MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Comunicação e Expressão | 80 |
Filosofia e Sociologia da Educação | 60 |
História da África | 60 |
História da Educação | 80 |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | 60 |
2º semestre | |
Estágio Supervisionado em Espaços Não Escolares | 50 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 60 |
História Antiga | 60 |
Introdução aos Estudos Históricos | 60 |
Leitura e Produção de Texto | 80 |
Psicologia da Educação | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
3º semestre | |
Currículo Escolar | 60 |
Didática, Planejamento e Avaliação | 60 |
Empreendedorismo | 60 |
História Econômica Geral | 80 |
História Medieval | 60 |
4º semestre | |
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais | 150 |
Ética e Cultura Religiosa | 60 |
Fontes para Pesquisa em História | 60 |
História da América | 80 |
História do Brasil I | 60 |
Problemas de Aprendizagem Escolar | 60 |
5º semestre | |
Educação para Diversidade e Direitos Humanos | 80 |
História do Brasil II | 60 |
História Moderna | 60 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 80 |
Teoria da História | 60 |
6º semestre | |
Estágio Supervisionado no Ensino Médio | 150 |
Experiência Extensionista I | 60 |
História do Brasil III | 60 |
Patrimônio Cultural | 60 |
Política e Organização da Educação Básica | 80 |
7º semestre | |
Educação Ambiental | 80 |
Experiência Extensionista II | 60 |
História Contemporânea I | 80 |
Libras | 60 |
Matemática e Estatística Aplicada à Educação | 60 |
8º semestre | |
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar | 50 |
Fundamentos da Gestão Escolar | 60 |
História Contemporânea II | 60 |
Metodologia da Pesquisa em História | 80 |
Tecnologias Digitais na Educação | 60 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 220 |
Nome do curso: História
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2697481875629130
Qualificação:
Bolsista em nível de Doutorado em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores trabalhou junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 passou a atuar como consultora em diversas iniciativas, entre elas o projeto "Memória Social nas Escolas", pela Fundação Joaquim Nabuco e ONU (2014/2015); o projeto e livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê"; a gravação de 92 entrevistas de história oral do projeto "Memórias do Comércio: Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto" para o Museu da Pessoa/Sesc SP e o projeto e livro "Caminhos e Olhares: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica", para a SBGM. Também desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. Em 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues. Em 2022 passou a fazer parte da UniSagrado, atuando como professora para diversos cursos, em especial as graduações em História e Publicidade.
Tempo de casa: 3 anos e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6954819513270152
Qualificação:
Doutorando em Educação pela Unesp - Campus de Marília, Mestre em Educação pela Unesp - Campus de Bauru, possui Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação ATENEU - ISEAT, Especialização em Informática na Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Marechal Rondon - FMR, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Graduação em Matemática com Ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP. Foi Professor de cursos de Bacharelado e Licenciatura da Faculdade Orígenes Lessa - FACOL em Lençóis Paulista/SP e Professor Orientador de Informática Educacional pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP. Atualmente é Professor do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Coordenador Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP e é Proprietário/Instalador da empresa DVS Instalações Elétricas e Sistemas de Segurança. Tem experiência de sala de aula nas áreas de Tecnologia da Informação, Matemática e Educação/Pedagogia e experiência nas áreas de Gamificação, Sistemas de Aquaponia e Realidades Virtual e Aumentada.
Tempo de casa: 3 anos e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9950606764406189
Qualificação:
Doutora em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2016) e em Química, UNESP Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, UNESP Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNESP Bauru (1997) e em Pedagogia, UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia para Licenciados (EAD), foi coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, UNISAGRADO (2014 a 2016). Atualmente Coordenadora institucional do PIBID e do PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão Científica, da Comissão ATIVA (ENADE) no UNISAGRADO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP e Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e formação de professores: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas (UNISAGRADO). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Tempo de casa: 14 anos e 2 meses
Nome do curso: História
Titulação: ESPECIALIZAÇÃO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1108387180740369
Qualificação:
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Agudos(2020) e especialização em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Port pela Faculdade de Agudos(2021). Atualmente é Prof Tradutor Intérprete Docente de Libras do Centro Universitário Sagrado Coração.
Tempo de casa: 2 anos e 9 meses
Nome do curso: História
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0165600236611511
Qualificação:
Designer de Produtos formado pela UNESP - Campus Bauru e Mestre em Projeto de Produto e Doutor em Ergonomia pela mesma instituição. Docente no curso de Design da FIB, 2 Secretário na Rede Brasileira do Bambu (RBB) e Membro da Red de Investigadores en Diseño da Universidad de Palermo. Desenvolve pesquisas na área de projeto de novos produtos de tecnologia assistiva com aplicação de biocompósitos e prototipagem virtual/física
Tempo de casa: 1 ano e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2127262265365601
Qualificação:
Graduada e Mestre em História pela UNESP/Assis, Doutora em História Cultural pela UNICAMP, com estágio doutoral na Espanha e Itália, e Pós-Doutora em História e Cinema pela UNESP/ Bauru. É pesquisadora associada da UNIFESP (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da UNICAMP (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo). Professora/pesquisadora Adjunto II do UNISAGRADO/Bauru e do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UNESP/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9594242383002685), em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da UNIFESP, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Sexualidade, Cultura Popular, leituras contemporâneas sobre a Antiguidade e Educação.
Tempo de casa: 17 anos e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9746074673391084
Qualificação:
Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), em 2020 finalizou a Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado, Área de Ciências Extas, Humanas e Sociais) no Curso de Artes - licenciatura, ministrando as disciplinas específicas de Música do referido curso e também Métodos e Técnicas da Pesquisa (para os cursos de licenciatura e bacharelado) e Pesquisa da Prática Pedagógica/Estágio (para licenciaturas). Coordenou o subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC de 2014 a 2017 e integrou a equipe da Residência Pedagógica Interdisciplinar (Artes e Língua Portuguesa/Inglesa) do Unisagrado. Atualmente coordena o subprojeto multidisciplinar Artes, Educação Física e Pedagogia "As Cores que nos Cercam" também do Programa Residência Pedagógica. Foi tutora virtual (2007 a 2009) e professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2 (2009 a 2011) o que proporcionou a publicação de dois Guias de Estudo pela EDUFSCar: "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII" e "História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde o século XVIII até os dias atuais". Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia e na área de Educação (Educação Musical, EaD, educação remota).
Tempo de casa: 29 anos e 0
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5090412904533672
Qualificação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto. Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Possui graduação em Letras/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Letras/Inglês pela UNIUBE. Possui graduação em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, Século XX. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa "Narrativas maravilhosas, míticas ou populares: da oralidade à Literatura". Atualmente é professora do departamento de Letras/Inglês do UNISAGRADO.
Tempo de casa: 6 anos e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2406286535252952
Qualificação:
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) na área da Filosofia da Educação (2020). Pós-graduada a nível de Especialização em Gestão de Projetos e Programas Sociais pela Universidade Estácio de Sá (2013-2014). Graduada em Pedagogia pela UEL, com habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Orientação e Supervisão Escolar (2008). Foi pesquisadora bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL a nível de mestrado, financiada pela CAPES (2019) e do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos (2005), financiada pela PROEX. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Filosófica e Experiência Democrática: a democracia como modo de vida ético e político desde 2019. Tem artigos publicados em periódicos (Qualis A1), e-book e anais. Foi professora da Educação Básica, da Educação Profissional e professora de inglês na rede privada de ensino. Trabalhou também como educadora social no Terceiro Setor e tutora eletrônica no Ensino Superior. Atuou como orientadora pedagógica no SENAI e no SESI em Londrina/PR. Temas de pesquisa: democracia e educação, filosofia da educação, experiência e pensamento reflexivo, educação escolar, escola pública, desenvolvimento, integração social.
Tempo de casa: 1 ano e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2989023640599019
Qualificação:
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Tempo de casa: 2 anos e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5328883866012022
Qualificação:
Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em História, Cultura e Poder pelo Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) e graduado em História e Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (atual Unisagrado). Atualmente é professor da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais no Unisagrado e professor de História na Educação Básica. Desenvolveu pesquisas na área da história do cinema brasileiro e da imprensa alternativa existente durante o período da Ditadura Militar brasileira (1964-1985), mais especificamente no que se refere ao estudo do periódico Versus (1975-1979) e na análise da resistência cultural-política desempenhada por meio das discussões políticas e cinematográficas publicadas pelo impresso alternativo. Integrou a Equipe Editorial da revista discente Faces da História (e-ISSN: 2358-3878), atuando como Editor de Dossiê (2023) e Leitor de Provas (2021-2022). É membro da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil)
Tempo de casa: 1 ano e 6 meses
Data da última atualização: 03/11/2021.*informações sujeitas a alterações