Em sua quinta edição, o Simpósio Internacional de Linguagens Educativas almeja congregar especialistas, docentes, discentes, pesquisadores e profissionais em geral, de diversas áreas do conhecimento, constituindo-se num espaço para discussão e reflexão sobre as questões relacionadas à s práticas de ensino, tecnologias e inovação, bem como a respeito dos desdobramentos que a atividade educativa envolve.
O objetivo geral do Simpósio Internacional de Linguagens Educativas é fomentar e socializar conhecimentos sobre a temática Linguagens Educativas: práticas, tecnologia e inovação.
Os debates desenvolver-se-ão por meio de atividades variadas como conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações orais e em pôsteres, com a participação de especialistas, docentes, discentes, pesquisadores e profissionais em geral de diferentes áreas do conhecimento e de diversas partes do país e do exterior.
Orientações para apresentações de trabalhos Clique Aqui
Normas para inscrições de trabalhos Clique Aqui
Normas gerais para confecção de pôsteres Clique Aqui
A COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADAS: UMA ANÁLISE COM FOCO NA LITERACIA PARA AS MÃDIAS.
PRESTES, J. M.
A EAD E SEUS MODELOS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP DE BAURU.
TEZANI, T. C. R.
A ERA DA MEDIATIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.
MORAES, E. C. G.; SOARES, M. C.
A INDUÌSTRIA CULTURAL E A ARTE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE.
MARCELINO, A. B. B.; MARCELINO, E.
A INTERNET, UM POSSÍVEL ESPAÇO MIDIÁTICO?
BRUMATI, V. P.
A NOVA RELAÇÃO COM O SABER: EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA, SEGUNDO PIERRE LEVY
MARTINS, W. A. M.; CONCEIÇÃO, F. B.; JOVINO, D. P.
AS NARRATIVAS TRANSMÃDIAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE ENSINO MÉDIO.
MORGADO, E. M.; JUNIOR, J. A. G.
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ENSINAR NA ERA DO CONHECIMENTO.
CARAM, N. R.
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES :" UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE ADMINISTRADORES E RELAÇÕES PÚBLICAS.
TRINDADE, A. C.; RODAS, K. C.; DIAS, L. I.; CABESTRÉ, S. A.
CURRÃCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÃLOGO NECESSÃRIO PARA A ESCOLA ATUAL.
LÃZARO, A. C.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R.
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PERGUNTA E RESPOSTA BASEADO EM CORPUS.
ARRIGO, A. J. S.; SILVA, E. G.; PACHIONI, H. M.; SILVA, P. P.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MIDIÃTICA.
COSTA, M. C. B.; PEREZ, M. C. A.
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE COMÉRCIO DIGITAL PARA CRIANÇAS.
ROCHA, L.; BRUMATI, V.
ESTUDOS DE RECEPÇÃO DE PEÇAS RADIOFÓNICAS PELO PÚBLICO INFANTIL DE SEIS A DEZ ANOS.
SILVA, A. L. M.; BOCHENBUZO, D. P.
INFOPOP: USO DE PODCASTS NA COMUNICAÇÃO INTERNA DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS.
ROSA, B. N.
INTEGRAÇÃO ENTRE JORNALISMO E LITERATURA: PROJETO LITERAMIX.
PEREIRA, J. O.; SANTANA, P. A. C.; MORAES, T. S.
JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: APROPRIAÇÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL.
ALMEIDA, L. L.; FREITAS, L. S.
O ACADÚMICO USC E A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO :" UM ESTUDO AVALIANDO A BUSCA DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE NA INTERNET.
MIRANDA, J. V. S.; LUCAS, J. L.; ANDRADE, K. S.; VIEIRA, M. G. S. M.; CABESTRÉ, S. A.
O ADVENTO DAS MÃDIAS SOCIAIS DIGITAIS E O MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS.
ALCÂNTARA, J. C.; COELHO, R. C.; CABESTRÉ, S. A.
O DESAFIO DA INTERAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURSO ON-LINE DA EVESP E NOS PRESENCIAIS CEL E EARLY BIRD.
SILVA, S. R.; MAGNONI, A. F.
O MODELO DE FINANCIAMENTO COLETIVO CROWDFUNDING E AS SUAS POSSIBILIDADES DE SUSTENTABILIDADE PARA A PESQUISA CIENTÍFICA.
ANDRADE, S. S.; CARVALHO, J. M.
O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS ESTRATÉGICAS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS.
FRIZZI, F. N.; CABESTRÉ, S. A.
O PAPEL EDUCATIVO DO GESTOR DE COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES.
LELIS, M. F.; PROCÓPIO, F. S.
O USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO EDUCACIONAL.
CASTILHO, M. A.; BASSO, I.; OLIVEIRA, A.
O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS REALIZADA PELA CGI.br.
PRISCILLA APARECIDA SANTANA BITTENCOURT.
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DIFERENCIAL NO PROCESSO ENSINO :" APRENDIZAGEM.
SANTOS, F. A. M.; COUTO, M. A.
PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL APLICADA A DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO E SMARTPHONES ANDROID.
AFONSO, R. P.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.; MARTINS, H. P.
O PAPEL DO PODER PÚBLICO, DA MÍDIA E DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO CULTURAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS.
MANZATO, C. C.; MUNHOZ, F. G.; BALDUÃNO, M. C.; CABESTRÉ, S. A.
PÚBLICO INTERNO E CRISES ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO ABORDANDO A INCIDÊNCIA DE DEMISSÕES MOTIVADAS PELO USO INADEQUADO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS.
SANTOS, P. S. A.; CABESTRÉ, S. A.
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DESIGN DE INTERFACES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
ALBINO, J. P.; MAGNONI, M. G. M.; BITTENCOURT, P. A. G.; SBROGIO, R. O.
RELAÇÕES PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO "RP COMUNICA" DA USC.
ROSSI, J. C.
REPRESENTATIVIDADE NAS VINHETAS DA COPA DO MUNDO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA INTERPRETAÇÃO DE FILMES PUBLICITÃRIOS.
MARCONDES, N. B.
REVISTAS DIGITAIS EDUCATIVAS PARA TABLET: POSSIBILIDADE DE ENRIQUECIMENTO AUDIOVISUAL DA REVISTA NOVA ESCOLA.
BELDA, F. R.; BRESSAN, D. L.; LIMA, F. S.; DURIGAN, G.
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA.
CASTRO, A. L.
A INCLUSÃO ESCOLAR E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA.
ROSA, E. A. C.; BARALDI, I. M.
A INSERÇÃO DE JOGOS E TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
MACHADO, M. S.; RODRIGUES, I.; MELLO, M. M. N; OLIVEIRA, A.
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
CONCEIÇÃO, A. H. L.; CAMARGO, C. T.; JÚNIOR, M. B. M.; MELLO, M. M. N.; OLIVEIRA, A.
ALGUMAS PERCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BAIXO ARAGUAIA.
MOREIRA, W. B.; BARALDI, I. M.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE EM PERSPECTIVA COM O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO.
RIOS, C. R.; REMAEH, C. M. R.
COMUNICAÇÃO EM JOGO: A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E AS ATIVIDADES LÚDICAS.
VERAS, T. S. F.; PORÉM, M. E.
CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
TENOR, A. C.
CULTURA NA CUCA: AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO-CULTURAL.
COSTA, M. C. B.; JORQUEIRA, V. S.; BEGO, A. M.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA EM UMA FACULDADE MUNICIPAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PINTO, E. A. T.
EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO: A PROVA OPERATÓRIA :" OFICINA APRESENTADA NO PROJETO RONDON 2015.
GOMES, R. M. M.; ALQUATI, E. P.; GOUVEIA, G. K. V.
EMPRESA JÚNIOR COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO TEORIA/PRÁTICA.
ZAMBELO, E. A.; ALMEIDA, D. F.; ALMEIDA, V. S. F.; CORRER, R.; MARTIN, E. J. P.; GARCIA, W. C.
FORMAÇÃO CONTINUADA: A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BAURU/SP.
CASÉRIO, V. M. R.; FANTIN, F. C. B.; JUNIOR, W. A.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BAURU: ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA :" INGLÊS.
BERTIZOLI, J. V. F.; SANTOS, R. R. S.; ZALAF, Y. A. M. R.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS.
OLIVEIRA, A. P.; MENCIA, G. F. M.; CAPELLINI, V. L. M. F.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CAPITAL MATO-GROSSENSE: PRIMEIROS MOVIMENTOS.
BOTH, B. C.; BARALDI, M. I.
FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS POSSÍVEIS.
ARANTES, H. A. G.; LEME, L. M. R.
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA: PROBLEMAS E DESAFIOS.
ORESTES, E. C.; PAULO, R. C. F. S; CAMARGO, P. S. A. S.
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
CHAVES, A. P.; VASCONCELLOS, M. M. M.
GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROJETO PIBID.
LOURENÇO, L. S.; PAULA, V. P.; ARANTES, H. A. G.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.
HISTÓRIA E ENSINO DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO.
ROMANO, C. G.; CARVALHO, A. L.; MATTANO, I. D.; ANTONIASSI, B.
HORTA SUSPENSA: OS BENEFÍCIOS EDUCACIONAIS E NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS.
SEROTONI, B. H.; COSTA, C. G.
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO(S) EM SALA DE AULA: ALGUNS ASPECTOS QUE PROMOVEM A INTERAÇÃO.
DIAS, A. P.
JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MOLERO, C. S.; SILVA, I. G.; CRISTO, M. H. F.; PAULINO, M. S.; OLIVEIRA, A.; MELLO, M. M. N.
LINGUAGEM JORNALÍSTICA: UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM REDE E FORMAÇÃO DO PÚBLICO.
FERREIRA, M. F.
O EMPREGO DA LOUSA DIGITAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE LICENCIATURA E DO ENSINO MÉDIO.
SILVA, F. C.; ALMEIDA, M. F.; PINTO, E. A. T.
O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM GESTO DE LEITURA.
PAREDES, R. C. A.; MANZONI, R. M.
O LETRAMENTO A PARTIR DA ORALIDADE E DO USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
BALMANT, R.; GOBBO, G. R. R.
O OLHAR DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS SOBRE O TRABALHO COM SITUAÇÕES PROBLEMAS EM SALA DE AULA.
FAXINA, J.
O PAPEL DE TUTORES ONLINE NO CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDEFOR: FORMAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO.
MAIA, A. C. B.; REIS-YAMAUTI, V. L.; CAPELINNI, V. L. F.
PROGRESSÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE O REGIME DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORRÚA, K. F. L.; CORRÚA, E. A.
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÚNCIA NA EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS.
CARAM, N. R.
REFLEXÕES SOBRE O PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
RUSSO, A. C. R.; MACEDO, T. F. O.; FERREIRA, L. A.
UM ESPAÇO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA.
BALDONI, A. C. P.; ANDRADE, P. F.; ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L.
A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DO CONTATO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.
ROSSI, A. F.; SILVÉRIO, C.; CUCO, M. D.; SILVA, M. G.; CARVALHO, T.; GOBBO, G. R. R.
A COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS E OS GÊNEROS DISCURSIVOS NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL.
OLIVEIRA, M. F. M.; MARCHEZAN, R. C.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.
CONTRERA, N.; BERTI, G. B.
A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR.
DIEGOLI, R. C.
ALFABETIZAR E PROMOVER O ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA POR MEIO DE TEXTOS.
PACHECO, D.; VIANA, C.; RIOS, K.; SALVADOR, L.; CREMONEZI, V.; BARALDI, W.; RODRIGUES, G. R
ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA).
RIOS, A. S.; FELIPINI, L. M. G.
ANTROPOLOGIA LITERÁRIA: UMA ANÁLISE DO OLHO E DO OLHAR EM "O CORAÇÃO DELATOR" DE EDGAR ALLAN POE.
GIOVANETI, A. G. A.
CULTURA ORAL E ESCRITA: UM ESTUDO RELACIONADO À NECESSIDADE DO TRABALHO COM TEXTOS NAS SALAS DE AULA.
ANTONIO, J. R. S.; GOBBO, G. R. R.
EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NAS AULAS DE LITERATURA: TRABALHO COM ALUNOS DE LETRAS DA USC.
CERIGATTO, M. P.
LIMITADORES NA PRÁTICA DA TRADUÇÃO PARA LEGENDAGEM: UMA ANÁLISE DE LEGENDAS DA SÉRIE NORTE AMERICANA "GILMORE GIRLS".
FELIPINI, L. M. G; MANCOZZO, G. J.
METALINGUAGEM, INTERTEXTUALIDADE E CONSCIÚNCIA POÉTICA NA OBRA DE MARIO QUINTANA.
BOMBINI, R. F. R.
O "ANIMA A DOR" :AS IMAGENS DO INCONSCIENTE ENTRE A PSICOLOGIA E A ARTE :" O TRABALHO DE ALMIR DA SILVA MAVIGNIER NO HOSPITAL ENGENHO DE DENTRO-RJ.
GALRÃO, M. C. O. C.; JUNIOR, A. W. R. B.
O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO POR MEIO DA LEITURA DOS GÊNEROS DO DISCURSO NA ESCOLA.
GOBBO, G. R. R.; MILER, STELA.
OS DESAFIOS NO RESTAURO E PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE BAURU-SP.
BARROS, A. W. R.; PAMIO, L. S.
PIBID SUBPROJETO LETRAS-INGLÊS: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO FÁBULA.
BELAM, P. V.; FELIPINI, L. M. G. F.
RECURSOS DE TRADUÇÃO AUDIOVISUAL APLICADOS À ÁREA DE EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE.
STAMATO, A. B. T.; VILLELA, L. M.
TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL: A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA E DISCURSIVA DE UMA NAÇÃO NO FILME "INVASÃO À CASA BRANCA".
KURODA, M. S. B.; SANTOS, M. M.
TÍTULOS DE LIVROS JUVENIS ESTRANGEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO E MARKETING.
CASTRO, N. A.; CAMILO, M. N.; FELIPINI, L. M. G.
UMA ANÁLISE FILOLÓGICA DO REGIONALISMO CULTURAL CAIPIRA BASEADA EM TÉCNICAS DE TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TEXTUAL NOS HQ`S DO PERSONAGEM CHICO BENTO DE MAURÍCIO DE SOUSA.
BARROS, A. W. R.; SALIMON, A.; GALDINO, J. G. R.
VÁRIAS VOZES EM RUBEM ALVES :" UM ESTUDO DIALÓGICO DO SER.
GRAVA, M. S.
VOZES DE CAROLINA MARIA DE JESUS: UM OLHAR BAKHTINIANO.
MARTINS, A. R.; SANTOS, M. M.
A FOTOGRAFIA COMO TESTEMUNHO MATERIAL DAS REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA AULA DE ARTE.
SOBRINHO, L. R.
A MUSICOLOGIA E SUA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM OUTROS SABERES.
VIRMOND, M. C. L.; RIBEIRO, L. D.; TOLÓN, R. M.
APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA.
GIORGETTI, L. R. M.
AVALIAÇÃO COMPARATIVA EM EDUCAÇÃO E MÚSICA ENTRE CRIANÇAS PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO E CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO.
OLIVEIRA, F. S.; CHACON, M. C. M.
O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL.
RIBEIRO, R. S.
OS INSTRUMENTOS MUSICAIS E SEUS NAIPES NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: UM ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO.
MISQUIATTI, M. R. B.; GOBBO, G. R. R.
UM ESPETÁCULO DE DANÇA COMO MEDIADOR SEMIÓTICO NA AULA DE ARTE.
RODRIGUES, M. F. G.; SOBRINHO, L. R.
A PERCEPÇÃO SOBRE O PROCESSO DE RECICLAGEM DOS MORADORES DO BAIRRO JD. CAROLINA EM BAURU :" UM ESTUDO REALIZADO SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS.
SILVA, D. B.; GRAÇAS, F. A.; AGUIAR, G. F.; FERREIRA, T. C.; CABESTRÉ, S. A.
A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
ALEXANDRE, M. R.; TEZANI, T. C. R.
A PRÁTICA DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS A PARTIR DA DESCRIÇÃO DE ESTUDOS NACIONAIS.
FUKUDA, E. Y.; ROMERO, L. R.
APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E STORYBOARD COMO METODOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO GAMIFICADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
GRANDE, F. C.; SANTOS, J. F. T. S.; AMÉRICO, M.
COMUNICAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: O PAPEL DA SAA NA VIDA DO PRODUTOR RURAL.
MELO, R. R.; MAGNONI, A. F.
DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA.
PEREZ, M. C. A.
EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA: DO DIÁLOGO À PARTICIPAÇÃO.
FLEURY, L.
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO TRABALHO: IMPLICAÇÕES DA BAIXA ESCOLARIZAÇÃO.
LORENZO, S. M.; OLIVEIRA, A. S.; SILVA, N. R.
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO.
FERRARI, T. T.; FERRARI, T. T.; RUSSO, A. S. G.; OLIVEIRA, M. C. M. D. F.; FREITAS, A. C. B.
MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO MOVIMENTO ESCOTEIRO.
COSTA, I. A.
O ACESSO AOS INSTRUMENTOS CULTURAIS E SOCIAIS PELO CONTATO COM O LIVRO POR MEIO DA BIBLIOTECA MÓVEL-ITINERANTE.
PAIVA, W. R.; GOBBO, G. R. R.; FREITAS, A. A. C. S.
O ALUNO CEGO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
MIRANDA, E. T. J.
OS PROCESSOS DE INSERÇÃO E REFORMULAÇÃO DE TEXTOS PASTORAIS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.
PROGRAMA AGENTE DO BEM: MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NA PREVENÇÃO DA DENGUE.
CAMPOS, S. S. P.
PROPOSTA DE APLICATIVO GAMIFICADO PARA O ENSINO DE DIREÇÃO DEFENSIVA.
GRANDE, F. C.; SANTOS, J. F. T. S.; AMÉRICO, M.
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E SUA ASSOCIAÇÃO COM EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
SIMEÃO, S. F. A. P.; GATTI, M. A. N.; SOARES, E. E. F.; CONTI, M. H. S.; VITTA, A.
TENSÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ENTRE A OBRIGATORIEDADE E A EVASÃO ESCOLAR.
CHIRINÉA, A. M.; SILVA, M. C. V.; SANTOS, L. M.
UMA APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.
BACCIOTTI, A.
AS RELAÇÕES DE GÊNERO SOCIALMENTE CONSTITUÃDAS E SUA INFLUÊNCIA NAS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA.
GABRIEL, A. A. M.; GOBBO, G. R. R.
AUTOR E IMAGENS NA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE (1967 :" 1970).
GOMES, R. M. M.
SEXUALIDADE ROMANA NO FILME DOCUMENTÁRIO.
VÓROS, V. R.; FEITOSA, L. M. G. C.
CORPO CIBORGUE E IDENTIDADES TRANS: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CORPO NA EXPERIÚNCIA DE MULHERES TRANSEXUAIS.
DUTRA, A. C. M.; JUNIOR, F. M. C.
GÊNERO E IDADE: ANÁLISE IDEOLÓGICA DE ILUSTRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS.
RIBEIRO, M. S.
IDENTIDADE DA RODOVIÁRIA DE JAÚ E SUA IMPORTÂNCIA URBANA.
MARCHIORI, L. M.; ARRUDA, G. L. R. C.
IRMÃOS ESCOTEIROS? A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO DE MEMBROS HOMOSSEXUAIS NOS GRUPOS ESCOTEIROS BRASILEIROS.
TEMPERINI, C.; VERSTEEG, M.; MACEDO, R. M. S.
O PAPEL DA MEDIA LITERACY NA CAPACITAÇÃO DE JOVENS ELEITORES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA :" UM ESTUDO SOBRE O RECONHECIMENTO DO APELO À MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE CONVENCIMENTO NAS ELEIÇÕES DE 2014.
BIGHETTI, W. V. F.; ANDRELO, R.
OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA.
ROSA, F. M. C.; BARALDI, I. M.
RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS :" EJA: PRIMEIRAS PERCEPÇÕES.
VOIGT, L. P.; ALMEIDA, M. F.; CAMARGO, P. S. A. S.
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO.
LEITE, E. A.; SANCHES, F. C.; ARANTES, H. A. G.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.
A PATERNIDADE E PARENTALIDADE SOB A PERSPECTIVA DOS FILHOS: O QUE VIVE E DIZ O JOVEM UNIVERSITÁRIO SOBRE SEU PAI?
BALAMINUT, V.; MARCHI-COSTA, M. I.
AS RESSONÂNCIAS DO PROJETO PROJOVEM NA EXISTÊNCIA DO ADOLESCENTE.
JUSTINO, G. F.; PICCINO, J. D.; SOUSA, M. M.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL, UM ESTUDO SOBRE
O ESTÍMULO DOS CINCO SENTIDOS NO AMBIENTE DAS LOJAS DE BRINQUEDOS.
NOVAES, N. V.; BRUMATTI, V. P.
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR.
FREITAS, A. C. B.; ARAGÃO, C. P.
DO PERSUADIR PARA O EDUCAR: O CHOCOLATE BATON E A EVOLUÇÃO DO SEU DISCURSO PUBLICITÁRIO.
PASCOALINI, R. P.; CARAM, N. R.
ERA UMA VEZ :LIPE:: O NASCIMENTO DE UM AMIGO IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
MOREIRA, T. A.
ESTUDO DE CASO SOBRE VIOLAÇÕES DE DIREITOS E VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR EM TRÊS GERAÇÕES.
PEREIRA, M. C.; PERES, M. C. A.
IMAGINAÇÃO E PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO UMA ESCOLA MAIS ÍNTIMA DA INFÂNCIA.
MOREIRA, T. A.; WATANABE, D.; LIMA, J. M.
JOGOS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.
JUNIOR, W. A.
O (RE) DESPERTAR DE NOVAS E/OU CONHECIDAS DISCUSSÕES ACERCA DA INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO.
PEREZ, M. C. A.
O TRABALHO COM VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO UNIVERSO LÚDICO.
ARAGÃO, C. P.
:POR QUE EU SEMPRE ESTRAGO TUDO?: :" ENTRE A IMPULSIVIDADE E A CULPA AMPARADAS PELA ATENÇÃO PSICOLÓGICA.
PEREIRA, E. F. D.; FURIGO, R. C. P. L.
PRODUÇÃO DE MATERIAL LÚDICO NO TRABALHO DE GÊNERO COM A CRIANÇA.
PEREIRA, M. C.; PERES, M. C. A.; ARCARI, C.
SUPERDOTAÇÃO E CRIATIVIDADE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS.
ZAVITOSKI, P.; CAPELLINI, V. L. M. F.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE.
TOMAZI, D. R.; TEZANI, T. C. R.
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP.
TEZANI, T. C. R.; ALMEIDA, L.R.
BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
PORTES, S. A.; TEZANI, T. C. R.
CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ZANATA, E. M.; COSTA, F. A. S. C.
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO ALGÉBRICA MULTIPLATAFORMA PARA O AUXILIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
CONTI, V. F.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.; ARAÚJO, R. M. L.
MÃDIA-EDUCAÇÃO E BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA ESTUDAR TEMAS CONTROVERSOS NO ENSINO MÉDIO.
CAMPOS, M. A. M.
O BLOG NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÚNCIAS: HORIZONTES E POSSIBILIDADES.
OLIVEIRA, R. F.; TEZANI, T. C. R.
O USO DE MÃDIAS NO ENSINO DE LÃNGUAS.
BARBOSA, F. A. F.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO AMBIENTES INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM.
JUNIOR, W. A.
OFICINAS DO GRUPO DE ESTUDOS: UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA USC.
GATTO, E. C.; SILVA, P. P.
OS BLOGS CONSTRUÃDOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO VOLTADA À EDUCAÇÃO BÃSICA.
TEZANI, T. C. R.
:œTELA:EDUCAÇÃO: A ERA DA EDUCAÇÃO EM MULTITELAS.
SBROGIO, R. O.; MAGNONI, M. G. M.
TEO: UM CHATTERBOT PARA TELESSAÚDE.
SILVA, H.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.; SOUZA, L. C.
A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
FOGAÇA, J.; CUNHA, L. A.; OLIVEIRA, S. E. S. M.
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO
FRANCEZ, C. A.; TEZANI, T. C. R.; OLIVEIRA, E. M.
FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: ANÁLISE DOS CURSOS EAD E DA PRÁTICA DOCENTE.
FRANCEZ, C. A.; TEZANI, T. C. R.; OLIVEIRA, E. M.
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO.
FERRARI, T. T.; FERRARI, T. T.; RUSSO, A. S. G.; OLIVEIRA, M. C. M. D. F.; FREITAS, A. C. B.
O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DE APOIO ÀS DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO.
FERREIRA, J.; FISCARELLI, S. H.
PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA INFÂNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADE PARA AS FAMÍLIAS.
PADOVINI, B. D. R. S.; SANTOS, M. C. F.; KOBAYASHI, M. C. M.
REFLEXÕES LINGUÍSTICAS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA :" PNAIC.
CARNEIRO, L. A. R.
SUPERVISÃO EDUCACIONAL NO PROJETO PIBID: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA.
GHELER-COSTA, C.; REMAEH, L. M. R.; CREPALDI, M. L. D.
A TRAJETÓRIA IDIOMÁTICA DO CAPÍTULO 13 DA :PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS: :" UM ESTUDO COMPARATIVO DE SUAS TRADUÇÕES.
MOREIRA, L. A.; REMAEH, C. M. R.
ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO DE POSSE DO PRESIDENTE BARACK OBAMA: UMA ABORDAGEM À TRADUÇÃO DE METÁFORAS.
SANTOS, M. A.
CONSCIÊNCIA DE SI E DESEJO DE AUTORIA EM CAROLINA MARIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DE FRAGMENTOS DISCURSIVOS.
PALMA, G. M.; MOREIRA, O. R. B.
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO.
CUVA, A. B. S.
OS CONTOS DE FADA E A INDÚSTRIA CULTURAL.
CRUSCO, N. P.
PROGRAMA DE ESTUDOS E APRIMORAMENTO ACADÚMICO EM AMBIENTE DE INTEGRAÇÃO VIRTUAL: UMA EXPERIÚNCIA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
REMAEH, C. M. R.; GUIJARRO, M. E. C.
TRADUÇÃO BÍBLICA: ANÁLISE COMPARATIVA DAS TRADUÇÕES DO SALMO 23.
CARVALHO, A. A.; REMAEH, C. M. R.
HINO DE JUBILEU DE PRATA DA FAFIL: REVIVENDO MOMENTOS CULTURAIS DA USC.
SANTOS, L. M. G.; CAVINI, M. P.
PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO ENSINO DE ARTES.
GRANDE, F. C.; SANTOS, J. F. T. S.; AMÉRICO. M.
SUBPROJETO DE MÚSICA DO PIBID/USC: SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL
ALTO, A. S. D.; RAMOS, G. D. M.; ALMEIDA, L. A.; CAVINI, M. P.
A PRÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES.
BERTI, G. B.; CAPELIM, D.
ATUALIZAÇÃO EM FERIDAS CUTÂNEAS E CURATIVOS.
SARANHOLI, T. L.; HOELZ, C. M. R.; ABBADE, L. P. F.; PALHARES, V. C.; MIOT, H. A.
EFEITO CICATRIZANTE DO MELÃO-DE-SÃO-CAETANO (MOMORDICA CHARANTIA L.) E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES PORTADORES DE ÚLCERAS VENOSAS.
SILVA, B. F.; GATTI, M. A. N.; MARCELINO, M. C. L.
A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE E SEUS ASPECTOS NA SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE.
SOUZA, A. P. V.; CORRER, R.
CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE A PARTIR DO RELATO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA.
SENEM, C. J.; SILVA, A. T.; SILVA, J. L.; CARVALHO, L. R. S.; BOSCO, M.
GERAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS TRAJETÓRIAS DE VIDA E SAÚDE REPRODUTIVA DE MULHERES JOVENS DO NORDESTE.
CARDOSO, M. S.; JUNIOR, F. M. C.
HOMOAFETIVIDADE, INFÂNCIA E IDENTIDADE DE GÊNERO.
SOUZA, A. P. V.; CARDOSO, M. S.; MARCHI-COSTA, M. I.
MATERNIDADE, MATERNAGEM E MERCADO DE TRABALHO: VIVÚNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DO GÊNERO MASCULINO EM RELAÇÃO À MÃE DE SEU(S) FILHO(S).
LEME, D. M. Z.; LIMA, B. T.; COSTA, M. I. M.
MORFOLOGIA URBANA DA CIDADE DE BAURU.
BRESSAN, T. A.; ARRUDA, G. R. C
NO TEMPO DA MINHA AVÓ: REFLEXÃO E USO DA HISTÓRIA ORAL EM SALA DE AULA.
CAMARGO, J. O. M; AYMORÉ, L. M.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
VIEIRA, A. D. G. S.; TAVARES, R. R.; AFONSO, S. R. M.
A PATERNIDADE E PARENTALIDADE SOB A PERSPECTIVA DOS FILHOS: O QUE VIVE E DIZ O JOVEM UNIVERSITÁRIO SOBRE SEU PAI?
BALAMINUT, V.; MARCHI-COSTA, M. I.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA: O TRATAMENTO PELO OLHAR DAS PSICÓLOGAS.
SARMIENTO, L. C.; DEVIDES, S. E.; PICCINO, J. D.; SOUSA, M. M.
DESENVOLVIMENTO MORAL DA CRIANÇA: SEMELHANÇAS E DISTINÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE KANT E PIAGET.
SOUFEN, C. C.; SENEM, C. J.
POPPER E CRÍTICAS AO DOGMATISMO: CONTRIBUIÇÕES À CIÊNCIA E AOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
ARRUDA, A. C. J. Z.; BASTOS, J. V.; NODA, F. K.
PROJETO RONDON COMO FACILITADOR DE INFORMAÇÃO: UMA EXPERIÚNCIA EM INCLUSÃO ESCOLAR.
COSTA, A. D. N. F. F.; AFONSO, S. R. M.
Em Breve.
UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
Telefone: (14) 2107-7000 / 7327 / 7195
www.unisagrado.edu.br
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.