Sucesso na 2ª Jornada de Biomedicina da USC

Evento trouxe temas atuais da área, como as abordagens proteônicas na pesquisa clínica, Mocroarray e bionanotecnologia

A Universidade Sagrado Coração (USC) realizou, entre os dias 29 e 31 de outubro, a segunda edição da Jornada de Biomedicina. O evento contou com cursos e palestras que trouxeram temas atuais da área, como as abordagens proteônicas na pesquisa clínica, Mocroarray e bionanotecnologia.

A proteônica é uma importante ferramenta no auxílio ao estudo das proteínas expressas em um tipo de tecido ou célula e esta cada vez mais sendo usada para tratar questões biomédicas .Outro importante tema é o Microarray, uma ferramenta da Biologia Molecular que tem como principal função medir os níveis de expressão de milhares transcritos simultaneamente. A tecnologia dos microarrays tem impulsionado de maneira importante as pesquisas na área da genômica funcional dos diferentes organismos, incluindo situações fisiológicas e patológicas, além de contribuir na busca de tratamentos e descobertas de novos tipos de doenças e prognosticar ou diagnosticar  aquelas cuja expressão genética é conhecida.

Por fim, a bionanotecnologia também foi apresentada durante a Jornada de Biomedicina, por se tratar de uma área da ciência que manipula e estuda o desenvolvimento de organismos vivos e a tecnologia de partículas. Na indústria biomédica já existem diversos produtos baseados em nanoestruturas, como suplementos alimentares, medicamentos, kits de autodiagnostico, materiais para regeneração de ossos e tecidos, membranas seletivas (para remoção de contaminantes ou sal da água, novas possibilidades de reciclagem), detectores de agentes químicos e orgânicos, circuitos eletrônicos mais eficientes, sistemas de observação miniaturizados, tecidos mais leves etc.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/sucesso-na-2a-jornada-de-biomedicina-da-usc