Curso de Odontologia recebe demonstração de biomateriais em evento realizado pela primeira vez em uma graduação no Brasil

A empresa Straumann contemplou os estudantes com dois laboratórios "feel and touch", para demonstração prática dos equipamentos

Nos dias treze e quatorze de setembro, os estudantes da disciplina de Estágio em Clínica Odontológica Periodontal, do curso de Odontologia, receberam a visita da Empresa Straumann, para apresentação dos biomateriais da empresa que são utilizados em casos de Periodontia e cirurgias, além de promover a discussão sobre as bases biológicas para sua utilização. O objetivo do evento foi de introduzir aos estudantes as novas tecnologias da área odontológica para que possam melhorar o resultado clínico dos planejamentos em Periodontia.

A demonstração, que foi ministrada de forma teórica e prática pelo Dr. Marcelo Turato, gerente nacional de biomateriais da empresa, ocorreu pela primeira vez em todo Brasil em um curso de graduação, um marco muito importante para a instituição. Para a docente do curso, Prof. Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos, a importância de eventos “feel and touch” se dá pelo auxílio na abordagem de aprendizagem. “Vejo este primeiro encontro como uma oportunidade de desmistificação para nossos estudantes do contato real com uma empresa de ponta em biomateriais odontológicos, além da possibilidade de síntese de conteúdos ministrados em nossas disciplinas. Para o curso, esse contato aproximou a teoria da prática, facilitando a assimilação de conteúdos”.

A estudante do 3º ano do curso de Odontologia, Vitória Piasentine Selani, participou do evento, e comprova a importância deste momento único para sua formação. “Foi uma experiência maravilhosa, de grande valor para a minha vida acadêmica e profissional, pois pude ter contato direto com os materiais vistos em aula e assim ajudando no entendimento do meu conhecimento teórico obtido em aula”, conta.

Selani afirma que além da possibilidade de reforçar na prática os conteúdos da graduação, momentos como este são de grande valia, principalmente em um período pandêmico, em que algumas aulas são ministradas de forma remota. “Assim tendo oportunidade de participar de um evento como este, os conhecimentos teóricos são mais aprofundados e assim conseguindo adquirir a partir das palestras uma maior clareza e conhecimento sobre o assunto”, pontua.

Para a docente Prof. Dra. Mirella Campos, eventos como este agregam conhecimento e dão segurança aos estudantes do curso para as aulas práticas específicas. “Palestras assim, permitem que os mesmos percam o receio de trabalhar com biomateriais, além de permitirem o discernimento quanto à escolha do melhor dentro do seu planejamento clínico. Facilitam, também, o acesso dos nossos alunos à aquisição de biomateriais de ponta devido ao estreitamento do contato profissional e empresa, permitindo que os mesmos ofereçam tratamentos diferenciados a seus pacientes e trazendo diferencial à sua prática profissional”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12226-curso-de-odontologia-recebe-demonstracao-de-.html
Tags: UNISAGRADO, Odontologia, Estágio, Biomateriais