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Cursos de Odontologia e Jogos Digitais são destaque no 35º Congresso Odontológico da USP

Os projetos desenvolvidos por estudantes, egressos e docentes receberam menções honrosas no evento



Estudantes e egressos de Odontologia e Jogos Digitais do UNISAGRADO participaram do 35º Congresso Odontológico de Bauru, evento científico importante e reconhecido pela comunidade odontológica, realizado no mês de maio pela Universidade de São Paulo (USP), em Bauru. Em especial, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e trabalhos, as estudantes de Odontologia Giovana Zaratine, Juliana Ferreira, Tais Alves e Yasmim Carboni e a egressa de Odontologia Isabela Custódio receberam menções honrosas.

A estudante Giovana Zaratine apresentou o trabalho “Qual o modelo de aparelho ortodôntico escolhido por jovens universitários de diferentes cursos?” na área de Ortodontia, que estuda as más oclusões e promove o tratamento dos pacientes por meio do uso de aparelhos. Ela ressalta que a indústria tem se aprimorado em desenvolver modelos de aparelhos com menor impacto na estética do sorriso. “O trabalho tinha como tema a preferência de estudantes universitários por diferentes tipos de aparelhos. Os participantes totalizaram 169, sendo das áreas de exatas, humanas e da saúde, os quais, preencheram um questionário, analisando assim, fotos de 6 aparelhos diferentes e puderam atribuir pontuações que iam de 1 a 5, segundo o nível de atratividade, além disso, os estudantes também indicaram qual aparelho escolheriam se fossem realizar o tratamento ortodôntico”, pontuou.

Giovana afirma que o trabalho foi inicialmente desenvolvido por outros estudantes do curso e orientado pela Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Conti, e ela pode acompanhar o desenvolvimento do artigo, além de apresentar o trabalho, no Congresso Odontológico de Bauru. Recebendo o prêmio em menção honrosa, por se destacar na área de Ortodontia. “Fiquei muito feliz com a experiência da apresentação e da premiação! Uma sensação muito gostosa, sinal de que posso colher os frutos de meu esforço. Tanto a apresentação quanto à premiação, são grandes enriquecedoras para o currículo profissional”, conclui.

Juliana Ferreira foi premiada com a produção de dois projetos de pesquisa, sendo eles “Degradação de força de molas fechadas de níquel-titânio: um estudo in vitro” e “Comparação de diferentes técnicas e dispositivos de higiene lingual: ensaio clinico randomizado”, orientados pelas docentes Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti e Prof.ª Dr.ª Elcia Maria Varize Silveira, respectivamente.

A estudante conta que o trabalho científico ‘Degradação de força de molas fechadas de níquel-titânio: um estudo in vitro’ consistiu em uma pesquisa com o objetivo de realizar a avaliação das forças resultantes da distensão inicial de molas fechadas de Níquel titânio e a degradação dessas forças após 28 dias de distensão. Já o ‘Comparação de diferentes técnicas e dispositivos de higiene lingual: ensaio clinico randomizado’ tinha o objetivo de realizar um ensaio clínico randomizado comparando técnicas e dispositivos de higiene lingual e seus efeitos em relação ao hálito e quantidade de microrganismos presentes na língua, de acordo com diferentes recursos diagnósticos e parâmetros microbiológicos.

Para Juliana, a participação e conquista das menções honrosas foi muito importante para seu desenvolvimento profissional e acadêmico.  “As conquistas acrescentam muito em meu currículo acadêmico, sendo assim o sentimento que prevaleceu foi de gratidão e alegria pela premiação após minha primeira apresentação”, afirma.

Já Taís Alves apresentou o projeto intitulado o “O quão prejudicial à pasta de carvão ativado é para a estrutura dentária? - Relato de Caso”, em que a temática do trabalho abrange a área de Dentística e Materiais Odontológicos. “No meu trabalho pude relatar um caso clínico sobre o prejuízo que o carvão ativado faz na estrutura dos dentes e o quão ruim isso é, ainda mais para pacientes mais novos como o do caso clínico mostrado. O caso clínico foi desenvolvido no Instituto Cecília Veronezi aqui em Bauru. Esse caso clínico foi tão relevante que se tornou um TCC de uma estudante no ano passado e esse ano foi apresentado no congresso”, relata.

A estudante finaliza comentando que a premiação conta muito seu currículo e, a incentiva a continuar na área de pesquisa, além da conquista lhe render gratidão e realização pessoal.

Parceria entre Jogos Digitais e Odontologia

A egressa de Odontologia do UNISAGRADO e mestranda da USP, Isabela do Carmo Custodio também recebeu menção honrosa no Congresso, na categoria Saúde Coletiva, pela apresentação do artigo “Um novo mundo educacional e tecnológico no serious game - Temamián 2”, com coautoria de Tainah Aiko Hayashi Vitório, Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, Natalino Lourenço Neto, Prof. Me. Vinícius dos Santos Andrade e Profª Dra Silvia Helena de Carvalho Sales Peres.

A apresentação mostrou os resultados parciais do projeto  Temamián, um jogo educacional interdisciplinar voltado para crianças, desenvolvido pela USP em parceria com o egresso de Jogos Digitais Marcos Vinicius Figueiredo Silva Rodrigues e os estudantes do curso Murilo Cabral Nascimento e Luís Felipe Grael Tinós, orientados pelo Prof. Me. Vinícius dos Santos Andrade e pela Profª Dra Silvia Helena de Carvalho Sales Peres. Saiba mais sobre o jogo clicando aqui! A primeira versão está disponível na Google Play e pode ser baixada por meio deste link.

O Prof. Me. Vinicius Santos Andrade conta que agora, o projeto está em sua segunda fase, com previsão de conclusão para agosto. “Nesta segunda fase o jogo é focado em saúde coletiva, onde a partir de mini jogos o apresentamos diversos temas ao jogador, como por exemplo: saúde bucal. Estamos já planejando uma terceira fase, onde o foco é implementar Inteligência Artificial (IA) junto a proposta. Além de trabalhar em outras áreas do conhecimento, as quais ainda serão definidas”, destaca Vinícius.

O docente também afirma que em relação ao projeto, ficou muito feliz por ver um projeto sair da ideia para um produto que hoje está publicado na PlayStore. “A aprovação da segunda fase, mais uma vez via edital PRCEU-USP, provou que o projeto era bom, mas que era só o começo. Quanto ao lado profissional, como professor, ver os estudantes do UNISAGRADO envolvidos em um projeto deste nível, traz um sentimento de felicidade e ao mesmo tempo "dever cumprido", principalmente em relação aos estudantes que foram ou ainda são meus alunos. Afinal, creio que não há nada mais gratificante para um professor que ver seus estudantes “voando””, finaliza.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12665-cursos-de-odontologia-e-jogos-digitais-sao-d.html
Tags: UNISAGRADO, Odontologia, Jogos Digitais, Jogo Educacional, Parceria USP, Menção Honrosa


Madre Clélia
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