Curso de Odontologia recebe demonstração prática de biomaterial que estimula a regeneração e cicatrização bucal

Os estudantes puderam acompanhar todo o processo, desde a coleta do sangue até a formação do plasma

Em outubro, os estudantes das turmas de Estágio em Periodontia do curso de Odontologia, receberam uma demonstração do biomaterial Plasma Rico em Fibrina (PRF e iPRF), que é obtido a partir do próprio sangue do paciente e é utilizado para estimular a regeneração principalmente em cirurgias bucais.

A docente do curso, Prof. Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos, conta que o biomaterial pertence à nova geração de concentrados ricos em plaquetas e é diferenciado pela quantidade de fatores de crescimento e leucócitos, que auxiliam o processo de cicatrização e de regeneração, tornando-se um importante aliado para cirurgias em Periodontia, Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Por ser autógeno, tem baixo custo e é seguro para ser utilizado, sem causar rejeição ou processos alérgicos.

A docente afirma que a ideia da visita surgiu da necessidade de introduzir de forma mais concreta aos estudantes os principais biomateriais utilizados em Periodontia, tornando a teoria mais próxima à prática e à demanda atual que exige a profissão. “A demonstração teve como objetivo fazer com que o nosso estudante tivesse a experiência da manipulação desse material, desde a sua obtenção com a coleta de sangue, seu processamento na centrífuga e sua manipulação para confecção das membranas, plugues e preparação de stick bone com substitutos ósseos”, pontua.

Campos conta que a importância destes momentos durante a graduação é de promover a síntese de conteúdos e permitir que o estudante tenha contato com os desafios atuais na área de Odontologia e suas soluções, neste caso, usando um biomaterial autógeno. “Para nós, do UNISAGRADO, trazer pessoas como a Francine, enfermeira que trabalha com PRF, aproxima nossos estudantes da demanda atual dos consultórios e lança a possibilidade deles entenderem a técnica da coleta de sangue, que é cada vez mais utilizado nas especialidades. Isso faz com que eles tenham o conhecimento prévio e se sintam, inclusive, mais seguros ao iniciarem possíveis treinamentos”, complementa.

Ela finaliza afirmando que eventos como este atualizam os estudantes e introduzem novas tecnologias e possibilidades de planejamento clínico, diferenciando o estudante para o seu início na vida profissional.

Mais demonstrações

Em setembro, o curso de Odontologia recebeu a empresa Straumann, para demonstração de biomateriais em um  evento realizado pela primeira vez em uma graduação no Brasil. Confira a matéria na íntegra - clicando aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12358-curso-de-odontologia-recebe-demonstracao-pra.html
Tags: UNISAGRADO, Odontologia, Biomaterial, Estágio