Universidade do Sagrado Coração concede título “Doutora Honoris Causa” à Madre Mary Clare Millea

O título é a distinção máxima prevista no estatuto da USC e foi concedido à Superiora Geral do IASCJ por seu trabalho apostólico e missionário em obras educacionais, de saúde e promoção humana

Na tarde desta quarta-feira (21), a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou cerimônia de outorga do título “Doutora Honoris Causa” à Madre Mary Clare Millea, Superiora Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), instituição mantenedora da USC e de outros dois colégios, uma creche e um centro socioeducativo em Bauru.

A cerimônia foi presidida pela Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora e contou com a presença da Prof.ª M.ª Irmã Miriam Cunha Sobrinha, Chanceler da USC e Superiora da Província de São Paulo do IASCJ e equipe diretiva da Universidade: Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, Vice-Reitora e Pró-Reitora Acadêmica; Prof.ª M.ª Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária; Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Périco, Pró-Reitora Administrativa; Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Prof.ª Dra. Gesiane Monteiro Branco Folkis, Secretária geral da USC; Prof.ª Dra. Leila Maria Vieira, Diretora do Centro de Ciências da Saúde; Prof.ª M.ª Eveline Ignácio da Silva Marques, Diretora do Centro de Ciências Humanas; Prof.ª M.ª Daniela Luchei, Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas.

Também compôs a mesa de honra, o Bispo Diocesano de Bauru, Dom Frei Caetano Ferrari. Irmã Cornélia Marcazzan, Ecônoma Geral; Irmã Lourdes Cestonaro, Superiora da Província do Paraná; Irmã Teresinha Teixeira da Silva, Superiora da Vice-Província Centro-Norte do Brasil; Irmã Márcia Cidreira, Vice- Superiora da Província de São Paulo; Prof.ª Dra. Irmã Adelir Weber, Ecônoma da Província de São Paulo; Irmã Maria Josefina Suzin, secretária da Província de São Paulo, Irmã Marines Costa, conselheira da Província de São Paulo e irmãs apóstolas convidadas deram a honra de suas presenças, assim como coordenadores da graduação e pós-graduação, professores, funcionários e comunidade de Bauru e região prestigiaram o momento.

O título Doutor Honoris Causa é a distinção máxima prevista no estatuto da USC, buscando homenagear as pessoas que enriqueceram a vida social e cultural da comunidade com importantes contribuições. Como o próprio nome diz, Honoris Causa significa “por causa de honra” e pode ser concedido para pessoas que se destacaram em áreas como artes, letras ou promovem a paz e se preocupam com problemas humanos.

O reconhecimento de Madre Mary Clare Millea vem ao encontro de seu trabalho apostólico e missionário. Também enaltece sua brilhante e sólida carreira acadêmica, sendo possuidora de duas graduações (Pedagogia e Psicologia), dois Mestrados (Psicologia e Direito Canônico) e um Doutorado (Direito Canônico). Ao mesmo tempo, destaca-se o trabalho profissional junto às pessoas com necessidades especiais da importante Clelian Heights School, escola internacionalmente conhecida pela atuação de inclusão social. Também é grande incentivadora da missão da Universidade incentivando os trabalhos e investigações em prol do bem estar da Sociedade e da procura da verdade que é o próprio Cristo.

Durante a cerimônia, a Reitora da USC, Irmã Susana, agradeceu à Madre Mary Clare Millea pelas importantes obras realizadas e coordenadas por ela. “São muitos os méritos pessoais da senhora Madre Clare, que dá continuidade ao trabalho e missão de nossa querida Madre Clélia Merloni (fundadora do IASCJ), guiando e orientando um enorme contingente formado por Apóstolas e leigos, que fazem a diferença no mundo por meio da Evangelização, tornando o Coração de Jesus mais conhecido e amado. Além da doação de sua vida ao serviço missionário e a vivência da fé, com sua dedicação à vida acadêmica, a senhora estimula toda academia a buscar o significado nas ciências e no progresso tecnológico para o bem da sociedade”, disse durante seu discurso.

A Prof.ª M.ª Irmã Miriam Cunha Sobrinha, Chanceler da USC, evidenciou três palavras que expressam os sentimentos vividos por todos na tarde desta quarta-feira. “Alegria, gratidão e reconhecimento são sentimentos muito vivos neste momento. Alegria de tê-la mais uma vez entre nós, gratidão por sua presença materna, firme e corajosa em nosso Instituto e reconhecimento por todo bem realizado ao longo do seu governo e, em especial, em nossa Província e nesta obra que hoje a acolhe”, enalteceu durante seu discurso.

Agradecida e emocionada pelo título de “Doutora Honoris Causa”, Madre Mary Clare Millea salientou que este é o momento para novos projetos e missões. “Receber este título me faz lançar em águas mais profundas, no abismo do Amor do Coração de nosso Deus. É saber que a graça divina nos sustenta e nos impulsiona a levar a Boa Nova do Evangelho a quem está nas periferias existenciais de nossas comunidades. É reconhecer no pobre, não só financeiramente, a carne de Cristo, como diz nosso Papa Francisco, e transformar sua realidade”, disse.

A cerimônia também contou com uma homenagem à Irmã Cornélia Marcazzan, Ecônoma Geral do IASCJ.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/universidade-do-sagrado-coracao-concede-titulo-doutora-honoris-causa-a-madre-mary-clare-millea