Facebook Pixel Fallback

Edição especial da 50ª SECOD recordou momentos históricos e celebrou parcerias e iniciativas de sucesso

A celebração do ano comemorativo dos 70 anos do UNISAGRADO e 26 anos do Projeto Identidade Araribá foram alguns dos destaques do evento



Entre os dias 23 e 02 de janeiro, o UNISAGRADO realizou a edição comemorativa da 50ª Semana de Estudos do Corpo Docente (SECOD). A programação foi destinada aos professores da Instituição e celebrou parcerias e iniciativas de sucesso. O evento também contribuiu com a formação continuada dos docentes, proporcionou momentos de reflexão sobre a prática docente, além do planejamento do semestre letivo, orientações profissionais e capacitação pedagógica.

A SECOD teve início no dia 23 de janeiro, momento em que os professores participaram juntamente com os funcionários e autoridades de Bauru do evento comemorativo dos 70 anos do UNISAGRADO e da abertura oficial da edição comemorativa da 50ª SECOD. Neste dia, houve também a inauguração de uma sala em homenagem à fundadora do UNISAGRADO, Irmã Arminda Sbríssia, resgatando assim, a história do UNISAGRADO e Irmã Arminda Sbríssia, que contribuiu deixando o seu legado para uma educação humanizada e de qualidade. Saiba mais na matéria completa - clicando aqui!

No dia seguinte (24), foi a vez da capacitação “Orientações didático-metodológicas: retomada da metodologia Institucional”, ministrado pela Coordenadoria Pedagógica do UNISAGRADO. “A Semana de Estudos do Corpo Docente é muito importante para os professores da Instituição. Esta edição foi especial, por ser a edição 50ª da SECOD. Este momento é muito necessário pois fazemos todo o alinhamento  pedagógico, metodológico, conversamos com os docentes sobre a missão Institucional e sobre os princípios norteadores da nossa metodologia. E é por isso que nós consideramos este momento indispensável para a qualidade do ensino que é ofertado aqui”, pontua a Profª Dra. Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro, Coordenadora Pedagógica.

Didática e Comunicação Docente

Já no dia 30, o eventou contou com a presença da Profª Patti Jardim, mentora de Didática com mestrado e PhD pela UNESP, que abordou a didática e a comunicação docente de excelência, visando sempre o melhor desempenho e engajamento dos estudantes. “O objetivo da palestra foi mostrar para os professores que didática, antes de mais nada, é a arte de se fazer entender, ou seja, didática é comunicação. O segredo para se conectar com os alunos, é se colocar no lugar deles e transformar o conhecimento em narrativas envolventes”, pontua Jardim.

A palestra da convidada “Estratégias para comunicação docente (roteiros de aulas mais engajadoras usando o storytelling)” promoveu aos presentes uma noite de grande aprendizagem e reflexões sobre a prática didática no dia a dia da sala de aula. “Didática é a alma do ensino! Um professor que não consegue ensinar com significado não conseguirá ensinar de verdade. O sucesso da aprendizagem começa na didática, na comunicação docente”, ressalta Jardim.

Patti Jardim conta que participar do evento no UNISAGRADO, fazendo o que ama, foi uma realização pessoal. “Sem falar que fui aluna do Colégio São José e voltar para casa é muito gratificante. Encontrei alguns professores daquela época e foi emocionante. Quando recebi o convite, ninguém imaginava que eu tinha sido aluna. Foi especial”, finaliza.

Projeto Identidade Araribá

Encerrando a programação da 50ª SECOD, os docentes participaram no dia 02 de fevereiro de um “Momento de Espiritualidade” com a Pastoral do UNISAGRADO. E, logo em seguida, prestigiaram o encontro “Identidade Araribá: 26 anos de parceria entre UNISAGRADO e Comunidades Indígenas”, que reuniu estudantes indígenas, caciques, lideranças, representantes da FUNAI - Bauru e coordenação do projeto no câmpus para um momento de troca de experiências, cultura e gratidão pela parceria. O Projeto Identidade Araribá do UNISAGRADO oferece bolsas de estudo a estudantes indígenas promovendo acesso, permanência e conclusão do ensino superior, cultivando a identidade cultural e a troca de vivências com os demais estudantes.

Houve  depoimentos, apresentações artísticas como música, dança, além de exposição de artesanato produzidas pelas Comunidades Indígenas das Terras de Araribá, situada no município de Avaí, que são beneficiadoras do projeto. “O Projeto Identidade Araribá cumpre um importante papel, não apenas por fornecer oportunidade de formação superior, mas, sobretudo, por possibilitar o ingresso efetivo ao ensino superior da população indígena. Atualmente, 32 indígenas já se formaram”, pontua Prof. Dr. Cleiton José Senem, responsável pelo projeto.

Webdocumentário “Memória Identidade Araribá”

Em comemoração aos 26 anos de parceria foi lançado no último dia do evento o webdocumentário: “Memória Identidade Araribá”, desenvolvido pelos estudantes do terceiro ano de Jornalismo, na disciplina de Novas Narrativas e Produção Multimídia, sob orientação da Profª Dra. Leire Mara Bevilaqua. O documentário pode ser acessado clicando aqui!

A Profª Dra. Leire Mara Bevilaqua conta que assim que surgiu a ideia do projeto pela Reitoria, com intermédio do Prof. Dr. Vitor Brumatti, coordenador do curso de Jornalismo, e com a apoio do Prof. Dr. Cleiton José Senem, os estudantes já começaram a desenvolver o produto audiovisual. “Em seguida, os estudantes planejaram as gravações dos depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória do projeto. Além da captação de imagens na Terra Indígena de Araribá. No total, foram três visitas à aldeia”, pontua Bevilaqua.

Posteriormente, o primeiro coordenador do projeto, Prof. Dorival Coral e o setor de Comunicação do UNISAGRADO forneceram fotos de ações e atividades relacionadas ao projeto. “Os alunos fizeram uma seleção desse conteúdo, para ser usado tanto no vídeo quanto na página na internet que será criada para hospedar o webdocumentário. Eles ainda ficaram responsáveis por decupar todo o material captado nas entrevistas e montar um segundo roteiro para a edição final do vídeo documental. Tanto para a captação das imagens quanto para a edição do documentário, contamos com o suporte do Núcleo de Produção Multimídia”, ressalta a orientadora. “O vídeo resgata a memória do projeto a partir de quem fez ou faz parte dele. E está disponível em uma página projeto na internet, com as demais informações reunidas pelos estudantes, que poderão ser constantemente atualizadas”, finaliza. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12876-edicao-especial-da-50-secod-recordou-momento.html
Tags: UNISAGRADO, SECOD, Corpo Docente, Parcerias, Sucesso


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro