 R$ 30,00
Alunos externos até 30/11 R$ 45,00

Acréscimos
Inscrições Valor R$
Alunos Externos - Simpósio Temático 1: História, Cultura e Fontes Periódicas R$ 50,00
Alunos Externos - Simpósio Temático 2: História, Cultura e Literatura R$ 50,00
Alunos Externos - Simpósio Temático 3: História, Cultura e Cinema R$ 50,00
Alunos Externos - Simpósio Temático 4: História, Cultura e Patrimônio R$ 50,00
Alunos Externos - Simpósio Temático 5: História e Cultura Brasileira I R$ 50,00
Alunos Externos - Simpósio Temático 6: História e Cultura Brasileira II R$ 50,00
Público Externo - Simpósio Temático 1: História, Cultura e Fontes Periódicas R$ 50,00
Público Externo - Simpósio Temático 2: História, Cultura e Literatura R$ 50,00
Público Externo - Simpósio Temático 3: História, Cultura e Cinema R$ 50,00
Público Externo - Simpósio Temático 4: História, Cultura e Patrimônio R$ 50,00
Público Externo - Simpósio Temático 5: História e Cultura Brasileira I R$ 50,00
Público Externo - Simpósio Temático 6: História e Cultura Brasileira II R$ 50,00
Alunos Externos até 30/11/2022 R$ 60,00
Público Externo até 30/11/2022 R$ 60,00
Contato

Flavia Santos Arielo
E-mail: flavia.arielo@unisagrado.edu.br 
Roger Marcelo Martins Gomes
E-mail: roger.gomes@unisagrado.edu.br 
Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa
E-mail: loufeitosa@uol.com.br

Mais informações:

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
Email: centraldeeventos@unisagrado.edu.br 
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/10-encontro-de-pesquisa-em-historia



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro