Estudante de Jornalismo do UNISAGRADO conquista maior prêmio de comunicação do país

27º Prêmio Expocom – etapa nacional classificou a reportagem produzida por Amanda Medeiros como a melhor do Brasil em sua categoria

Amanda Ferreira Medeiros estudante do 4º ano do curso de Jornalismo do UNISAGRADO venceu nesta quinta-feira (10) a categoria de Reportagem em Radiojornalismo do "27º Prêmio Expocom – etapa nacional" realizado no "43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação", o Intercom Nacional 2020. A grande reportagem premiada traz o título "Síndrome do Coração Partido: das páginas do livro Iracema às fatalidades atuais" e foi orientada pela docente Ma. Daniela Pereira Bochembuzo.

Após vencer a modalidade regional do prêmio em 16 de outubro, a estudante foi classificada para a premiação do Expocom Nacional que foi promovida no último dia da 43ª edição do congresso realizado de modo online entre 01 e 10 de dezembro com o tema "Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia". "Como a premiação foi online e ao vivo pelo YouTube meus pais e irmão puderam acompanhar ao meu lado, coisa que não seria possível se tivesse que me deslocar até outra cidade para apresentar o trabalho, como é feito normalmente. Assim que ouvi o resultado, chorei e logo a professora Daniela me ligou para comemorarmos juntas, cada uma em sua casa", conta Medeiros.

A reportagem vencedora foi produzida em 2019 como avaliação da disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II e aborda a Síndrome do Coração Partido, os conceitos, sintomas, causas e consequências. No produto é possível acompanhar entrevistas com profissionais de diversas áreas e pacientes, além de um conteúdo sensorial. "Os professores sempre nos incentivam a produzir trabalhos inéditos a partir de um olhar sensível, sempre pensando em como podemos ir além das abordagens tradicionais. Esse é um grande trunfo: durante a graduação podemos experimentar elementos que, por vezes, podem passar despercebidos nos meios de comunicação por questões de tempo de produção, por exemplo", ressalta a estudante.

Medeiros concluirá sua graduação ainda em 2020 e sua trajetória como estudante contou com produções de Iniciações Científicas e a participação de diversos eventos ao longo dos semestres. "Saio do Unisagrado com a sensação de dever cumprido, coroando um curso que tanto amo. Esse prêmio também é de vocês! Que os calouros se inspirem e nos representem no evento nos anos seguintes. O Intercom Nacional é o maior evento de comunicação do país e ter a minha reportagem reconhecida como a melhor da categoria nesse nível é muito gratificante. Isso mostra que estou no caminho certo.".

A participação no Expocom já é uma tradição do curso de Jornalismo e cada estudante que participa é convidado a compartilhar suas experiências, o que motiva novas gerações, além disso, a vontade de representar o curso e a Instituição são outros fatores que motivam uma presença contínua no evento. "Como professores, nosso incentivo é constante para que produzam conteúdo de qualidade, original e que tenha impacto e relevância social, que são critérios de avaliação do Expocom. Isso não é fácil. Exige muita pesquisa, dedicação e árdua apuração jornalística. Acredito que isso somente é possível porque estabelecemos uma forte parceria: alunos, professores, técnicos de laboratório, coordenação do curso, direção de área e instituição. É um trabalho em equipe, protagonizado pelos estudantes, com forte apoio docente, técnico e institucional e apoio incondicional da coordenação de curso", diz Bochembuzo.

Agradecimentos e parabenizações

"Gostaria de agradecer, primeiramente, aos meus pais, por investirem em mim e nos meus sonhos. À professora Daniela Bochembuzo por acreditar no trabalho e por me acompanhar durante todo esse percurso. À coordenação do curso de Jornalismo pelo apoio e parceria. Ao técnico Leandro Zacarim, por realizar a edição do material. E por fim, ao Unisagrado por investir na infraestrutura dos laboratórios de rádio, televisão e fotografia, uma vez que, isso incentiva os alunos a explorarem as mais diversas possibilidades de produção de conteúdo." – Amanda Medeiros

"Parabenizo à aluna Amanda Medeiros, exemplo de estudante desde o primeiro ano de graduação, em razão da dedicação e responsabilidade com que sempre participou das aulas, executou os produtos e realizou pesquisas. Esse prêmio coroa quatro anos de uma participação excelente como graduanda. O resultado não poderia ser diferente." – Ma. Daniela Bochembuzo

Trajetória do curso de Jornalismo no Intercom

Desde 2012, o curso de Jornalismo do UNISAGRADO teve 52 trabalhos selecionados para categorias diversas do Expocom Sudeste, concorrendo com centenas de cursos de Comunicação dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Desse total, 32 trabalhos foram produtos desenvolvidos na área de rádio, cujas disciplinas são ministradas pela docente Ma. Daniela Bochembuzo, entre radiodocumentários, radiodramas, reportagens em rádio, radiojornais, podcasts, conteúdos e campanhas educativas em rádio.

Dos 32, quatro foram vencedores na região Sudeste e dois ganharam o Expocom Nacional: "As novas configurações da adoção", na categoria Reportagem em Jornalismo Impresso, de autoria das então alunas Bruna Ferreira da Silva, Flávia Placideli, Juliana Mesquita Santos e Nathália Faria Máximo da Silva, em 2014, e agora "Síndrome do Coração Partido: Do livro Iracema às fatalidades atuais", da formanda Amanda Ferreira Medeiros, ambos orientados por Bochembuzo.

A Grande Reportagem "Síndrome do Coração Partido: das páginas do livro Iracema às fatalidades atuais" pode ser ouvida na íntegra clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10962-estudante-de-jornalismo-do-unisagrado-conqui.html
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo, Expocom, Intercom Sudeste, Prêmio