Facebook Pixel Fallback

Anais - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

EDIÇÃO: n.2 (2019)

ISSN: 2675-7915

A história local de Bauru e região sob a luz da história do cotidiano no final do século XIX - p.1
Ana Laura Daipré; Leticia Nayelle Higino Costa; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

A importância da leitura no processo de alfabetização para uma Aprendizagem Significativa: desafios e contribuições do Programa Residência Pedagógica - p.7
Jonathan de Souza Sena; Pennelope Marques Santana Paiva; Sabrina Miranda de Jesus; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana Xavier; Natália Del Bosque Peres Couto

A importância de trabalhar a identidade étnica e cultural de estudantes Do Ensino Fundamental I - p.12
Amanda Rodrigues Ferreira; Alexandre Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Natália Del Bosque Peres

A importância do resgate cultural das cantigas brasileiras no desenvolvimento infantil e sua transposição didática - p.17
Ingrid Bonilha de Mattos; Lorena Mendes Guimarães; Tatiane Andreia Leodoro Martins; Leila Maria Gumushian Felipini; Wilza Carla Vilani Saraiva

Construção do texto dissertativo: a importância do conhecimento prévio e a necessidade de se romper com as fronteiras disciplinares - p.21
Laureen Costa Rocha Scarelli; Letícia Zafred Paiva1; Leila Maria Gumushian Felipini; Maria Estela Ribeiro Bonafim

Contribuições do Programa Residência pedagógia na formação incial de alunos do ensino fundamental público - p.26
Juliana Takeshita Meira;Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto

Ensino de gêneros textuais por meio da proposta de metodologias ativas no programa residência pedagógica de letras-língua portuguesa - p.30
Laura Di Bacchi Zucchi; Tiago Gamba Bernardi; Patrícia Viana Belam

Ensino de história local e estilo art déco: influências romanas nas construções bauruenses - p.34
Taynara Zulato Rosa;Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Entre o lúdico e o real - uma experiência de RPG com alunos do 7º ano em história - p.39
Daniel Oliveira Souza; William Henrique dos Reis Carneiro; Flávia S. Arielo; Lourdes M. G. Conde Feitosa.

Esquerda e Direita na Política Nacional e Municipal - p.44
Arthur Guimarães de Oliveira Castro, Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Estudo acerca da ditadura militar em Bauru e análise histórica sobre a presença dos Kaingangs no Centro Oeste Paulista ¬- p.50
Julia Costa; Renata Bazzo Francisco; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Experiências no Programa de Residência Pedagógica com ênfase em atividades de alfabetização e letramento para o ensino fundamental I - p.55
Beatriz de Mattos Jardim; Paula Elaiza Falcão Rosa de Almeida; Tainara Camila Giangarelli; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana Xavier de Oliveira; Natália Del Bosque Peres Couto

Gêneros textuais e musicalização: o processo de aprendizagem dinâmica e significativa - p.60
Gabriella Batista de Melo; Lorena Mendes Guimarães; Marinara Carolina Serafim; Thalita Tomazini da Silva; Leila Maria Gumushian Felipini; Wilza Carla Vilani Saraiva

História local: Bauru, uma história sem limites - p.64
Wander Alexandre Araújo Miranda; Willian Felipe Severino; Lucas Manoel Gonçalves; Flávia Santos Arielo; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa

História local como possibilidade em sala de aula: relato de experiência No Programa Institucional Residência Pedagógica - p.69
Dandara Gabriele da Cruz; Fabrício Banzatto Locatelli; Nathália Zanette Ferreira; Flávia Santos Arielo; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa

História Local e Fontes Históricas: A aplicação docente da urbanização da cidade de Bauru em turmas de Ensino Fundamental II e Médio - p.74
Mariane Terada Bertuzzo; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Santos Arielo

História local e imigração no final do século XIX e começo do século XX - p.79
Felipe Phoizer Fernandes de Paula; Ricardo de Siqueira Sturion; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Santos Arielo

História local e regional: uma aproximação do conteúdo didático com o cotidiano dos alunos da Educação Básica - p.84
Miguel Brandão Martinez; Rafaela Tonetti Jacques; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Santos Arielo

História oral em sala de aula: Bauru através da perspectiva de idosos da casa de repouso vila vicentina ¬- p.89
Giovanna Antunes Lopes da Silva; Jefferson Luiz da Silva; Marcos Paulo de Souza; Lourdes M. G. Conde Feitosa; Flavia Santos Arielo

História regional de Bauru e seus monumentos: desde os indígenas e suas terras até a Democracia - p.94
Lucas Webster Ferreira Pinheiro; Raphael Medeiros Batista; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Influências ideológicas e fontes patrimoniais na cidade de Bauru - fontes ao nosso redor e a história regional: práticas de um subprojeto do Pibid História - UNISAGRADO - p.99
Gabriel Felipini Afonso; Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Santos Arielo

O ensino da história regional de Bauru: o uso de fontes imagéticas e orais na sala de aula - p.104
Laís Prestes Redondo; Marco Antônio de Morais Júnior; Rodrigo Galo Quintino; Lourdes M. G. Conde Feitosa; Flávia dos Santos Arielo

O ensino de gêneros textuais na formação de alunos do Ensino Médio - p.110
Carolina Quinelato Correia1; Mayara Silva Soares; Maria Estela Ribeiro Bonafim; Leila Maria Gumushian Felipini.

O ensino de gêneros textuais no ensino médio: práticas de escrita - p.114
Isabela Scarelli Domingues; Jedaias de Lima Ferraz; Leila Maria Felipini Gumushian; Estela Bonafim

O estágio supervisionado na formação docente através do programa residência pedagógica - p.118
Mariana Ferraz; Patrícia Viana Belam

O estudo das grandes guerras e seus reflexos sobre Bauru e Região - p.123
Gustavo Silva de Souza; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

O lugar do estudante na história local: Bauru e a E.E. Stela Machado ¬- p.127
Vinícius Carvalho; Ygor Yuji Utida Porto;Roger Marcelo Martins Gomes; Flávia Santos Arielo

O uso de mapas para representar o interior paulista no século XIX - p.133
Luiz Marcelo da Silva Pinto; Maria Eduarda Lis de Paula Coimbra; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

Os desafios e a importância de trabalhar história local em Escolas Públicas - p.138
George Washington de Castro; Matheus Marchi; Renã Peres dos Santos; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa Flávia Santos Arielo

Pibid Multidiciplinar: expandindo o repertório cultural por meio da teoria, prática e Alfabetização - p.143
Mileidy Lúcia Trovelli; Maria Júlia de Oliveira Cordeiro;Leila Maria Gumushian Felipini; Wilza Carla Vilani Saraiva

Pibid multidisciplinar: a importância do PIBID na formação de pedagogos - p.147
Letícia Lipú Bighetti; Talyta Cristina Pereira dos Santos; Leila Maria Gumushian Felipini; Wilza Carla Vilani Saraiva

Pibid Multidisciplinar: a mediação nas primeiras experiências na sala de aula através do lúdico - p.151
Karen Cirino Rocha; Vitória Gonçalves de Jesus Silveira;Leila Maria Gumushian Felipini

Pibid Multidisciplinar: a Vivência do processo de ensino-aprendizagem na prática - p.154
Isabela Geglio Baraldi; Tainara Silva Braga; Leila Maria Gumushian Felipini; Wilza Carla Vilani Saraiva

Pibid Multidisciplinar: elaboração e encenação do texto dramático como forma de incentivo à produção textual e ao trabalho em grupo - p.158
Júlia Rocha Tarcinalli; Mirele Giacomini; Leila Maria Gumushian Felipini; Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães

Pibid multidisciplinar: Gêneros textuais e consciência fonológica nos anos iniciais - p.162
Ana Laura Rodrigues Fermino; Mayeli Elizama da Silva Santos; Leila Maria Gumushian Felipini; Wilza Carla Vilane Saraiva

Pibid multidisciplinar: o ensino dos gêneros textuais contextualizados - p.167
Bárbara Borelli Pires; Nicoli Miwa Uehara; Leila Maria Gumushian Felipini; Maria Estela Bonafim

Pibid multidisciplinar: Um trabalho com a valorização da poesia - p.170
Thalita Larissa Antonio; Leila Maria Gumushian Felipini; Vinícius Gustavo Pinheiro Guimaraes

Possibilidades de ensino por meio da ludicidade na Escola Pública de Educação Básica - p.174
Bruna Aparecida Neves; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Viviane Rodrigues dos Santos

Práticas do ensino de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental - p.178
Gabriela Cristina Pinto Prado; Graziele Costa Viana; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana de Oliveira Barbosa Corrêa

Programa Residência Pedagógica de Letras-Língua Portuguesa: role-playing game pedagógico como metodologia ativa para o fortalecimento dos conteúdos do Ensino Fundamental II - p.184
Mayara Santos de Souza Peixoto; Wesley Diniz Pereira; Ana Paula Dias;Patrícia Viana Belam

Projeto residência pedagógica: uma viagem pelo fundo do mar - p.190
Ariane Carlos Torneiro; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana de Oliveira Barbosa Corrêa

Promoção da inclusão por meio do ensino de libras para alunos ouvintes do sexto ano da E.E. José Viranda - p.195
Ana Luíza Murça Marianno; Cinthia Gabriele Eufrosina Meira; Milena Meireles Pintor; Patrícia Viana Belam

Redescobrindo a história: experiências com a história local no Ensino Fundamental - p.202
Ana Elisa Lara Paulino; Bruno Vinícius Gomes Pereira; Rafaela Aline Severino Ladeira; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Relato de duas alunas bolsistas desde o PIBID até a Residência Pedagógica - p.208
Paloma Viotto Galvão; Ana Laura Juliano Fanini; Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: paranorma sobre o trabalho desenvolvido durante três semestres - p.217
Bianca Lais da Silva; Carlos Vinícius Olímpio; Karina Batista Domingues Sarzi

Residência Pedagógica: ensino de português e matemática com alunos do 1º ano do ensino fundamental com atividades lúdicas - p.222
Beatriz Ribeiro Peixoto; Alexandre Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana Xavier de Oliveira

Residência Pedagógica: experiências construídas durante o programa - p.226
Évellin Tamara Piovezana; Gabriele Barbosa da Silva; Harumi Makida dos Santos; Dra. Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: experiências no ensino de língua portuguesa no 6º ano do Ensino Fundamental - p.232
Bianca Andrade de Moraes; Kelrin Caroline Lucier; Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: subprojeto de língua portuguesa - p.236
Amanda Salimon; Cinthia Gabriele Eufrosina Meira; Paloma Viotto Galvão; Patrícia Viana Belam

Retrospectiva PIBID: ensinamentos e contribuições - p.242
Amanda Capelli Florindo; Matheus da Costa Marques Pollini; Leila Maria Gumshian Felipini; Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães

Subprojeto de língua portuguesa do programa Residência Pedagógica: o ensino por meio da expressão artística e das metodologias ativas - p.245
Amanda Salimon; Ingrid Graziela de Freitas Santana Cesário; Karina do Carmo Garcia; Lívia Maria Marques Silva; Mariana Flório Fenerich; Nádia Correa Naboa; Patrícia Viana Belam

Um relato sobre história local no ensino fundamental da Emef Santa Maria em Bauru - p.251
Giovana Varella Fagundes; Guilherme Dias Foganholo;Flávia Santos Arielo; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa

Redescobrindo a história: experiências com a história local no Ensino Fundamental - p.257
Ana Elisa Lara Paulino; Bruno Vinícius Gomes Pereira; Rafaela Aline Severino Ladeira; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Residência Pedagógica: O uso das fontes iconográficas no ensino de História Local - p.263
Lucas Bueno de Mira; Maynara Zhandyra Krage de Abreu;Lourdes M. G. Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Edições Anteriores

n.1 (2018)

ENDEREÇO DE CONTATO

UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Área de Ciências Exatas e Aplicadas 
Telefone: (14) 2107-7000 / 7327 / 7195
www.unisagrado.edu.br 

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro