Facebook Pixel Fallback

Trabalhos apresentados no Fórum de Iniciação Científica já estão disponíveis para consulta no site

Ao todo, são 204 resumos científicos das mais diversas áreas do conhecimento



Os Anais do XXVIII Fórum de Iniciação Científica, IX Fórum De Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e VIII Fórum de Iniciação Científica do UNISAGRADO já estão disponíveis para consulta no site. O evento reuniu apresentações de pesquisas desenvolvidas durante o ano passado, nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, além dos trabalhos de estudantes do Ensino Médio participantes do programa PIBIC-EM. O Fórum tem como objetivo principal incentivar a prática da pesquisa científica na Graduação e no Ensino Médio. Confira todos os resumos apresentados, clicando aqui!

A atividade de pesquisa atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo vem sendo desenvolvida e estimulada no UNISAGRADO desde a existência da Instituição e nas mais diversas áreas. Os programas de Iniciação Científica (IC) promovem a pesquisa dos estudantes sob a direção de um orientador qualificado e é considerado um instrumento que permite introduzir os estudantes nesta área.

Uma forma consistente de divulgação das pesquisas na Instituição é por meio dos Fóruns de Iniciação Científica, realizados todos os anos. Estes programas têm por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na Instituição, mediante o encaminhamento de estudantes de Graduação para a descoberta científica e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. Confira a matéria completa e as premiações do XXVIII Fórum de Iniciação Científica – PIBIC; IX Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI; VIII Fórum de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM, clicando aqui!

Durante o evento são oportunizados debates desenvolvidos por meio de conferências, apresentações orais, com a participação de especialistas, docentes, discentes, pesquisadores e profissionais em geral de diferentes áreas do conhecimento e de diversas Instituições da cidade de Bauru e região. Assim, visa-se oportunizar momentos de integração e troca de experiências, capacitando os estudantes para o aprender e empreender, incentivando o desenvolvimento de novos projetos e sensibilizando para a identificação de necessidades que pertencem ao entorno.

 

Depoimentos de estudantes de Iniciação Científica 

Gabriele Da Dalto Pierazzo

“Quando se trata do desenvolvimento da Iniciação, acredito que me despertou um olhar diferente em relação aos desafios da vida acadêmica e a superação em poder finalizar este.  Em todo processo, percebi o quanto as pessoas (professores, amigos e familiares) estavam dispostos em me ajudar, da maneira que fosse, para eu poder fazer o meu melhor.  A busca atrás de informações me fez ativar um desejo de sabedoria, de sempre buscar mais! Quando paro para pensar o quão valioso foi a IC em minha trajetória, tenho certeza que fiz a escolha certa! É um desafio grandioso, mas de muita sabedoria e superação.”

 Juliah Rocha

"Meu professor do curso de Relações Internacionais e orientador, Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, me incentivou a seguir em frente e me encorajou a escrever cada vez mais. Durante o curso da Iniciação Científica, enfrentei diversos desafios, afinal era uma experiência nova e desafiadora, mas sentia imenso orgulho de minhas realizações acadêmicas em relação à tal projeto. Por fim, posso dizer que a Iniciação Científica me proporcionou uma melhoria na escrita e na pesquisa, me auxiliando para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, e expandindo meus interesses acadêmicos e profissionais. Recomendo à todos a realização da Iniciação Científica, pois expande horizontes e desafia o(a) universitário(a) a sempre buscar por mais, combatendo obstáculos que podem impedir seu progresso na Graduação e na futura vida profissional."

 Anna Laura Dias

“Sobre a iniciação científica, ela significou bastante para mim. Vendo um pouco sobre o projeto e quão atencioso o professor era, eu achei bem interessante e aceitei, já que eu gostava da matéria também e queria aprender mais sobre 3D, com isso, começou as reuniões sobre a IC, as tardes e madrugadas fazendo o projeto na Unity e a parte escrita, e saiu tudo bem no final. Eu acredito que, fazendo essa iniciação científica me ajudará bastante, pois ela acrescenta e colabora no currículo e dá margens para novas oportunidades de trabalho, tudo o que uma recém-chegada na área de trabalho precisa.”

 Laura Raphaela Caetano de Mendonça

“Realizei minha Iniciação Científica no quarto ano (curso de Psicologia) com a Profª. Dra. Raquel A. Cassoli, a respeito da gravidez na adolescência especificamente nos condomínios minha casa minha vida, a fim de compreender os sentidos e significados (perspectiva sócio-histórica) do processo da gravidez e da maternidade para as adolescentes entrevistadas. Desenvolver esse projeto de Iniciação Cientifica, fez com que eu me deparasse com uma realidade divergente de muitas outras, em que meninas engravidam com 14 anos em um contexto de vulnerabilidade social e pouca rede de apoio, me instigando a ter uma visão crítica a respeito da educação sexual e políticas públicas por exemplo, até que ponto se dão de forma efetiva, onde estão as suas falhas e quem são as pessoas afetadas por essas falhas. Essa pesquisa teve um significado positivo em meu currículo acadêmico e em minha personalidade, consegui escrever e estudar uma temática que me interessa e possibilitar para essas adolescentes uma escuta ativa junto de acolhimento, sendo assim, valorizo cada momento dessa pesquisa.”

 Franciele Santos 

“Desenvolver uma pesquisa de Iniciação Científica sempre foi uma vontade minha, principalmente porque tinha muita curiosidade de conhecer melhor o meio científico. Com o passar da minha trajetória acadêmica e também com o incentivo dos meus professores esse desejo só cresceu. Tudo mudou depois que eu fiz meu intercâmbio. Quando eu me encontrei no meio educacional e universitário espanhol, comecei a notar o quanto aquele espaço era diferente do brasileiro, de maneira positiva e negativa. Foi nesse momento em que eu procurei uma de minhas professoras (minha atual orientadora da IC) e compartilhei minha ideia de transformar aquela experiência de intercâmbio em um projeto de Iniciação Científica, e ela logo se prontificou a me orientar. Era algo que me desafiava e me tirava da minha zona de conforto, mas através da incrível orientação que tive e de muitas análises e estudos tudo foi fluindo e se resultou em um trabalho lindo e super significativo para mim. A Iniciação Científica foi uma das minhas grandes experiências durante a graduação, através dela cresci pessoal e profissionalmente, aprimorei meu gosto pela leitura e escrita, aprendi muito com minha orientadora e pude ter certeza de que realmente gosto da área científica.”

 

Serviço

Iniciação Científica

Telefone: (14) 2107-7260

E-mail: ic@unisagrado.edu.br

Local: Bloco G - Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Mais informações: clique aqui!


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12544-trabalhos-apresentados-no-forum-de-iniciacao.html
Tags: UNISAGRADO, Iniciação Científica, Fórum, Pesquisa


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro