Facebook Pixel Fallback

UNISAGRADO deu início às comemorações do aniversário de 70 anos, nesta segunda-feira (23)

Como primeiro ato das festividades, a Instituição inaugurou a Sala Irmã Arminda Sbríssia em homenagem à fundadora da Instituição. A sala está aberta ao público para visitação



O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e o Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO celebraram, nesta segunda-feira, o início do ano comemorativo dos 70 anos da Instituição. Para celebrar sua fundação, o UNISAGRADO preparou uma noite com homenagens, recordações e momentos de gratidão entre os presentes. A solenidade foi realizada no dia 23 de janeiro de 2023, no Auditório João Paulo II, no câmpus do UNISAGRADO em Bauru-SP.

A celebração foi destinada ao público interno do UNISAGRADO e autoridades convidadas, e contou, além das homenagens, com a abertura oficial da edição comemorativa da 50ª Semana de Estudos do Corpo Docente - SECOD e com a inauguração de uma sala em homenagem à fundadora do UNISAGRADO, Irmã Arminda Sbríssia.  "O evento possibilitou aos participantes uma experiência de gratidão a todos os que fizeram parte da IES, principalmente a Irmã Arminda Sbríssia, fundadora do UNISAGRADO, bem como tomarmos ainda mais consciência da missão que temos em mãos para o tempo presente e futuro de nossa Instituição", contou a Reitora Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira.

O evento contou com a presença de autoridades do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus como a Irmã Analice Rocha Amorim, vice-provincial, representando a Prof.ª Esp. Irmã Márcia Cidreira, Superiora Provincial da Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus e Chanceler do UNISAGRADO, a ex-diretora e vezes ex-reitora Prof.ª Dra. Irmã Maria Elvira Milani, Prof.ª Irmã Vilma Rubio de Lima, ex-diretora,  Prof.ª M.a Irmã Lucilia Rozeto, ex-diretora, a ex-reitora Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia e Irmã Teresinha Teixeira, Superiora da Comunidade Religiosa do UNISAGRADO.

Além da Equipe Diretiva do UNISAGRADO:
- Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira - Reitora 
- Prof.ª Dra Irmã Fabiana Bergamin -  Vice Reitora e Gestora Executiva da Sagrado - Rede de Educação;
- Profª. M.ª Ir. Grazielle Rigotti da Silva - Pró-Reitora Administrativa 
- Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques - Pró-Reitora Acadêmica 
- Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes - Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária 
- Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca - Diretor da Área de Ciências da Saúde 
- Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi - Diretora da Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais 
- Prof. Dr. Kleber Luiz Nardoto Milaneze - Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa.

E autoridades da cidade de Bauru:
- Dom Rubens Sevilha - Bispo Diocesano de Bauru
- Tenente Coronel Paulo César Valentim, Comandante do Quarto Batalhão de Polícia Militar do Interior
- Dirigente Regional de Ensino, Prof.ª M.ª Gina Sanchez.

Considerada a melhor instituição privada de Bauru, segundo o Ministério da Educação (MEC) pelo Índice Geral dos Cursos (2019) - o UNISAGRADO comemora seu compromisso com a educação de excelência, assim como festeja a marca de mais de 40 mil profissionais formados, desde sua fundação, ocorrida no dia 20 de outubro de 1953. "O UNISAGRADO tem uma trajetória consolidada de excelência educacional ao longo dos 70 anos aqui na cidade de Bauru, extensivo à Região. O legado recebido das gerações anteriores me faz acreditar no poder transformador da educação. É a nossa missão e responsabilidade continuar com tradição e abertos à inovação acadêmica para a formação de excelência educacional das novas gerações do UNISAGRADO", ressalta Oliveira.

Inauguração Sala Irmã Arminda Sbríssia

Durante a solenidade, foi realizada a Inauguração da Sala Irmã Arminda Sbríssia, em honra à fundadora da Instituição. O novo espaço fica localizado no piso superior da Biblioteca, no Bloco A, ao lado do setor de Obras Raras. "A inauguração da Sala Ir. Arminda Sbríssia é um marco nas comemorações dos 70 anos da IES. É reconhecer com gratidão e humildade a sabedoria e coragem desta mulher, apóstola e educadora, que teve a determinação e fé de lançar as primeiras sementes de uma educação superior de qualidade e, a possibilidade de todos nós, aprendermos com a experiência e empreendermos com coragem os novos rumos do UNISAGRADO para a continuidade da formação de nossos futuros estudantes e o impacto positivo na transformação a sociedade", afirma a Reitora.

O Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador dos cursos de História e Relações Internacionais, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História do UNISAGRADO "Gabriel Ruiz Pelegrina" - NUPHIS e responsável pelo espaço Irmã Arminda Sbríssia, pontuou que no novo espaço estará o acervo tridimensional e documentos sobre a Irmã Arminda e a Fundação da Instituição. "Faremos periodicamente exposições sobre os documentos que estão no NUPHIS sobre a fundadora, e a sala está aberta para visitação da comunidade", ressalta Gomes.

História de Irmã Arminda Sbríssia

Irmã Arminda Sbríssia projetou e consolidou a constituição física, jurídica e institucional da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração (FAFIL), atual UNISAGRADO, que foi inaugurada em 1953 sendo a Instituição de Ensino Superior (IES) pioneira no interior de São Paulo, com os cursos de Letras, Pedagogia, Geografia e História.

Nascida em 14 de junho de 1920 em Piraquara, no Estado do Paraná, Irmã Arminda recebeu o nome de batismo de Itália Sbríssia de seus pais Ferdinando e Arminda, um casal humilde com seis filhos. Foi alfabetizada aos 06 anos, teve uma infância voltada às brincadeiras e aos estudos e era considerada pelos seus pais como uma menina muito inteligente e segura do que queria, de tal modo que aos 10 anos pediu para ser religiosa. Uma forte influência em sua vida religiosa foi a tia por parte de pai, Irmã Lúcia.

Itália Sbríssia ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) em 1935 e em 1940 pronunciou os votos religiosos. Tornou-se professora em 1941, já em 1945 graduou-se em Letras Neolatina, em 1946 em Ciências Religiosas pelo Sedes em Sapientiae - SP e em 1948 habilitou-se em Orientação Educacional na USP, além de diversos cursos realizados na Itália e outras atividades intelectuais e acadêmicas. Irmã Arminda, foi a primeira diretora da FAFIL, atual UNISAGRADO e faleceu em 12 de abril de 1965.

Mais sobre a representatividade do UNISAGRADO em números

40 mil diplomados em cursos de graduação e pós-graduação

38 cursos de graduação presencial e 34 EaD

13 cursos de pós-graduação

Mais de 20 mil atendimentos clínicos anuais realizados anualmente gratuitamente, nas áreas de: Psicologia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Odontologia e Nutrição.

Mais de 700 estudantes envolvidos anualmente em projetos de Extensão e mais de 150 mil pessoas da comunidade beneficiadas

Anualmente são submetidos cerca de 200 projetos científicos e mais de 400 trabalhos de conclusão de curso produzidos

Convênio internacional com 38 instituições de 29 países. 

Serviço

A Sala Irmã Arminda Sbríssia está aberta para visitação por meio de agendamento prévio com o NUPHIS, por meio do telefone: (14) 2107-7109 ou e-mail: roger.gomes@unisagrado.edu.br
O UNISAGRADO fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru.

Confira abaixo a galeria completa de fotos!


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12844-unisagrado-deu-inicio-as-comemoracoes-do-ani.html
Tags: UNISAGRADO, 70 anos, Inauguração, Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro