UNISAGRADO celebra os 100 anos de nascimento de sua fundadora

Irmã Arminda Sbríssia, Apóstola do Sagrado Coração, foi a primeira diretora da FAFIL, atual UNISAGRADO

O UNISAGRADO comemora neste domingo (14) os 100 anos de nascimento de sua fundadora, Irmã Arminda Sbríssia. A religiosa projetou e consolidou a constituição física, jurídica e institucional da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração (FAFIL), atual UNISAGRADO, que foi inaugurada em 1953 sendo a Instituição de Ensino Superior (IES) pioneira no interior de São Paulo, com os cursos de Letras, Pedagogia, Geografia e História.

Nascida em 14 de junho de 1920 em Piraquara, no Estado do Paraná, Irmã Arminda recebeu o nome de batismo de Itália Sbríssia de seus pais Ferdinando e Arminda, um casal humilde com seis filhos. Foi alfabetizada aos 06 anos, teve uma infância voltada às brincadeiras e aos estudos e era considerada pelos seus pais como uma menina muito inteligente e segura do que queria, de tal modo que aos 10 anos pediu para ser religiosa. Uma forte influência em sua vida religiosa foi a tia por parte de pai, Irmã Lúcia.

Itália Sbrissia ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) em 1935 e em 1940 pronunciou os votos religiosos. Tornou-se professora em 1941, já em 1945 graduou-se em Letras Neolatina, em 1946 em Ciências Religiosas pelo Sedes em Sapientiae – SP e em 1948 habilitou-se em Orientação Educacional na USP, além de diversos cursos realizados na Itália e outras atividades intelectuais e acadêmicas. Irmã Arminda, foi a primeira diretora da FAFIL, atual UNISAGRADO e faleceu em 12 de abril de 1965.

As transformações acadêmicas, o aperfeiçoamento das estruturas e o sucesso da IES ao longo dos anos teve grande contribuição do espírito missionário e de amor ao Sagrado Coração de Jesus presente na missão de Irmã Arminda Sbríssia. Espírito prático e positivo, Apóstola lutadora e obstinada diante de um alvo a conquistar, uniu a energia para um ensino dentro dos mais altos padrões de competência humana e profissional. A Reitora do UNISAGRADO, Prof.ª Dr.ª Irmã Vânia Cristina de Oliveira ressalta a gratidão e alegria em comemorar os 100 anos do nascimento da fundadora da Instituição. "Celebrar o centenário de nascimento de Ir. Arminda Sbríssia é cultivar a memória grata pela trajetória desta Apóstola tão apaixonada pelo Coração de Jesus e dedicada à causa da educação", expõe.

A Reitora destaca ainda alguns relatos de religiosas que tiveram contato direto com a Irmã Arminda. "Sei que ela era muito caridosa e fiel à sua vocação religiosa, disponível e sempre pronta a ouvir. Entusiasta e atenta à realidade, sempre indicava para os novos estudantes o caminho mais apropriado a seguir. Escutava com muita atenção quem a procurava e sabia enxergar além de seu tempo. Incentivava a formação continuada dos professores, se preocupava com os funcionários, tinha o ideal de educadora cristã bem definido", pontua. Irmã Vânia, menciona também uma frase muito conhecida da fundadora: "Uma construção não começa pela cúpula. A ela chegar-se-á com persistência; mas devem os alicerces ser bem lançados" (Ir. Arminda) e conclui "Hoje, nossa gratidão é expressa como fruto de uma Instituição de Ensino Superior de Excelência, com fundamentos sólidos e capacidade para alçar altos e longos voos. Juntos, sigamos com memória grata, paixão pelo presente e esperança pelo futuro.", ressalta.

Vida Intelectual e Estudos

Em toda sua vida, Irmã Arminda dedicou-se profundamente aos estudos e sua formação. A escrita era um ponto marcante do seu perfil e não se cansava de buscar novos cursos e aprimoramentos:

• 1926 – Início da vida escolar e dedicação aos estudos: Grupo Escolar Manuel Eufrásio – Paraquara/PR
  • 1937 – Ensino Médio – Cafelândia/SP
  • 1942 – Início da Graduação em Línguas Neolatinas: Curso Superior Sedes Sapientiae/SP
  • 1946 – Graduação em Ciências Religiosas – Sedes Sapientiae/SP
  • 1948 – Orientadora Educacional: Habilitação em Orientação Educacional USP
  • 1947-1963 – Realização de cursos, produção de textos e visitas técnicas:
  • 1952 – Cursos na Itália
  • 1958 – Visitas em Instituições de ensino nos Estados Unidos
  • 1960 – Cursos na Itália como bolsista da CAPES
  • 1963 – Projeto para Doutoramento

Vida profissional e Acadêmica

Irmã Arminda teve uma vida profissional intensa. Foi auxiliar de professora, professora, orientadora educacional e Diretora de Faculdade. Uma carreira coroada na realização de seu maior desejo, a fundação da FAFIL em 1953.

• 1937 – Auxiliar de classe no Ginásio em Cafelândia/SP
  • 1941 – Professora (secundário)
  • 1942 – Professora (superior)
  • 1946 – Professora (escolar)
  • 1948 – Orientadora Educacional e Concurso Público para Magistério Secundário
  • 1949 – Aprovada em concurso para a Cátedra de Educação
  • 1951 – Viagem ao Rio de Janeiro para pedido de abertura da Faculdade
  • 1952 – Visita à Itália para adquirir experiências administrativas
  • 1953 – Fundação da FAFIL e cargo de Diretora
  • 1956 – Concurso público para Inspeção de Escola

A cronologia acima faz parte de um estudo da trajetória da Irmã Arminda Sbríssia realizado pelo Coordenador do curso de História do UNISAGRADO, Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, baseado em uma série de documentos históricos e manuscritos do Núcleo de Pesquisa e História do UNISAGRADO "Gabriel Ruiz Pelegrina" - NUPHIS/UNISAGRADO.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9811-unisagrado-celebra-os-100-anos-de-nascimento-.html
Tags: UNISAGRADO, Irmã Arminda Sbríssia, 100 anos, nascimento, fundadora