Facebook Pixel Fallback

Filósofo Dr. Luiz Felipe Pondé é o convidado especial da live desta quarta-feira (17)

Mediada pela docente Dr.ª Flávia Santos Arielo, a transmissão abordará o tema "Ética em tempos de pandemia: há algo de novo?"




O UNISAGRADO promove no dia 17 de junho, às 15h uma transmissão ao vivo no seu Instagram (unisagrado_oficial) com o tema "Ética em tempos de pandemia: há algo de novo?", que contará com a participação especial do filósofo Dr. Luiz Felipe Pondé, um dos mais respeitados pensadores contemporâneos do Brasil. A mediação e apresentação ficará por conta da docente do UNISAGRADO, Dr.ª Flávia Santos Arielo 

Refletindo acerca do período de isolamento social, da pandemia do Coronavírus e da crise em diversos âmbitos, a live tem o objetivo de discutir como este momento interfere no comportamento moral e ético das pessoas. Os conceitos filosóficos de ética e moral são distintos na teoria, mas funcionam da mesma forma na prática: ambos falam sobre quem nós somos como humanos e como nos comportamos diante das adversidades da vida. São aqueles questionamentos básicos que todo o ser humano pode ter um dia, como – o que fazer, como fazer, quais decisões tomar, como escolher aquilo que é melhor para mim, para o próximo e para o mundo em que vivo – isto é, em tempos "normais".  

A docente e mediadora da live, aponta alguns dos assuntos que serão abordados durante a transmissão ao vivo e como são importantes não só para os profissionais da área da Educação, mas para outros públicos. "Que vivemos em tempos difíceis, isso todos sabemos – muito bem e na prática. Mas, quanto dessa dificuldade vem impactando o nosso comportamento ético e moral? Será que mudamos nossas atitudes e escolhas durante a pandemia?  Isso tem nos tornado pessoas melhores ou piores? Pandemia, crise política e democrática no Brasil, comportamento humano... são esses alguns dos assuntos que abordaremos na live, tocando em pontos importantes para todos os estudantes e funcionários do UNISAGRADO, afinal, de um jeito ou de outro, estamos todos no mesmo barco, procurando por alívio e respostas em tempos de crise e confusão.", expõe.   

Pondé foi convidado pela docente que participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, no qual o filósofo coordena, por conta de todo o seu estudo e importância como pesquisador nos tempos atuais. Em seus mais de vinte livros e inúmeras colunas no jornal Folha de São Paulo, o filósofo  aborda temas como a insuficiência humana, os ressentimentos no mundo contemporâneo,  a importância da religião, a crise da democracia, a beleza, entre outros que se conectam ao comportamento do homem e à busca por sentido. Sobre a temática especificamente abordada na live, o convidado comenta. "Arriscaria dizer que um grande desafio espiritual pós-pandemia será não sucumbir ao niilismo mais uma vez", pontua.  

Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé 

Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marburg, professor e pesquisador convidado (2002 e 2003) - University Of Tel Aviv, pesquisador (2007 a 2010) - Universite de Paris VIII, pesquisador (1994 a 1996) - Universidad de Sevilla, professor convidado (2005) e colunista exclusivo do Jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/Pós-modernidade e epistemologia. 

Dr.ª Flavia Santos Arielo  

Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé. 

Serviço  

A transmissão ao vivo com o tema "Ética em tempos de pandemia: há algo de novo?" será realizada através do Instagram do UNISAGRADO (unisagrado_oficial) no dia 17 de junho, às 15h com a participação do Filósofo Dr. Luiz Felipe Pondé e mediação da docente Dr.ª Flávia Santos Arielo 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9813-filosofo-dr-luiz-felipe-ponde-e-o-convidado-e.html
Tags: UNISAGRADO, Live, Instagram, Ética, Moral, Pondé


Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro