Facebook Pixel Fallback

Mente em Dia

A pandemia do Coronavírus e a saúde mental

A humanidade está enfrentando na atualidade a pandemia do novo Coronavírus e, no Brasil, o surgimento de novos casos, a declaração de emergência de diversos estados e cidades, os riscos de contaminação, a necessidade de isolamento social e a incerteza do momento causam pressão psicológica na população, além de poder agravar ou causar transtornos mentais.

VOCÊ SABIA que existe uma área da Psicologia para atuar com essa temática, especificamente voltada para atenção ao ser humano em situações de crise?

É a "Psicologia de Emergência e Desastres".

Mas, na prática o que podemos fazer para lidar com este momento?

1 – Seja empático: Se coloque no lugar do outro, busque compreender e acolher os que estão sendo afetados pelo Coronavírus em qualquer país, pois todos precisam de gentileza e apoio;

2 – Reduza o contato com notícias que causem ansiedade ou estresse: Busque sem excessos informações divulgadas através de órgãos oficiais internacionais ou nacionais e veículos de comunicação fidedignos, evitando notícias falsas que podem ser disseminadas através das redes sociais digitais;

3 – Utilize a tecnologia a seu favor: Aproveite para entrar em contato com seus familiares, amigos e pessoas que não tem contato a um tempo e compartilhe suas conquistas e novidades;

4 – Compartilhe notícias positivas: Que tal divulgar as notícias sobre os pacientes já curados, os países que já saíram do estado de emergência ou até mesmo notícias positivas sobre outros temas?

5 – Crie momentos de lazer: Sabe aquele livro empoeirado em cima da estante? Ou aquela lista de filmes e séries que você não teve tempo de assistir? Chegou a hora de colocar tudo em dia!

6 – Faça uma faxina: Separe as peças de roupas e calçados que não usa mais para doação e organize os ambientes da sua casa, dessa forma você ocupa seu tempo e pode ajudar outras pessoas;

7 – Se aventure em um novo passatempo: Já pensou em desenhar, colorir, bordar, customizar roupas, fazer novas receitas?

8 – Mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios: Uma alimentação saudável e a prática de exercícios (até mesmo em casa) proporciona a melhora da capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral;

9 – Crie uma rotina: Não é porque você está em casa que não terá atividades programadas! Inicie sua semana ou seu dia estabelecendo atividades a serem realizadas, planeje o tempo de lazer, o de trabalho, os momentos em família e até mesmo a exposição às notícias;

10 – Cultive sentimentos de esperança, confiança e otimismo: Podemos e devemos ser positivos, pois essas situações de crise, costumam ter um momento de ápice, algo que estamos vivenciando agora. Entretanto, é importante considerar que elas costumam ser passageiras e que vão reduzir em determinado momento, voltando a normalidade. Então, é importante manter a calma e tentar prevenir os danos, seguindo as recomendações oficiais para que, posteriormente, possamos retornar as atividades normais.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) em atenção a este cenário preparou um guia com cuidados para a saúde mental e você pode acessá-lo na íntegra, clicando no botão abaixo:


Está vivenciando sensações de incerteza, sintomas de ansiedade, sentimento frequente de medo, está sobrecarregado, deprimido, sem esperança ou pensando em fazer algo ruim para si mesmo?

Identifique sua rede de apoio, desabafe e compartilhe seus sentimentos com amigos e familiares e não hesite em buscar orientações e suporte para lidar com a situação vivenciada através dos serviços de profissionais que oferecem auxílio remoto, como é o caso do atendimento on-line realizado por psicólogos.

Atualmente, o Conselho Federal de Psicologia tem uma regulamentação específica dessa modalidade de atendimento, o que pode ser uma ferramenta útil para a diminuição de circulação das pessoas e, também, para aquelas que estão em situação de isolamento.

Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) também pode auxiliar neste sentido, pois realiza apoio emocional 24 horas por dia gratuitamente através do número 188.

Websérie MENTE EM DIA

Estamos lançando 8 vídeos sobre SAÚDE MENTAL.

Episódio 1
Organização da Agenda
Episódio 2
Empatia
Episódio 3
Desenvolvimento Psicológico
Episódio 4
Estresse e Resiliência

Episódio 5
Organização


Episódio 6
Meditação

Episódio 7
Uso das Tecnologias

Episódio 8
Home Office

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro