Estudante de Jornalismo vence Prêmio de comunicação da região Sudeste

Amanda Medeiros conquistou a primeira colocação da categoria de Reportagem em Radiojornalismo do Expocom 2020

A estudante do 4º ano do curso de Jornalismo do UNISAGRADO, Amanda Ferreira Medeiros, foi a vencedora da categoria de Reportagem em Radiojornalismo do Prêmio Expocom 2020 – Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação – realizado no XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom Sudeste. Com a grande reportagem intitulada "Síndrome do Coração Partido: das páginas do livro Iracema às fatalidades atuais", a estudante concorrerá, agora, a premiação Nacional.

Participante pela segunda vez do Intercom Sudeste, a futura Jornalista se destacou em uma das categorias mais disputadas do Congresso que contou com estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares. "Este ano, a experiência foi completamente diferente, pois todos os processos foram online. Entretanto, a sensação de ter o trabalho entre os cinco melhores da região continua a mesma, é incrível! Pude ver a apresentação dos colegas de outras instituições e participar das cerimônias de premiação de todas as regiões do Brasil, essa foi uma grande vantagem.", conta Medeiros.

O prêmio Expocom tem como objetivo a valorização de trabalhos realizados por estudantes de graduação e para participar é necessário uma indicação da IES. "A indicação do docente conta muito e o UNISAGRADO tem representantes de Jornalismo praticamente todos os anos neste evento. Isso denota a qualidade do curso e a assertividade ao abordar temáticas tão pertinentes", pontua a graduanda. Sendo assim, a reportagem da estudante foi indicada e posteriormente aceita no Prêmio, e por ser um evento realizado no formato online a apresentação foi realizada através de um vídeo. "Assim que os aceites foram divulgados, os finalistas tinham um prazo para gravar um vídeo, subi-lo no YouTube e enviar o link para o júri. Já a premiação foi dia 16 de outubro.", explica.

A reportagem foi produzida em 2019 como avaliação da disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II sob orientação da Prof.ª Ma. Daniela Bochembuzo e aborda a Síndrome do Coração Partido, os conceitos, sintomas, causas e consequências. No produto é possível acompanhar entrevistas com profissionais de diversas áreas e pacientes, além de um conteúdo sensorial. "Por si só o tema é interessante, uma vez que é uma patologia pouco conhecida, causada por emoção negativa intensa, ou seja, unindo saúde física e mental. O diferencial é que eu abordo o assunto trazendo elementos da música e literatura. Ressalto aqui as orientações da professora Daniela, que fizeram com que eu aprimorasse o roteiro da reportagem e redigisse um paper que exibisse todo o potencial do produto. Este prêmio também é dela.", expõe.

Expocom Nacional

A colocação vencedora na etapa regional possibilita que estudante participe da Premiação Nacional do EXPOCOM que será realizada no dia 10 de dezembro de 2020 no último dia do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A reportagem sobre a Síndrome do Coração Partido concorrerá com os vencedores das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Norte na categoria de Jornalismo – J009 Reportagem em Radiojornalismo. "Irei participar do Intercom Nacional como finalista da região Sudeste e já estou muito feliz. Isso é para poucos e fico lisonjeada por ter a oportunidade de representar o UNISAGRADO em um evento desse nível. Claro, gostaria muito de ganhar e irei acompanhar a premiação, entretanto, se não vencer, reconheço que o caminho até aqui foi muito gratificante.".

A Grande Reportagem "Síndrome do Coração Partido: das páginas do livro Iracema às fatalidades atuais" pode ser ouvida na íntegra clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10932-estudante-de-jornalismo-vence-premio-de-comu.html
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo, Premiação, Expocom 2020, Radiojornalismo