Facebook Pixel Fallback

Anais - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS

ISSN 2446-8916

EDIÇÃO: v.1 2015

O Simpósio Internacional de Linguagens Educativas propõe, por meio de um diálogo interdisciplinar, reflexões a respeito da formação dos indivíduos e dos processos educativos contemporâneos. Da antiguidade aos dias atuais, é possível identificar que a educação, escolar ou não, se constitui a partir de valores, anseios e perspectivas formulados em seu contexto histórico-social de produção. Com o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais, tornam-se imprescindíveis discussões sobre as Práticas, Tecnologia e Inovaçãoque envolvem a atividade educativa, entendida, aqui, desde a educação escolar até os processos educativos em ambientes não-formais.

Em sua quinta edição, o Simpósio Internacional de Linguagens Educativas almeja congregar especialistas, docentes, discentes, pesquisadores e profissionais em geral, de diversas áreas do conhecimento, constituindo-se num espaço para discussão e reflexão sobre as questões relacionadas à s práticas de ensino, tecnologias e inovação, bem como a respeito dos desdobramentos que a atividade educativa envolve.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Simpósio Internacional de Linguagens Educativas é fomentar e socializar conhecimentos sobre a temática Linguagens Educativas: práticas, tecnologia e inovação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Possibilitar, a partir dos eixos temáticos, reflexões sobre a educação, entendidas, aqui, desde a educação básica até o ensino superior, assim como os processos educativos em ambientes não-formais.
  • Promover um espaço de formação para professores, estudantes de graduação, pós-graduação e de participantes em geral.

EIXOS TEMÁTICOS PROPOSTOS:

  • Eixo 1 :" Práticas educativas, comunicação e tecnologia
    Análise das diferentes mídias e seus processos nas práticas educativas vigentes na sociedade do século XXI nos campos comunicacional, educacional, organizacional e tecnológico.
  • Eixo 2 :" Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas
    As políticas educacionais e suas influências no contexto educacional. Estudos e pesquisas sobre os processos envolvidos na formação (inicial e continuada) de professores inseridos em práticas educativas, de caráter formal e informal.
  • Eixo 3 :" Linguagem e literaturas nos processos educativo
    Estudos sobre linguagem, práticas educativas e seu viés tecnológico no ensino de língua e literaturas.
  • Eixo 4 :" O Ensino das artes: ações e perspectivas nas diferentes linguagens artísticas
    Metodologias, ações, políticas públicas, espaços e tendências de inovação nas diferentes linguagens artísticas.
  • Eixo 5 :" Ambientes educativos e sociedade
    Situações e propostas abrangendo ambientes educativos que relatem ou proponham processo de interação com a sociedade.
  • Eixo 6 :" Memória, cultura e poder
    Estudo das manifestações culturais e de poder nas relações sociais, com ênfase em sexualidade e gênero, analisadas na construção de suas memórias (escritas ou patrimoniais) e nas práticas educativas.
  • Eixo 7:" Educação e psicologia
    Aspectos psicoeducacionais envolvidos nos processos educativos com ênfase nas relações entre desenvolvimento e aprendizagem.

Os debates desenvolver-se-ão por meio de atividades variadas como conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações orais e em pôsteres, com a participação de especialistas, docentes, discentes, pesquisadores e profissionais em geral de diferentes áreas do conhecimento e de diversas partes do país e do exterior.

CORPO EDITORIAL

  • M.ª Cinthia Maria Ramazzini Remaeh
  • Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa
  • Dr. Rinaldo Correr
  • Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto
  • Dra. Sonia Aparecida Cabestré
  • Dra. Rosa Maria Tolon Marin
  • M.ª Andréia Melanda Chirinéa

Normas para publicação

Orientações para apresentações de trabalhos Clique Aqui
Normas para inscrições de trabalhos Clique Aqui
Normas gerais para confecção de pôsteres Clique Aqui

TRABALHOS APRESENTADOS

Comunicação Oral

A COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADAS: UMA ANÁLISE COM FOCO NA LITERACIA PARA AS MÃDIAS.
PRESTES, J. M.

A EAD E SEUS MODELOS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP DE BAURU.
TEZANI, T. C. R.

A ERA DA MEDIATIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.
MORAES, E. C. G.; SOARES, M. C.

A IGREJA CATÓLICA EM RED: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DAS REDES SOCIAIS DE DIOCESES E PARÓQUIAS LOCALIZADAS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO.
SILVA, I. G.

A INDUÌSTRIA CULTURAL E A ARTE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE.
MARCELINO, A. B. B.; MARCELINO, E.

A INTERNET, UM POSSÍVEL ESPAÇO MIDIÁTICO?
BRUMATI, V. P.

A NOVA RELAÇÃO COM O SABER: EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA, SEGUNDO PIERRE LEVY
MARTINS, W. A. M.; CONCEIÇÃO, F. B.; JOVINO, D. P.

AS NARRATIVAS TRANSMÃDIAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE ENSINO MÉDIO.
MORGADO, E. M.; JUNIOR, J. A. G.

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ENSINAR NA ERA DO CONHECIMENTO.
CARAM, N. R.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES :" UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE ADMINISTRADORES E RELAÇÕES PÚBLICAS.
TRINDADE, A. C.; RODAS, K. C.; DIAS, L. I.; CABESTRÉ, S. A.

CURRÃCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÃLOGO NECESSÃRIO PARA A ESCOLA ATUAL.
LÃZARO, A. C.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R.

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PERGUNTA E RESPOSTA BASEADO EM CORPUS.
ARRIGO, A. J. S.; SILVA, E. G.; PACHIONI, H. M.; SILVA, P. P.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MIDIÃTICA.
COSTA, M. C. B.; PEREZ, M. C. A.

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE COMÉRCIO DIGITAL PARA CRIANÇAS.
ROCHA, L.; BRUMATI, V.

ESTUDOS DE RECEPÇÃO DE PEÇAS RADIOFÓNICAS PELO PÚBLICO INFANTIL DE SEIS A DEZ ANOS.
SILVA, A. L. M.; BOCHENBUZO, D. P.

INFOPOP: USO DE PODCASTS NA COMUNICAÇÃO INTERNA DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS.
ROSA, B. N.

INTEGRAÇÃO ENTRE JORNALISMO E LITERATURA: PROJETO LITERAMIX.
PEREIRA, J. O.; SANTANA, P. A. C.; MORAES, T. S.

JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: APROPRIAÇÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL.
ALMEIDA, L. L.; FREITAS, L. S.

O ACADÚMICO USC E A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO :" UM ESTUDO AVALIANDO A BUSCA DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE NA INTERNET.
MIRANDA, J. V. S.; LUCAS, J. L.; ANDRADE, K. S.; VIEIRA, M. G. S. M.; CABESTRÉ, S. A.

O ADVENTO DAS MÃDIAS SOCIAIS DIGITAIS E O MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS.
ALCÂNTARA, J. C.; COELHO, R. C.; CABESTRÉ, S. A.

O DESAFIO DA INTERAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURSO ON-LINE DA EVESP E NOS PRESENCIAIS CEL E EARLY BIRD.
SILVA, S. R.; MAGNONI, A. F.

O MODELO DE FINANCIAMENTO COLETIVO CROWDFUNDING E AS SUAS POSSIBILIDADES DE SUSTENTABILIDADE PARA A PESQUISA CIENTÍFICA.
ANDRADE, S. S.; CARVALHO, J. M.

O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS ESTRATÉGICAS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS.
FRIZZI, F. N.; CABESTRÉ, S. A.

O PAPEL EDUCATIVO DO GESTOR DE COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES.
LELIS, M. F.; PROCÓPIO, F. S.

O USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO EDUCACIONAL.
CASTILHO, M. A.; BASSO, I.; OLIVEIRA, A.

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS REALIZADA PELA CGI.br.
PRISCILLA APARECIDA SANTANA BITTENCOURT.

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DIFERENCIAL NO PROCESSO ENSINO :" APRENDIZAGEM.
SANTOS, F. A. M.; COUTO, M. A.

PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL APLICADA A DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO E SMARTPHONES ANDROID.
AFONSO, R. P.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.; MARTINS, H. P.

O PAPEL DO PODER PÚBLICO, DA MÍDIA E DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO CULTURAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS.
MANZATO, C. C.; MUNHOZ, F. G.; BALDUÃNO, M. C.; CABESTRÉ, S. A.

PÚBLICO INTERNO E CRISES ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO ABORDANDO A INCIDÊNCIA DE DEMISSÕES MOTIVADAS PELO USO INADEQUADO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS.
SANTOS, P. S. A.; CABESTRÉ, S. A.

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DESIGN DE INTERFACES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
ALBINO, J. P.; MAGNONI, M. G. M.; BITTENCOURT, P. A. G.; SBROGIO, R. O.

RELAÇÕES PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO "RP COMUNICA" DA USC.
ROSSI, J. C.

REPRESENTATIVIDADE NAS VINHETAS DA COPA DO MUNDO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA INTERPRETAÇÃO DE FILMES PUBLICITÃRIOS.
MARCONDES, N. B.

REVISTAS DIGITAIS EDUCATIVAS PARA TABLET: POSSIBILIDADE DE ENRIQUECIMENTO AUDIOVISUAL DA REVISTA NOVA ESCOLA.
BELDA, F. R.; BRESSAN, D. L.; LIMA, F. S.; DURIGAN, G.

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA.
CASTRO, A. L.

A INCLUSÃO ESCOLAR E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA.
ROSA, E. A. C.; BARALDI, I. M.

A INSERÇÃO DE JOGOS E TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
MACHADO, M. S.; RODRIGUES, I.; MELLO, M. M. N; OLIVEIRA, A.

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
CONCEIÇÃO, A. H. L.; CAMARGO, C. T.; JÚNIOR, M. B. M.; MELLO, M. M. N.; OLIVEIRA, A.

ALGUMAS PERCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BAIXO ARAGUAIA.
MOREIRA, W. B.; BARALDI, I. M.

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE EM PERSPECTIVA COM O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO.
RIOS, C. R.; REMAEH, C. M. R.

COMUNICAÇÃO EM JOGO: A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E AS ATIVIDADES LÚDICAS.
VERAS, T. S. F.; PORÉM, M. E.

CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
TENOR, A. C.

CULTURA NA CUCA: AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO-CULTURAL.
COSTA, M. C. B.; JORQUEIRA, V. S.; BEGO, A. M.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA EM UMA FACULDADE MUNICIPAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PINTO, E. A. T.

EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO: A PROVA OPERATÓRIA :" OFICINA APRESENTADA NO PROJETO RONDON 2015.
GOMES, R. M. M.; ALQUATI, E. P.; GOUVEIA, G. K. V.

EMPRESA JÚNIOR COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO TEORIA/PRÁTICA.
ZAMBELO, E. A.; ALMEIDA, D. F.; ALMEIDA, V. S. F.; CORRER, R.; MARTIN, E. J. P.; GARCIA, W. C.

FORMAÇÃO CONTINUADA: A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BAURU/SP.
CASÉRIO, V. M. R.; FANTIN, F. C. B.; JUNIOR, W. A.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU: ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA :" INGLÊS.
BERTIZOLI, J. V. F.; SANTOS, R. R. S.; ZALAF, Y. A. M. R.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS.
OLIVEIRA, A. P.; MENCIA, G. F. M.; CAPELLINI, V. L. M. F.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CAPITAL MATO-GROSSENSE: PRIMEIROS MOVIMENTOS.
BOTH, B. C.; BARALDI, M. I.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ALUNO SURDO USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR: UMA PROPOSTA EM PARCERIA COM O FONOAUDIÓLOGO.
TENOR, A. C.

FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS POSSÍVEIS.
ARANTES, H. A. G.; LEME, L. M. R.

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA: PROBLEMAS E DESAFIOS.
ORESTES, E. C.; PAULO, R. C. F. S; CAMARGO, P. S. A. S.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
CHAVES, A. P.; VASCONCELLOS, M. M. M.

GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROJETO PIBID.
LOURENÇO, L. S.; PAULA, V. P.; ARANTES, H. A. G.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.

HISTÓRIA E ENSINO DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO.
ROMANO, C. G.; CARVALHO, A. L.; MATTANO, I. D.; ANTONIASSI, B.

HORTA SUSPENSA: OS BENEFÍCIOS EDUCACIONAIS E NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS.
SEROTONI, B. H.; COSTA, C. G.

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO(S) EM SALA DE AULA: ALGUNS ASPECTOS QUE PROMOVEM A INTERAÇÃO.
DIAS, A. P.

JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MOLERO, C. S.; SILVA, I. G.; CRISTO, M. H. F.; PAULINO, M. S.; OLIVEIRA, A.; MELLO, M. M. N.

LEGENDA INTRALINGUÍSTICA PARA FINS EDUCATIVOS: UMA FERRAMENTA PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
BERTI, G. B.

LINGUAGEM JORNALÍSTICA: UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM REDE E FORMAÇÃO DO PÚBLICO.
FERREIRA, M. F.

O EMPREGO DA LOUSA DIGITAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE LICENCIATURA E DO ENSINO MÉDIO.
SILVA, F. C.; ALMEIDA, M. F.; PINTO, E. A. T.

O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM GESTO DE LEITURA.
PAREDES, R. C. A.; MANZONI, R. M.

O LETRAMENTO A PARTIR DA ORALIDADE E DO USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
BALMANT, R.; GOBBO, G. R. R.

O OLHAR DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS SOBRE O TRABALHO COM SITUAÇÕES PROBLEMAS EM SALA DE AULA.
FAXINA, J.

O PAPEL DE TUTORES ONLINE NO CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDEFOR: FORMAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO.
MAIA, A. C. B.; REIS-YAMAUTI, V. L.; CAPELINNI, V. L. F.

PROGRESSÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE O REGIME DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORRÚA, K. F. L.; CORRÚA, E. A.

REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÚNCIA NA EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS.
CARAM, N. R.

REFLEXÕES SOBRE O PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
RUSSO, A. C. R.; MACEDO, T. F. O.; FERREIRA, L. A.

UM ESPAÇO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA.
BALDONI, A. C. P.; ANDRADE, P. F.; ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L.

A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DO CONTATO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.
ROSSI, A. F.; SILVÉRIO, C.; CUCO, M. D.; SILVA, M. G.; CARVALHO, T.; GOBBO, G. R. R.

A COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS E OS GÊNEROS DISCURSIVOS NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL.
OLIVEIRA, M. F. M.; MARCHEZAN, R. C.

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.
CONTRERA, N.; BERTI, G. B.

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR.
DIEGOLI, R. C.

ALFABETIZAR E PROMOVER O ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA POR MEIO DE TEXTOS.
PACHECO, D.; VIANA, C.; RIOS, K.; SALVADOR, L.; CREMONEZI, V.; BARALDI, W.; RODRIGUES, G. R

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA).
RIOS, A. S.; FELIPINI, L. M. G.

ANTROPOLOGIA LITERÁRIA: UMA ANÁLISE DO OLHO E DO OLHAR EM "O CORAÇÃO DELATOR" DE EDGAR ALLAN POE.
GIOVANETI, A. G. A.

CULTURA ORAL E ESCRITA: UM ESTUDO RELACIONADO À NECESSIDADE DO TRABALHO COM TEXTOS NAS SALAS DE AULA.
ANTONIO, J. R. S.; GOBBO, G. R. R.

DA LITERATURA AO CINEMA: O TRAJETO DA LINGUAGEM NA RELEITURA CINEMATOGRÃFICA DE "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA", DE JOSÉ SARAMAGO.
SOUZA, V. A.

EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NAS AULAS DE LITERATURA: TRABALHO COM ALUNOS DE LETRAS DA USC.
CERIGATTO, M. P.

LIMITADORES NA PRÁTICA DA TRADUÇÃO PARA LEGENDAGEM: UMA ANÁLISE DE LEGENDAS DA SÉRIE NORTE AMERICANA "GILMORE GIRLS".
FELIPINI, L. M. G; MANCOZZO, G. J.

METALINGUAGEM, INTERTEXTUALIDADE E CONSCIÚNCIA POÉTICA NA OBRA DE MARIO QUINTANA.
BOMBINI, R. F. R.

O "ANIMA A DOR" :AS IMAGENS DO INCONSCIENTE ENTRE A PSICOLOGIA E A ARTE :" O TRABALHO DE ALMIR DA SILVA MAVIGNIER NO HOSPITAL ENGENHO DE DENTRO-RJ.
GALRÃO, M. C. O. C.; JUNIOR, A. W. R. B.

O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO POR MEIO DA LEITURA DOS GÊNEROS DO DISCURSO NA ESCOLA.
GOBBO, G. R. R.; MILER, STELA.

OS DESAFIOS NO RESTAURO E PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE BAURU-SP.
BARROS, A. W. R.; PAMIO, L. S.

PIBID SUBPROJETO LETRAS-INGLÊS: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO FÁBULA.
BELAM, P. V.; FELIPINI, L. M. G. F.

RECURSOS DE TRADUÇÃO AUDIOVISUAL APLICADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE.
STAMATO, A. B. T.; VILLELA, L. M.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA CRIAÇÃO DE TIRINHAS.
AFONSO, M.

TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL: A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA E DISCURSIVA DE UMA NAÇÃO NO FILME "INVASÃO À CASA BRANCA".
KURODA, M. S. B.; SANTOS, M. M.

TÍTULOS DE LIVROS JUVENIS ESTRANGEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO E MARKETING.
CASTRO, N. A.; CAMILO, M. N.; FELIPINI, L. M. G.

UMA ANÁLISE FILOLÓGICA DO REGIONALISMO CULTURAL CAIPIRA BASEADA EM TÉCNICAS DE TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TEXTUAL NOS HQ`S DO PERSONAGEM CHICO BENTO DE MAURÍCIO DE SOUSA.
BARROS, A. W. R.; SALIMON, A.; GALDINO, J. G. R.

UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DOS ELEMENTOS MÍTICOS DA MORTE NA OBRA DE EDGAR ALLAN POE: O FICTÍCIO E O IMAGINÁRIO NA LITERATURA DE HORROR.
BOTELHO, R.

VÁRIAS VOZES EM RUBEM ALVES :" UM ESTUDO DIALÓGICO DO SER.
GRAVA, M. S.

VOZES DE CAROLINA MARIA DE JESUS: UM OLHAR BAKHTINIANO.
MARTINS, A. R.; SANTOS, M. M.

A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PROJETO PIBID.
OLIVEIRA, S. M. S.; PAULA, V. P.; ARANTES, H. A. G.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.

A PERCEPÇÃO SOBRE O PROCESSO DE RECICLAGEM DOS MORADORES DO BAIRRO JD. CAROLINA EM BAURU :" UM ESTUDO REALIZADO SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS.
SILVA, D. B.; GRAÇAS, F. A.; AGUIAR, G. F.; FERREIRA, T. C.; CABESTRÉ, S. A.

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
ALEXANDRE, M. R.; TEZANI, T. C. R.

A PRÁTICA DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS A PARTIR DA DESCRIÇÃO DE ESTUDOS NACIONAIS.
FUKUDA, E. Y.; ROMERO, L. R.

APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E STORYBOARD COMO METODOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO GAMIFICADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
GRANDE, F. C.; SANTOS, J. F. T. S.; AMÉRICO, M.

COMUNICAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: O PAPEL DA SAA NA VIDA DO PRODUTOR RURAL.
MELO, R. R.; MAGNONI, A. F.

DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA.
PEREZ, M. C. A.

EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA: DO DIÁLOGO À PARTICIPAÇÃO.
FLEURY, L.

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO TRABALHO: IMPLICAÇÕES DA BAIXA ESCOLARIZAÇÃO.
LORENZO, S. M.; OLIVEIRA, A. S.; SILVA, N. R.

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO.
FERRARI, T. T.; FERRARI, T. T.; RUSSO, A. S. G.; OLIVEIRA, M. C. M. D. F.; FREITAS, A. C. B.

MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO MOVIMENTO ESCOTEIRO.
COSTA, I. A.

O ACESSO AOS INSTRUMENTOS CULTURAIS E SOCIAIS PELO CONTATO COM O LIVRO POR MEIO DA BIBLIOTECA MÓVEL-ITINERANTE.
PAIVA, W. R.; GOBBO, G. R. R.; FREITAS, A. A. C. S.

O ALUNO CEGO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
MIRANDA, E. T. J.

OS PROCESSOS DE INSERÇÃO E REFORMULAÇÃO DE TEXTOS PASTORAIS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.

PROGRAMA AGENTE DO BEM: MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NA PREVENÇÃO DA DENGUE.
CAMPOS, S. S. P.

PROPOSTA DE APLICATIVO GAMIFICADO PARA O ENSINO DE DIREÇÃO DEFENSIVA.
GRANDE, F. C.; SANTOS, J. F. T. S.; AMÉRICO, M.

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E SUA ASSOCIAÇÃO COM EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
SIMEÃO, S. F. A. P.; GATTI, M. A. N.; SOARES, E. E. F.; CONTI, M. H. S.; VITTA, A.

TENSÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ENTRE A OBRIGATORIEDADE E A EVASÃO ESCOLAR.
CHIRINÉA, A. M.; SILVA, M. C. V.; SANTOS, L. M.

UMA APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.
BACCIOTTI, A.

VALORIZAÇÃO E RESGATE CULTURAL, UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO RONDON: A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA PERPETUAÇÃO DA CULTURA LOCAL DA CIDADE DE PALMEIRINA-PE
VARELLA, W. N.

A ESCRAVIDÃO NEGRA NO SISTEMA DE ENSINO APOSTILADO APRENDE BRASIL.
CASTRO, L. L. O.

AS RELAÇÕES DE GÊNERO SOCIALMENTE CONSTITUÃDAS E SUA INFLUÊNCIA NAS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA.
GABRIEL, A. A. M.; GOBBO, G. R. R.

AUTOR E IMAGENS NA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE (1967 :" 1970).
GOMES, R. M. M.

SEXUALIDADE ROMANA NO FILME DOCUMENTÁRIO.
VÓROS, V. R.; FEITOSA, L. M. G. C.

CORPO CIBORGUE E IDENTIDADES TRANS: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CORPO NA EXPERIÚNCIA DE MULHERES TRANSEXUAIS.
DUTRA, A. C. M.; JUNIOR, F. M. C.

EM SEVILHA COMO EM BAURU: NECESSIDADE DE UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO CULTURAL MATERIAL/INDUSTRIAL/FERROVIÃRIO.
PALLOTTA, F. P.

GÊNERO E IDADE: ANÁLISE IDEOLÓGICA DE ILUSTRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS.
RIBEIRO, M. S.

IDENTIDADE DA RODOVIÁRIA DE JAÚ E SUA IMPORTÂNCIA URBANA.
MARCHIORI, L. M.; ARRUDA, G. L. R. C.

IRMÃOS ESCOTEIROS? A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO DE MEMBROS HOMOSSEXUAIS NOS GRUPOS ESCOTEIROS BRASILEIROS.
TEMPERINI, C.; VERSTEEG, M.; MACEDO, R. M. S.

O PAPEL DA MEDIA LITERACY NA CAPACITAÇÃO DE JOVENS ELEITORES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA :" UM ESTUDO SOBRE O RECONHECIMENTO DO APELO À MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE CONVENCIMENTO NAS ELEIÇÕES DE 2014.
BIGHETTI, W. V. F.; ANDRELO, R.

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA.
ROSA, F. M. C.; BARALDI, I. M.

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS :" EJA: PRIMEIRAS PERCEPÇÕES.
VOIGT, L. P.; ALMEIDA, M. F.; CAMARGO, P. S. A. S.

A CONSTRUÇÃO ICONOGRÁFICA DA PASSAGEM BÍBLICA :O ENDEMONINHADO GERASENO: DO SÉCULO V AO X.
BOMBINI, R. R.

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO.
LEITE, E. A.; SANCHES, F. C.; ARANTES, H. A. G.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.

A PATERNIDADE E PARENTALIDADE SOB A PERSPECTIVA DOS FILHOS: O QUE VIVE E DIZ O JOVEM UNIVERSITÁRIO SOBRE SEU PAI?
BALAMINUT, V.; MARCHI-COSTA, M. I.

AS RESSONÂNCIAS DO PROJETO PROJOVEM NA EXISTÊNCIA DO ADOLESCENTE.
JUSTINO, G. F.; PICCINO, J. D.; SOUSA, M. M.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL, UM ESTUDO SOBRE
O ESTÍMULO DOS CINCO SENTIDOS NO AMBIENTE DAS LOJAS DE BRINQUEDOS.
NOVAES, N. V.; BRUMATTI, V. P.

CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR.
FREITAS, A. C. B.; ARAGÃO, C. P.

DO PERSUADIR PARA O EDUCAR: O CHOCOLATE BATON E A EVOLUÇÃO DO SEU DISCURSO PUBLICITÁRIO.
PASCOALINI, R. P.; CARAM, N. R.

ERA UMA VEZ :LIPE:: O NASCIMENTO DE UM AMIGO IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
MOREIRA, T. A.

ESTUDO DE CASO SOBRE VIOLAÇÕES DE DIREITOS E VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR EM TRÊS GERAÇÕES.
PEREIRA, M. C.; PERES, M. C. A.

IMAGINAÇÃO E PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO UMA ESCOLA MAIS ÍNTIMA DA INFÂNCIA.
MOREIRA, T. A.; WATANABE, D.; LIMA, J. M.

JOGOS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.
JUNIOR, W. A.

O (RE) DESPERTAR DE NOVAS E/OU CONHECIDAS DISCUSSÕES ACERCA DA INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO.
PEREZ, M. C. A.

O TRABALHO COM VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO UNIVERSO LÚDICO.
ARAGÃO, C. P.

:POR QUE EU SEMPRE ESTRAGO TUDO?: :" ENTRE A IMPULSIVIDADE E A CULPA AMPARADAS PELA ATENÇÃO PSICOLÓGICA.
PEREIRA, E. F. D.; FURIGO, R. C. P. L.

PRODUÇÃO DE MATERIAL LÚDICO NO TRABALHO DE GÊNERO COM A CRIANÇA.
PEREIRA, M. C.; PERES, M. C. A.; ARCARI, C.

SUPERDOTAÇÃO E CRIATIVIDADE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS.
ZAVITOSKI, P.; CAPELLINI, V. L. M. F.

Painel

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE.
TOMAZI, D. R.; TEZANI, T. C. R.

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP.
TEZANI, T. C. R.; ALMEIDA, L.R.

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
PORTES, S. A.; TEZANI, T. C. R.

CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ZANATA, E. M.; COSTA, F. A. S. C.

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO ALGÉBRICA MULTIPLATAFORMA PARA O AUXILIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
CONTI, V. F.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.; ARAÚJO, R. M. L.

MÃDIA-EDUCAÇÃO E BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA ESTUDAR TEMAS CONTROVERSOS NO ENSINO MÉDIO.
CAMPOS, M. A. M.

O BLOG NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÚNCIAS: HORIZONTES E POSSIBILIDADES.
OLIVEIRA, R. F.; TEZANI, T. C. R.

O USO DE MÃDIAS NO ENSINO DE LÃNGUAS.
BARBOSA, F. A. F.

OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO AMBIENTES INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM.
JUNIOR, W. A.

OFICINAS DO GRUPO DE ESTUDOS: UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA USC.
GATTO, E. C.; SILVA, P. P.

OS BLOGS CONSTRUÃDOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO VOLTADA À EDUCAÇÃO BÃSICA.
TEZANI, T. C. R.

:œTELA:EDUCAÇÃO: A ERA DA EDUCAÇÃO EM MULTITELAS.
SBROGIO, R. O.; MAGNONI, M. G. M.

TEO: UM CHATTERBOT PARA TELESSAÚDE.
SILVA, H.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.; SOUZA, L. C.

FORMAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFESSOR DE MÚSICA.
SILVA, J. A. L.; GUEDES, L. R.; CHIARELLI, V. A.; CAMARGO, P. S. A. S.

HINO DE JUBILEU DE PRATA DA FAFIL: REVIVENDO MOMENTOS CULTURAIS DA USC.
SANTOS, L. M. G.; CAVINI, M. P.

PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO ENSINO DE ARTES.
GRANDE, F. C.; SANTOS, J. F. T. S.; AMÉRICO. M.

SUBPROJETO DE MÚSICA DO PIBID/USC: SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL
ALTO, A. S. D.; RAMOS, G. D. M.; ALMEIDA, L. A.; CAVINI, M. P.

EDIÇÕES ANTERIORES

Em Breve.

ENDEREÇO DE CONTATO

UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas 
Telefone: (14) 2107-7000 / 7327 / 7195
www.unisagrado.edu.br  

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro