PIBID
A técnica “Klaus Vianna” aplicada a um público infantil: programa de iniciação à docência (PIBID) na cidade de Bauru/SP – p. 1
Ana Giulia Carnietto Sávio; Mariane dos Santos Antunes; Cristiane Kauffman da Rocha; Daniel Vieira Sant'Anna; Lígia Estronioli de Castro; Débora de Campos Botão da Silva
Artes e ginástica circenses na escola: um estudo de caso na rede municipal de ensino – p. 9
Celso Mateus Barros; Fernando De Freitas Correa; Daniel Vieira Sant'Anna; Lígia Estronioli de Castro; Thalita Fernanda de Oliveira Macedo
Cantigas tradicionais no 2° e 3° anos: apresentação da cultura brasileira na escola municipal de Bauru – p. 20
Ana Caroline Garcia dos Santos; Isabella Tizatto Ferreira; Isadora Buscarati; Daniel Vieira Sant'Anna ; Lígia Estronioli de Castr; Débora de Campos Botão da Silva
Criando esculturas a partir das formas geometricas: promevendo autonomia dentro da sala de aula – p. 24
Barbara de Carlos Uccela; Débora Liene Moura Santos; Matheus Vínicius Tolentino; William Lucio dos Santos; Daniel Vieira Sant'Anna; Lígia Estronioli de Castro; Débora de Campos Botão da Silva; Daniele Cristine Oliveira dos Reis
Jogos Teatrais e a vivência na prática escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – p. 30
João Vitor Rebelatti; Igor Fernando Rambaldi Moreira; Jonathan Souza de Sena; Ana Julia Nunes da Silva; Lígia Estronioli de Castro; Daniel Vieira Sant'Anna; Débora de Campos Botão da Silva
Stop da matemática- reforço divertido para 5° ano do ensino Fundamental – p. 37
Leticia Jordão Milliano dos Santo1; Maria Fernanda Mazzoni; Lígia Estronioli de Castro; Daniel Vieira Sant´Anna; Daniele Cristine Oliveira dos Reis
Superando desafios: trabalhando com as defasagens enfrentadas pelos alunos de uma escola pública municipal – p. 41
Samira Pizolio Curi; Giovanna Takeshita Meira; Angela Maria dos Santos; Lígia Estronioli de Castro; Prof. Daniel Vieira Santanna; Daniele Cristine Oliveira dos Reis
Trabalhando o sistema de numeração decimal de uma forma diferente – p. 46
Jennifer Leme Ferreira; Tayná de Cassia Carlos; Daniel Vieira Sant Anna; Lígia Estronioli de Castro; Daniele Cristine Oliveira dos Reis
Análise de conhecimento histórico sobre a cidade estado de Atenas no programa PIBID – p. 50
Jonas de Oliveira Brito; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Cristina Bandeca Biazetto
Atividade imagética sobre o livro "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo: explorando a compreensão e a transmutação degêneros na leitura - p. 54
Carolina Illanes; Richiere Leticia Paiva Lopes; José Eduardo Souza Geraldo; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Cristina Bandeca Biazetto
Construção de uma parceria educacional entre alunos e professores - p. 60
Beatriz Araújo Silva; Kerolayne Soares dos Santos; Renato Okamoto Pereira; Flávia Cristina Bandeca Biazetto;Wesley Rosehnal Jorge
Contribuições do pibid multidisciplinar para o ensino de gêneros textuais e narrativas históricas - p. 63
Ariel Kasuya Ribeiro Saito; João Vitor Dias de Oliveira; Humberto Monteiro Vicente; Flávia Cristina Bandeca Biazetto
Explorando abordagens de ensino e o impacto na interatividade dos estudantes: relato de experiência - p. 67
Ana Carolina de Menêses Silva Boaventura; Francine Louise Marinho Campos de Freitas; Raquel Oro; Flavia Bandeca Biazetto
O uso da multidisciplinaridade no ensino de História por meio de obras literárias - p. 71
Manuela Dainesi Favero; Giovana Baraviera da Silva; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Cristina Bandeca Biazett; Wesley Rosehnal Jorge
Programa Pibid interdisciplinar: o ensino sobre racismo estrutural e manifestações urbanas - p. 76
Leonardo Rodrigues Vallim; Gustavo Ferreira Santana Cabrera; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Cristina Bandeca Biazetto
Um relato de experiência acerca do desenvolvimento da temática “povos originários” na Escola Estadual Dr. Luiz Zuaini – Bauru/SP - p. 80
Gabriel José Corá Langoni; Gabriella Pultrini Scachetti; Flávia Cristina Bandeca Biazetto
Um relato de experiência sobre a abordagem histórica e mitológica através do RPG e jogos de tabuleiro - p. 85
Matheus Versati; Rodrigo Fermiano de Morais Júnior; Vinicius Valoti Martinosso; Flávia Cristina Bandeca Biazetto; Roger M. M. Gomes
Um relato de experiência sobre a importância da aprendizagem com método socioafetivo para absorção das atividades de alunos pós pandemia na Escola Profº Luiz Zuiani de Bauru - p. 89
Natália de Oliveira Nery; Laís Cristine Costa da Silva; Flávia Cristina Bandeca Biazetto; Roger Marcelo Martins Gomes; Wesley Rosehnal Jorge
A fundamental importância de organizar o tempo e a rotina na educação infantil - p. 94
Ellen Barbosa Fuzioka; Maísa Paulin Braite ; Marcela Bernardes Cortezini; Bruna Carvalho; Patricia Fasseira Andrade; Ilda Roberta dos Santos
A pedagogia histórico-crítica e a importância do planejamento pedagógico na educação infantil - p. 100
Fernanda Bandeira; Nívea Urias Pereira; Silas Gabriel Melchiades de Oliveira; Bruna Carvalho; Patricia Fasseira Andrade; Danielly Aline Dionizio; Aline Chaves
Construção coletiva de regras na educação infantil: uma análise dentro do programa de iniciação a docência (PIBID) - p. 105
Rebecca Milenna Rodrigues Rosseto, Bruna Carvalho; Patricia Fasseira Andrade; Danielly Aline Dionizio
Ensino da linguagem oral e escrita na educação infantil - p. 110
Júlia Elisa Domingues; Ingrid de Oliveira Golcalves; Lívia Maria Pultrini Legnaro; Bruna Carvalho ; Patrícia Fasseira Andrade; Danielly Aline Dionizio
Iniciação à docência na educação infantil: reflexões sobre o cuidar e o educar - p. 116
Camila Ramos; Mariana Alem Romão; Maria Helena de Souza; Thiago Vasconcelos; Bruna Carvalho; Patrícia Fasseira Andrade; Danielly Aline Dionizio; Ilda Roberta dos Santos
O ensino de matemática na Educação Infantil: experiências no programa de iniciação à docência - p. 121
Isabely Colombo Mendonça; Lívia Lopes Silva; Bruna Carvalho; Patricia Fasseira Andrade; Aline Chaves
Organização do espaço na educação infantil - p. 127
Jéssica Picolo Bertasoli; Mariana Felipe Santana; Melissa Giovana Thomasi; Rafaella Roberta Scarparo; Bruna Carvalho e Patrícia Fasseira Andrade; Ilda Roberta dos Santos
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
A constituição da identidade profissional no contexto do Programa Residência Pedagógica - p. 132
Michaell Willians Camargo, Tairine Fernanda da Silva; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro, Stefani Tamires Braga
A importância da regência na Residência Pedagógica como momento de integração entre teoria e prática - p. 136
Beatriz Fasseira Marmontel; Laura Mariz Ornelas da Silva; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Stefani Tamires Braga
Integrando teoria e prática: experiências na Residência Pedagógica - p. 143
Carla Escaliante Antenor; Julia Gaiotti Boiani, Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Célia da Silva Schreiber Palma
Práticas pedagógicas na abordagem de gêneros textuais - p. 149
Daniela Fal da Silva; Érika Cristina Cerci Moreira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Maria Tereza Gomes
Teorias e práticas no contexto das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica - p. 155
Maria Luiza Ticianelli Prestes; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Stefani Tamires Braga
Vivências em sala de aula no Programa Residência Pedagógica - p. 161
Aline Fernanda Rocha Zaramelo; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Célia da Silva Schrieiber Palma
Vivências proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica - p. 166
Mariana Edna Domingos Marcio; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Célia da Silva Schreiber Palma
A Residência Pedagógica como espaço de transformação: integrando cores, emoções e habilidades na educação inclusiva - p. 172
Arilde Thaine Borges Grossi Iwano; Carolina Mansan Lazarim; Bárbara Sanches Rodrigues; Graziella Texeira; Pedro Belmonte Honorato; Natacha Paola Crusco; Maristella Pinheiro Cavini
Contribuições do Programa Residência Pedagógica para uma formação docente crítica e reflexiva - p. 177
Isabela Paula Quintela Bispo; Isabelle Garcia Leme; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Maria Tereza Gomes
Danças das cores na educação física: uma extensão tecnológica no programa residência pedagógica - p. 183
Michael Jordão Milliano dos Santos; Carlos Alexandre Rogério Souza Paes; Deborah Ferreira Lins; Roberto Silva Miranda; Camila Mieli Moreira Santos; Valéria Biondo; Maristela Pinheiro Cavini
Educação Física escolar: práticas adaptadas e ampliação das habilidades motoras - p. 192
Samara Moises Moreno; Carlos Alexandre Rogério Souza Paes; Leonardo Diniz; Camila Mieli Moreira Ramos; Maristella Pinheiro Cavini
Folclore, cidadania e inclusão: construindo uma sociedade mais tolerante - p. 201
Melyna Kathlyn Leal Silva; Franciele Lacerda Costa; Fernanda Vitória Alves; Natacha Paola Crusco; Maristella Pinheiro Cavini
Interdisciplinaridade na formação docente: potencializando a aprendizagem na Residência Pedagógica - p. 210
Joice Eliamar da Silva Sampaio; Iverli Teodoro da Silva; Lara Gatti Aleixo; Camila Mieli Moreira Ramos; Maristella Pinheiro Cavini
O direito de brincar: promovendo um ambiente escolar saudável - p. 218
Paola Cristina de Oliveira Matheus; Daniel Henrique da Silva Costa; Aparecida de Lourdes Bernardes da Silva; Maristella Pinheiro Cavini
A morte, seus aspectos culturais e o uso da história local no contexto bauruense - p. 226
Pedro Bordim Fabri; Lourdes Ganzarini Conde Feitosa; Lea Mattosinho Aymoré
A Noroeste e o Noroeste: uma análise da formação da história local e da identidade regional bauruense a partir da correlação entre a ferrovia e o esporte - p. 232
Debora Ellen Bueno Antunes; Enzo Giovani Afonso Anaia; Yan Carlo Missaci; Lourdes M. G. Conde Feitosa; César Mesquita
Desconstruindo estereótipos: um olhar crítico sobre as representações indígenas nas aulas de História - p. 241
Nathália dos Santos Ogawa; Lourdes M. G. Conde Feitosa; Cesar de Souza Mesquita
Diversidade cultural de Bauru/SP nas aulas de História: uma experiência da Residência Pedagógica - p. 250
Bruno Sotero Crivellaro; Deborah Nunes Borim; Léa Mattosinho Aymoré; Lourdes M. G. Conde Feitosa
História e Cinema em Bauru: os curtas metragens do 8º ano D da EMEF Santa Maria, Bauru/SP - p. 258
Kauane M. Almeida; Vitor S. H. Gimenes; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Jesuina Santos Carrilho Lucon
Memórias pessoais, histórias compartilhadas: celebrando a identidade local - p. 264
Maria Clara Alves de Quadros; Lourdes M. G. Conde Feitosa; César de Souza Mesquita
Projetando identidades a partir da história e da cultura local de Bauru - p. 270
Marieli de Souza; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Jesuína Lucon
Se a ferrovia falasse: contaria a história do Esporte Clube Noroeste - p. 277
Gabriela F. Martins; Erik G. Cardoso; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Jesuína Lucon
Sertão ilustrado: explorando a história local de Bauru através de HQs, ilustrações e charges - p. 285
Gabriela Ferreira Lima; Vinícius Gonçalves Freneda; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Lea Mattosinho Aymore
A importância do ensino da literatura de cordel no ensino fundamental: discussão de problemas sociais por meio da temática - p. 291
Larissa Souza Nunes; Tamires Luz da Silva; Leila Maria Gumushian Felipini; Vinicus Gustavo Pinheiro Guimarães
A magia da literatura de cordel e a riqueza da História como ensino interdisciplinar no Programa Residência Pedagógica - p. 295
Geovana Vieira do Nasciment1; Lívia Pelegrineli Terruel; Maria Eduarda Martins; Ofélia Regina Bravin Moreira; Ruth Natasha Tagliath de Mello; Leila M. G. Felipini; Regina Tanno.
A tradição do cordel: uma análise da literatura popular nordestina no Programa Residência Pedagógica - p. 301
Benji do Nascimento Silva; Camila da Silva; Leila Maria Gumushian Flipini; Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães
Cordel em sala de aula: um projeto interdisciplinar do Programa Residência Pedagógica - p. 306
Sarah Lídia de Aro; Isadora Giraldi Santos; Victoria Moraes Herrera; Prof.ᵃ Dr.ᵃ Leila Maria Gumushian Felipini; Prof.ª Esp. Natassia Contrera
Experiência prática do Programa Residência Pedagógica: explorando a literatura de cordel na formação de professores - p. 315
Leandro Montanari Braz; Matheus Cremonini Felix Bueno; Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães; Leila Maria Gumushian Felipini
Literatura de Cordel: trabalhando com o gênero poema na Residência Pedagógica - p. 319
Felipe Lorca; Fernanda Shiguemura Sakamoto; Glória Castagnino; Leila Maria Gumushian Felipini; Natássia Contrera
A Dança na Literatura: Instalação - p. 325
Ana Clara Dimori Pechutti; Isabella Artêncio; Rosani Sierra; Valéria Biondo
Arte X Selfie: o uso da tecnologia interdisciplinar - p. 330
Ana Rute Coelho da Silva, Gabriela Bittencourt, Valéria Biondo, Rosani Sierra
Brincadeiras indígenas aplicadas à educação - p. 335
Thainara Fernandes Cruaia de Camilo; Debora Ferreira Lins; Valeria Biondo
Dança por meio da tecnologia do vídeo game para ludicidade - p.343
Lucas Henrique Fernandes; Lilian Silva Moraes; Roberto Silva Miranda Souza; Valéria Biondo
Desafios e oportunidades na implementação da capoeira na educação - p. 351
Ana Paula Almeida; Tarsila Rais Barbosa Bittencourt Shahadeh; Valéria Biondo; Deborah Ferreira Lins
Inteligência emocional infantil a partir da contação de histórias e da produção de máscaras expressivas - p. 360
Lísley Vasconi de Carvalho, Cassiane Miranda, Deborah Ferreira Lins, Valéria Biondo
Prevenção ao abuso sexual infantil: como a palhaçaria, o teatro e a música podem auxiliar na discussão sobre o corpo e os limites - p. 367
Camila Bezerra de Mendonça, Lisley Vasconi de Carvalho, Deborah Ferreira Lins, Valéria Biondo
Produção artística em tela a partir da leitura de poemas - p. 374
Alessandra Valotti; Carolinne Maia; Mariana Oltremari; Valéria Biondo; Rosani Sierra
n.3 (2021)
n.2 (2019)
n.1 (2018)
UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais
Telefone: (14) 2107-7000 / 7255
www.unisagrado.edu.br
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.