Estudantes, egresso e docente de Jogos Digitais desenvolvem jogo educacional interdisciplinar para crianças em parceria com a USP

Projeto visa oferecer um ambiente lúdico voltado a temas relacionados ao meio ambiente e a saúde infantil

À esquerda o estudante Luis Filipe, ao centro o estudante Murilo Cabral, e à direita o docente Prof. Me. Vinicius Andrade

Os estudantes do curso de Jogos Digitais, Murilo Cabral Nascimento, Luis Filipe Grael Tinós (também egresso do curso de Jornalismo) e o egresso de Jogos Digitais, Marcos Vinícius Figueiredo Silva Rodrigues desenvolveram em parceria com a USP um jogo educacional interdisciplinar, denominado “Temamián”, voltado para crianças. O projeto contou com o apoio do professor do curso, Prof. Me. Vinicius Santos Andrade, como pesquisador associado.

O jogo é compatível com a plataforma mobile Android em 2D e visa oferecer um ambiente lúdico com diversos mini-jogos, onde são abordados temas relacionados a meio ambiente e saúde. Cada estudante assumiu um papel fundamental para o elaboração do produto, que é inédito e original. O discente Murilo Cabral ficou responsável pelo design, criando as cenas, personagens e demais elementos visuais. Luis Filipe produziu a trilha sonora e Marcos Rodrigues cuidou do desenvolvimento e estruturação do jogo no motor de jogos Unity.

O projeto foi contemplado pelo EDITAL - PRCEU/USP ODS-ONU 2020/012 – (Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU), possuindo relação com os objetivos definidos pela ONU, e, cada estudante vai receber um valor financeiro por essa elaboração.

Para o desenvolvimento do jogo, foi criada uma parceria com o curso de Jogos Digitais do UNISAGRADO e a responsável pelo projeto e docente da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, Prof. Dra Silvia Helena de Carvalho Sales Peres. Com o apoio e intermédio do coordenador do curso no UNISAGRADO, Prof. Me. Renan Caldeira Menechelli, foi definido o Prof. Me. Vinicius Santos Andrade para o papel de pesquisador associado, dando início assim, a estruturação da equipe e desenvolvimento do projeto, que também conta com a participação de outros pesquisadores da USP, vinculados a área da saúde.

A imagem a seguir mostra um dos mini-jogos criado no projeto, em que se trabalha, de forma lúdica, a importância de cuidar dos dentes tendo uma boa higiene bucal. Caso o jogador não cuide dos dentes da forma correta, acarretará cáries, e consequentemente na ida ao dentista.

Nessa outra figura, mostra-se o quintal do jogo, onde além de plantar e cuidar da sua própria ordem, o jogador também efetua a reciclagem de resíduos.

Os resultados parciais do projeto foram publicados na 38º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), e o trabalho também foi aceito no II Congresso Movimentos Docentes, IV SEPAD e II PRATIC, congresso internacional na área da Educação.

O Prof. Me. Vinicius Santos Andrade pontua a importância social do projeto voltado ao público infantil. “Em tempos de pandemia, muitos perderam acesso ao estudo. O jogo tem como público-alvo crianças, e aborda diversos temas como saúde pessoal, conscientização ambiental, artes, entre outros. Temas que muitas vezes são discutidos no dia a dia de uma criança que frequenta a escola”, afirma.

Luis Filipe Grael Tinós, responsável pela sonorização, também destaca a relevância social do projeto. “Para mim, a importância de desenvolver um jogo interativo como este, é porque ele atribui esta importância em níveis diferentes, para públicos diferentes, mas com uma mesma finalidade, que é o desenvolvimento de pessoas. As crianças vão se beneficiar pelo aprendizado, pelas boas práticas, por tudo aquilo que é importante para o desenvolvimento, não só pessoal, mas para um mundo melhor, e voltado para práticas sustentáveis e para uma boa relação com as outras pessoas. A jogabilidade das crianças influencia na criação de uma sociedade que, no futuro, possa ter um pensamento mais focado em relação ao que é importante e benéfico para o meio ambiente e para as relações no geral”.

Para o estudante, a experiência foi desafiadora, mas muito importante e gratificante, pois, até o início do desenvolvimento do jogo, não havia trabalhado em um projeto tão grande como este. Ele pontua que uma das dificuldades foi a falta de equipamentos específicos, como um microfone condensador, um violão ou uma interface de áudio, por exemplo, sendo necessário utilizar o celular na maior parte das vezes - mas isso não o impossibilitou de desenvolver o que havia planejado e não afetou a qualidade do projeto.  “Eu aprendi muito do início até o fim, e não só com o projeto, mas com as pessoas que eu trabalhei, com as relações que tive. Para mim, o maior aprendizado foi esse contato com as pessoas e o empenho de cada uma. Atingimos as expectativas, e ficou um produto incrível”.

O docente Prof. Me. Vinicius Santos Andrade afirma que participar de projetos como este, é incentivar os estudantes a ir além. “Uma graduação não se resume em aulas, provas e exercícios. Projetos como este traz inúmeros aprendizados e experiências que dificilmente serão realidade em uma sala de aula. Além de ser uma forma do estudante se desafiar e sair da sua zona de conforto. Nossos estudantes participar de um projeto desse nível mostra que o UNISAGRADO tem um curso sólido e muito bem elaborado, com disciplinas que de fato irão contribuir para formação do estudante”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12220-estudantes-egresso-e-docente-de-jogos-digita.html
Tags: UNISAGRADO, Jogos Digitais, Jogo Educacional, Parceria USP