Via Sacra da USC já é na próxima semana

Tradicional espetáculo teatral será apresentado nos dias 21,22 e 23 de março, às 20h30 no Auditório João Paulo II

O espetáculo “Fonte de vida a jorrar” retratará os últimos passos de Jesus Cristo, contemplando o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

A Universidade do Sagrado Coração (USC) apresentará nos dias 21,22 e 23 de março sua tradicional Via Sacra, encenada pelos estudantes do curso de Educação Artística – Artes Cênicas. Nesta edição, o espetáculo “Fonte de vida a jorrar” retratará os últimos passos de Jesus Cristo, contemplando o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, proposta pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), em consonância com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o período da quaresma da Igreja Católica.

Para a Via Sacra, a proposta de 2016 foi aliar a disciplina “Teatro de Animação”, ministrada pela Prof.ª Esp. Giovana Gobeth, com o desenvolvimento do espetáculo. A elaboração da Via Sacra ocorre por meio de pesquisas do Teatro de Sombra, montagem com funções e atribuições bem definidas, como confecções de adereços, figurinos, sonoplastia, maquiagem, adaptação textual, composição musical, direção e etc. A peça também conta com esculturas sacras do artista plástico Victor Brecheret, intituladas “Via Crucis”, que são a base da pesquisa. A partir desta obra, os estudantes reproduzem as esculturas com o próprio corpo durante a abertura do espetáculo.

Outro ponto importante que norteia as pesquisas é o próprio tema da Campanha da Fraternidade, que faz um alerta às questões ambientais do planeta, desta forma, a água e a Terra são levadas para o palco por meio de símbolos que se transformam em imagem e poesia, unindo sensibilidade às técnicas do teatro de animação, pesquisas de personagens bíblicos e aprofundamento no tema da CF 2016.

A censura do espetáculo é 12 anos.

Solidariedade!

Neste ano, para assistir à encenação, será necessário realizar a retirada prévia do convite, doando 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade assistencial bauruense. A doação poderá ser feita na Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária nesta sexta-feira (18), das 14h às 21h, ou nos dias 21,22 e 23, das 14h às 17h. São limitados dois convites por pessoa.

Texto: Giovana Gobeth

Adaptação de texto e direção: Letícia Ravanini

Orientação geral: Giovana Gobeth

Figurino e adereço: Lucas Toddy Sacoman

Produção: Prof.ª M.ª Marly Bonome e Lucas Toddy Sacoman

Assistente de produção: Lunara Polioni, Gislaine Carolina, Renata Ortiz e Armando Ramos

Sonoplastia: Letícia Ravanini

Lunara Polioni

Isaias Gama

Serviço

A tradicional Via Sacra da USC será nos dias 21,22 e 23 de março (segunda, terça e quarta-feira), às 20h30, no Auditório João Paulo II.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/via-sacra-da-usc-ja-e-na-proxima-semana