Facebook Pixel Fallback

História

  • Modalidade

    ead
  • Área

    Humanas

O Curso

 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Historiografia 72
História Antiga 72
Introdução ao Conhecimento Científico 36
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico 36
Fundamentos da Educação 72
A Formação Docente e o Papel da Escola 72
2º semestre  
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem 72
História da Educação Brasileira 72
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos 72
Fontes para Pesquisa em História 72
História Medieval 72
3º semestre  
Patrimônio Cultural 36
Teoria da História 72
Educação Ambiental 36
História da América 72
Didática, Planejamento e Avaliação 72
Currículo Escolar 72
4º semestre  
Comunicação e Expressão 72
Libras 72
História da África 72
História Moderna 72
5º semestre  
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação 72
História da América Portuguesa 72
História Contemporânea 72
Teorias Discursivas 72
Fluência em Leitura e Escrita 72
6º semestre  
Sociologia da Responsabilidade Social 72
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais 150
História do Brasil Império 72
Matemática e Estatística Aplicada à Educação 72
7º semestre  
História das Relações Internacionais 72
Ética e Cultura Religiosa 72
Articulações Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas 72
Estágio Supervisionado no Ensino Médio 150
Metodologia de Pesquisa em História 72
História do Brasil República 72
8º semestre  
Pesquisa em História 72
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 208
Política e Organização da Educação Básica 72
Escrita da Pesquisa em História 0
Fundamentos da Gestão Escolar 72
Educação em Ambientes Não Escolares 72
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar 50
Estágio Supervisionado em Espaços Não-Escolares 50

ANGÉLICA POLVANI TRASSI


Nome do curso: História

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, com ênfase em Desenvolvimento: comportamento e saúde (UNESP - Câmpus Bauru). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Avaliação Psicológica pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, com habilitações em licenciatura, bacharelado e formação de psicólogo. Seus temas de interesse são: avaliação de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem, neuropsicologia e desenvolvimento infantil. No doutorado tem pesquisado temas referente a ambiente de aprendizagem matemático e ansiedade matemática.

Tempo de casa: 1 ano e 10 meses

Bruna Carvalho


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
É mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara. Foi bolsista CAPES durante o mestrado e doutorado. É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru (2006 - 2009). Foi bolsista de Iniciação Científica - CNPq (2008 - 2009). Tem experiência em docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, formação inicial e continuada de professores, coordenação pedagógica e direção escolar. Atualmente, está afastada da direção de uma escola municipal de ensino fundamental para exercer a função de supervisora pedagógica das escolas municipais de ensino fundamental - anos finais de Bariri-SP. Também é docente do curso de pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP. Dirige seus estudos para a área da educação escolar, com ênfase em políticas educacionais; formação de professores; educação infantil; alfabetização e desenvolvimento humano na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

Tempo de casa: 4 anos e 4 meses

Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira


Nome do curso: História

Titulação: Mestrado

Qualificação:
Bolsista em nível de Doutorado em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores trabalhou junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 passou a atuar como consultora em diversas iniciativas, entre elas o projeto "Memória Social nas Escolas", pela Fundação Joaquim Nabuco e ONU (2014/2015); o projeto e livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê"; a gravação de 92 entrevistas de história oral do projeto "Memórias do Comércio: Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto" para o Museu da Pessoa/Sesc SP e o projeto e livro "Caminhos e Olhares: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica", para a SBGM. Também desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. Em 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues. Em 2022 passou a fazer parte da UniSagrado, atuando como professora para diversos cursos, em especial as graduações em História e Publicidade.

Tempo de casa: 2 anos e 9 meses

DANIEL VIEIRA SANT ANNA


Nome do curso: História

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Doutorando em Educação pela Unesp - Campus de Marília, Mestre em Educação pela Unesp - Campus de Bauru, possui Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação ATENEU - ISEAT, Especialização em Informática na Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Marechal Rondon - FMR, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Graduação em Matemática com Ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP. Foi Professor de cursos de Bacharelado e Licenciatura da Faculdade Orígenes Lessa - FACOL em Lençóis Paulista/SP e Professor Orientador de Informática Educacional pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP. Atualmente é Professor do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Coordenador Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP e é Proprietário/Instalador da empresa DVS Instalações Elétricas e Sistemas de Segurança. Tem experiência de sala de aula nas áreas de Tecnologia da Informação, Matemática e Educação/Pedagogia e experiência nas áreas de Gamificação, Sistemas de Aquaponia e Realidades Virtual e Aumentada.

Tempo de casa: 2 anos e 9 meses

Eliane Aparecida Toledo Pinto


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2016) e em Química, UNESP Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, UNESP Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNESP Bauru (1997) e em Pedagogia, UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia para Licenciados (EAD), foi coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, UNISAGRADO (2014 a 2016). Atualmente Coordenadora institucional do PIBID e do PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão Científica, da Comissão ATIVA (ENADE) no UNISAGRADO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP e Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e formação de professores: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas (UNISAGRADO). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.

Tempo de casa: 13 anos e 3 meses

Flavia Santos Arielo


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.

Tempo de casa: 10 anos e 4 meses

Juliana Vechetti Mantovani


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial, na PUC de Campinas, Curso de Neuropsicologia a partir da Teoria de Lúria e Leontiev e formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), sendo bolsista CAPES e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com bolsa FAPESP. Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração, UniSagrado. Nesta instituição é responsável pelo serviço de Acessibilidade no Ensino Superior, vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão, NAPI. Também é Terapeuta Ocupacional das Residências Inclusivas da Apae, Bauru. Integrante da Rede de Educação Especial no Campo (UEPA) e do Grupo de Trabalho, Pessoas com Deficiência das Escolas Públicas no Campo/ Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Tem interesse em estudos e pesquisas nas temáticas que versam sobre Educação Especial e Educação do/no Campo, escolarização do estudante com deficiência e fundamentos na teoria socio-histórica.

Tempo de casa: 8 anos e 9 meses

Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Graduada e Mestre em História pela UNESP/Assis, Doutora em História Cultural pela UNICAMP, com estágio doutoral na Espanha e Itália, e Pós-Doutora em História e Cinema pela UNESP/ Bauru. É pesquisadora associada da UNIFESP (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da UNICAMP (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo). Professora/pesquisadora Adjunto II do UNISAGRADO/Bauru e do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UNESP/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9594242383002685), em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da UNIFESP, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Sexualidade, Cultura Popular, leituras contemporâneas sobre a Antiguidade e Educação.

Tempo de casa: 16 anos e 9 meses

Lucas Justiniano Bermejo


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Possui graduação em Ciências Biólógicas pela Universidade do Sagrado Coração (USC) em 2008, especialização em Microbiologia Clínica (FIB) em 2009, Mestrado em Ciências na área de Microbiologia pela USP em 2012 e Doutorado em Educação escolar pela UNESP em 2022. Coordenou os cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Agronomia de 2014 a 2019 na Faculdade Anhanguera de Bauru e lecionou nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Agronomia. Atualmente trabalha na UNISAGRADO como professor dos cursos de Pedagogia e História.Tem experiência na área de Biologia geral, Biologia molecular, Microbiologia, Imunologia, Didática e Metodologia da pesquisa. Docente de ensino médio e curso pré-vestibular desde 2007, atua nos colégios Anglo Bauru e Anglo Bauru Vestibulares, Esquema Único Bauru, Esquema Único Marília e Criativo.

Tempo de casa: 1 ano e 10 meses

LUIS FABIANO DOS SANTOS BARBOSA


Nome do curso: História

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2010), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004), Lato Sensu em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Pio XI e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Universita Salesiana (2014). Pós-graduado em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela UNINTER (PR).

Tempo de casa: 2 anos e 2 meses

PEDRO HENRIQUE MOTA DE CARVALHO


Nome do curso: História

Titulação: MESTRADO

Qualificação:
Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP na Área de Concentração de Economia Política Internacional, com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba, com iniciação científica financiada pela CAPES (2012.2-2013.1 e 2013.2-2014.1). Pesquisador na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nos temas de propriedade intelectual, desenvolvimento e difusão internacional de normas .

Tempo de casa: 2 anos e 9 meses

RENAN CESAR ALVES


Nome do curso: História

Titulação: GRADUAÇÃO

Qualificação:
Graduado como Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2014), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral nos seguintes temas: teatro e teatro musical. Atuou como professor Teatral na cidade de Curitiba-PR entre os anos de 2012 e 2014. Atualmente é professor e proprietário da Escola Sirius de Teatro em Bauru-SP e docente na Universidade do Sagrado Coração, para o curso de : Teatro (2021 - 2023) Promove as disciplinas eletivas: "Oratória e comunicação" e "Jogos corporativos para educação empresarial" abrangendo alunos de: jornalismo, administração, engenharia civil, engenharia da produção, ciências contábeis, relações internacionais, publicidade e propaganda e arquitetura e urbanismo.

Tempo de casa: 3 anos e 9 meses

Roger Marcelo Martins Gomes


Nome do curso: História

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Tempo de casa: 1 ano e 9 meses

Data da última atualização: 03/11/2021.*informações sujeitas a alterações

QUEM VIU ESTE CURSO, TAMBÉM VIU:

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro