Facebook Pixel Fallback

Anais - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

EDIÇÃO ATUAL: n.3 (2021)

ISSN: 2675-7915

A história regional e local: imigração japonesa na cidade de Bauru e região – p. 01
Ligia Mayra Amaral Lima; Lucas Gabriel Evangelista; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Cultura que alimenta – história através da alimentação, folclore e cultura popular – p.06
Matheus Oliveira de Araujo; Nathalia dos Santos Ogawa; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Ditadura militar e imprensa local: o AI-5 nas páginas do diário de Bauru (1968) – p.11
João Vitor Olimpio; Melissa Elizabeth Bricce; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Estátuas e monumentos de Bauru – p. 17
Luciane Duarte Perotta; Stephanie Mariane Geronimo Rodrigues; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Ferrovia e história: a estrada de ferro noroeste do Brasil – p.22
Larissa Cristina de Souza Oliveira; Vanessa Alves dos Santos; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

História da educação primária de Bauru – p.27
Mayara Reis Lopes; Milena Bezerra de Oliveira; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

História local e fontes: a exploração de documentos históricos Bauruenses – p.32
Debora Ellen Bueno Antunes; Sara do Espírito Santos; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

História regional e local: Hip Hop como identidade cultural na região de Bauru – p.37
Bruno Henrique Montanholi dos Santos; Maria Julia Hunzicker Amaral Porfirio da Silva; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Revolução constitucionalista de 1932 e sua influência no interior paulista – p.45
Marieli de Souza; Yan Carlo Missaci; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

As contribuições das atividades formativas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) de língua portuguesa em tempos de pandemia – p. 49
Ana Caroline dos Santos Alves; Bruna Maria Biazotto; Cassia Silva de Carvalho; Yasmin Moretti; Flávia Cristina Bandeca Biazett; Flávia Cristina Bandeca Biazetto; Leila Maria Gumushian Felipini.

O uso das metodologias ativas no ensino remoto da língua inglesa – PIBID – p.55
Bárbara Aparecida da Silva; Letícia de França dos Santos Zeferino; Luana Elisabeth Rondina da Silva; Alexander Vinicius Leite da Silva; Flávia Cristina Bandeca Biazetto; Leila Maria Gumushian Felipini.

Pibid: a interação entre pibidianos e alunos durante as atividades do ensino remoto – p.61
Ana Keren Barreto Dos Santos; Bianca do Nascimento Silva; Felipe Lorca; Leandro Montanari Braz; Mariana Gonçalves de Azevedo; Flávia Cristina Bandeco Biazetto; Leila Maria Gumushian Felipini

Pibid em tempos de pandemia e o impacto pandêmico no ensino de língua portuguesa – p.65
Camila da Silva; Mariana de Freitas Oltremari; Sarah Lidia de Aro; Thaize Alessandra Corrêa de Souza Thainara Fernandes Cruaia de Camilo; Flávia Cristina Bandeca Biazetto; Leila Maria Gumushian Felipini.

A educação na pandemia do Covid-19: as dificuldades educacionais encontradas durante o ensino-híbrido no ensino fundamental I de rede pública de ensino – p.70
Amanda Oliveira Zaramelo; Daniela Fal da Silva; Julia Gaiotti Boiani; Julia Maria Mazzi; Angélica Pall Oriani; Patrícia Fasseira Andrade.

Combate entre saúde básica e ensino obrigatório – p.74
Paola Cristina de Oliveira Matheus; Maria Luiza Ticianelli Prestes; Kauana Carolina Bonanni; Samara Moisés Moreno; Angélica Pall Oriani; Patrícia Fasseira Andrade.

Ensino remoto, inovação educacional, tecnologias digitais e metodologias ativas: relações com as experiências do Pibid 2020/2021 – p.79
Erika Cristina Cerci Moreira; Mariana Edna Domingos Marcio; Angélica Pall Oriani; Patrícia Fasseira Andrade.

O ensino remoto (EAD) e a formação dos professores para lidarem com este novo método de ensino – p.83
Mariana Ramos Rizatto; Vanessa Amaro Lima; Angélica Pall Oriani; Patrícia Fasseira Andrade.

Os desafios do Pibid no contexto pandêmico – p.87
Julia Cristina Godoy Souza; Maria Julia de Oliveira Cordeiro; Stefany Rezende Limão; Ir. Tayná Silva Nascimento; Angélica Pall Oriani; Patrícia Fasseira Andrade.

Bauru e imigração: a construção de uma identidade cultural através de diversos olhares – p.91
Ricardo de Siqueira Sturion; Gelson Teodoro de Souza Junior; Mustafa Umut Kafadar; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Fábio Paride Pallotta; Franco Valentim Pereira

Ferrrovia e genocídio indígena no centro-oeste paulista – uma discussão na Residência Pedagógica em História – p.96
Julia Costa da Silva; Lucas Webster Ferreira Pinheiro; Raphael Medeiros Batista; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Fábio Paride Pallotta

Identidades na escola: um estudo de imigração e herança culinária na Escola Estadual Dr. Luiz Zuiaini pelo programa de Residência Pedagógica em História – p.104
Gabriela Marcondes dos Santos; Hellen Cristine Pacheco; Lara Gatti Aleixo; Samira Pizolio Curi; Fábio Paride Pallotta; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa ; Luizangela Petrillo Padovez Rays

O currículo e a história regional: desafios e possibilidades de aplicação em sala de aula– p.109
Jessé dos Santos; Matheus Corrêa; Miguel Brandão Martinez; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Fábio Paride Pallotta; Franco Valentim Pereira.

Sobre nós: percepções dos alunos do 3º ano C do Esino Médio ao Residência Pedagógica em História – p.115
Hohnny Gabriel Sousa Barreto; Jessica Chabaribery Ferreira; Rafael Kenji Hiratuka; Victor Hugo dos Anjos; Fabio Paride Pallotta; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Franco Valentim Pereira

Visões sobre a ditadura militar: os jornais como ferramenta pedagógica na Residência Pedagógica – p.121
Gabriel Felipini Afonso; Gustavo Silva de Souza; Fábio Paride Pallotta; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Luizangela Petrillo Padovez Rays

A arte e sua interdisciplinaridade: uma experiência entre o remoto e o presencial no programa Residência Pedagógica – p.128
Gabriela Muniz Cardoso; Tainá Cristina Barbosa dos Santos; Venus Silva de Santana; Maristella Pinheiro Cavini; Valéria Biondo; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva.

A importância da tecnologia no período de Residência Pedagógica durante a pandemia Covid-19 – p.135
Julia Kaufman; Lavínia Fakih da Silva; Raquel Augusta Lima; Maristella Pinheiro Cavini; Valéria Biondo; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva.

Dificuldades, superações e aprendizados na realização do programa Residência Pedagógica durante a pandemia – p. 142
Bárbara Borelli Pires; Carlos Henrique Merli de Oliveira; Eduardo Augusto Pastri; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva; Valéria Biondo; Maristella Pinheiro Cavini.

Ferramentas digitais e sala de aula: uma análise do engajamento dos estudantes no Residência Pedagógica – p. 148
Júlia Rocha Tarcinalli; Maria Luiza Rodrigues Garcia; Maristella Pinheiro Cavini; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva; Valéria Biondo.

O Instagram como estratégia pedagógica no Residência Pedagógica: processo de organização e postagens – p. 157
Bruna Gabriela Alves Vieria; Giovana Cristina da Silva; Luara Ferrarezi; Maristella Pinheiro Cavini; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva; Valéria Biondo.

Os Podcasts e suas aplicações no ensino: um relato de experiência do programa de Residência Pedagógica – p.164
Laureen Costa Rocha Scarelli; Letícia Zafred Paiva; Mirele Giacomini; Valéria Biondo; Maristella Pinheiro Cavini; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva.

Podcast: um recurso essencial para o ensino durante a pandemia no Residência Pedagógica – p.170
Isabela Scarelli Domingues; Jedaias de Lima Ferraz; Rodolpho Antônio Rufino; Rose Aparecida da Silva; Maristella Pinheiro Cavini; Valéria Biondo.

A importância do gênero textual conto no processo de ensino-aprendizagem vivenciado no programa Residência Pedagógica – p.175
Sandra Regina Valim Rossi; Alexandre de Oliveira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro;
Juliana Xavier de Oliveira.

Aprendizagem de forma lúdica: como os jogos de matemática podem contribuir no processo ensino-aprendizagem – p.184
Letícia Marcussi Martins, Alexandre Oliveira, Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro, Juliana Xavier de Oliveira, Sara Batista dos Santos.

Desafios e experiências da Residencia Pedagógica no ensino remoto – p.191
Laís Vieira Rodrighero Câmara; Alexandre de Oliveira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Juliana Xavier de Oliveira.

Diferentes estratégias para o processo de ensino e aprendizagem – p.197
Beatriz Padilha da Silva; Daniela Lumi Baba; Isabela Geglio Baraldi; Alexandre de Oliveira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro.

O papel da tecnologia na aprendizagem – p.203
Bruna Leite Daniel; Letícia Amélia Baptista Fernandes; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Alexandre de Oliveira.

Relato da Residência Pedagógica em contexto pandêmico – p.209
Bruna Tavares Morgado; Ana Flávia Correia da Silva, Alexandre de Oliveira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro.

Residência Pedagógica e as adaptações necessárias diante de um cenário pandêmico: dilemas e possibilidades enfrentados por professores e residentes – p.215
Gabriella Batista de Melo; Thalita Tomazini da Silva; Lorena Mendes Guimarães Damaceno; Alexandre de Oliveira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro; Sara Batista; Juliana Xavier.

Residência Pedagógica: os desafios encontrados no período pandêmico no século XXI– p. 220
Marinara Carolina Serafim; Mileidy Lúcia Trovelli; Sara Batista dos Santos; Alexandre Oliveira; Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro.

Edições Anteriores

n.2 (2019)
n.1 (2018)

ENDEREÇO DE CONTATO

UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Área de Ciências Exatas, Humanas e Sociais 
Telefone: (14) 2107-7000 / 7255
www.unisagrado.edu.br 

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro