USC realizou treinamento presencial para uso do Portal de Periódicos

Estudantes dos programas de Mestrado e Doutorado aprenderam sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis dentro do portal da CAPES

Entre os dias 8 e 17 de março, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou treinamento presencial para o uso do Portal de Periódicos, da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), para estudantes dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade.

Os treinamentos foram ministrados pela coordenadora da Biblioteca da USC, Prof.ª M.ª Ir. Ana Cristina Távora de Albuquerque Lopes e pela bibliotecária Valquíria de Cássia Tavares, aos pós-graduandos dos programas de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, Fisioterapia, Odontologia (Áreas de concentração: Ortodontia e Saúde Coletiva), Biologia Oral (Áreas de concentração: Biologia Oral, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantologia) e Doutorado em Biologia Oral.

Na ocasião, os pesquisadores aprenderam sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis dentro do Portal de Periódicos. “O objetivo dos treinamentos foi aproximar os estudantes e docentes desta importante ferramenta de estudo e pesquisa que é o Portal Capes. Diversos conteúdos não estão disponíveis gratuitamente para download, se forem buscados fora do Portal Capes, tal como acontece, por exemplo, se a consulta for feita diretamente na base de dados Pubmed/MEDLINE, que é muito utilizada na área da saúde. Porém, se um usuário acessa o Pubmed/MEDLINE dentro do Portal Capes, pela rede de internet da USC, a Capes identifica o acesso de um usuário da Universidade e direciona-o para esta base de dados, permitindo o acesso gratuito a muitos conteúdos que, fora do Portal, não são s. Por isso, vale a pena conhecer todas as possibilidades do Portal Capes e os conteúdos acessíveis gratuitamente a todos os estudantes e professores da USC", ressalta a Irmã Ana Cristina.

A cirurgiã dentista Claudia Akemi Nacamura é doutoranda em Biologia Oral pela Universidade e revela que além de contemplar todas as áreas de conhecimento, no Portal da CAPES há uma riqueza de conteúdo didático. “O Portal fornece acesso a artigos que teríamos que pagar ou não teríamos como acessar, facilitando o desenvolvimento de pesquisas”, diz.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral, Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos, revela que o portal é de fácil acesso e navegação e dispõe também de treinamento on-line para que o estudante faça o melhor uso. “No Portal há a possibilidade de realizar busca em várias bases de dados em um só domínio, otimizando o tempo despendido para realização da pesquisa. Além disso, permite que o usuário receba notificações em sua conta de e-mail sobre publicações relacionadas à sua pesquisa, mantendo-o sempre atualizado”, completa.

Mais sobre o Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Tem um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-realizou-treinamento-presencial-para-uso-do-portal-de-periodicos