USC desenvolve Projeto de Extensão com mulheres que passaram por tratamento contra o câncer de mama

No mês dedicado à prevenção e combate deste tipo de doença, pelo movimento Outubro Rosa, a Universidade mostra o projeto que é desenvolvido há seis anos no pós-operatório do câncer de mama e em sua prevenção

Outubro é o mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, mais conhecido como movimento Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades por meio da sensibilização. O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação no Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama e hoje é reconhecido internacionalmente.

A Universidade do Sagrado Coração (USC), também atenta a estas ações, participa estimulando as mulheres que frequentam a Instituição como estudantes, professoras, visitantes e usuárias de algum ambiente a participarem deste movimento. No entanto, também desenvolve ao longo do ano um Projeto de Extensão que busca, não somente a promoção e prevenção do câncer de mama, mas também a assistência na fase pós- operatória. O Projeto “Qualidade de vida após câncer de mama”, sob coordenação da Profª Dra. Marta Helena Souza De Conti, é composto de atividades de extensão inseridas na área da saúde, com objetivo de promoção à saúde, prevenção das morbidades advindas dos tratamentos para câncer de mama.

O “Qualidade de vida após câncer de mama” enfoca atividades educativas (palestras, oficinas e debates) e aplicação de protocolo de tratamentos específicos para a fase pós-operatória. As atividades propostas são realizadas por estudantes do curso de Fisioterapia e Biomedicina, permitindo a interdisciplinaridade e promovendo atividades de promoção à saúde, prevenção e reabilitação das morbidades advindas dos tratamentos para o câncer de mama, Discussão sobre o enfrentamento das sequelas no pós-operatório e protocolo de tratamentos em grupo específicos para a fase pós-operatória, que inclui exercícios respiratórios, exercícios metabólicos para as extremidades, exercícios ativos para membros superiores, orientações posturais e em atividades de vida diária.

O Projeto de Extensão é aberto para todas as mulheres que tenham passado pelo câncer de mama e estão em fase pós-operatória. As interessadas poderão entrar As interessadas poderão entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia da USC pelo telefone (14)2107-7056. Os encontros são realizados toda quinta-feira, das 7h30 às 9h.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-desenvolve-projeto-de-extensao-com-mulheres-que-passaram-por-tratamento-contra-o-cancer-de-mama