Curso de Teatro promove Arte com o Projeto "Poéticas de casa"

Com poesias, músicas, peças teatrais ou textos de autoria própria, estudantes levam leveza e alegria por meio de vídeos nas redes sociais digitais

Estudantes Bianca Aparecida de Oliveira e Vítor Gaiotti durante a transmissão do vídeo

O curso de Teatro do UNISAGRADO criou o Projeto "Poéticas de casa", idealizado em parceria entre o coordenador do curso, Prof. Dr. Rafael Resende Marques da Silva e os estudantes do primeiro e segundo ano da Graduação. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as pessoas a percorrer o período da Pandemia do Coronavírus com mais arte, poesia e leveza.

Os estudantes Jussara Aparecida Vicente, Vítor Gaiotti e Bianca Aparecida de Oliveira, são os três que já participaram das ações que contaram com declamação de poesias, músicas, peças teatrais ou textos de autoria própria que serão divulgados em formato de vídeos na página do Facebook Teatro – Unisagrado. Além destes, outros estudantes do primeiro e segundo ano já estão contribuindo com o projeto. Para o coordenador, a arte mais do que nunca está presente neste momento difícil para os brasileiros e para a humanidade. "A arte nos ajuda a superar a solidão, fazer pensar, relembrar momentos inesquecíveis da nossa vida e até mesmo viajar. Os artistas que trabalham com o encontro de pessoas agora estão se reinventando com transmissões ao vivo e usando a internet para continuar fazendo seus ofícios. Decidimos então contribuir parar superar este momento e, os convidados que quiserem participar serão bem-vindos.", expõe.

Oliveira já realizou gravação do seu vídeo, no qual recitou a crônica "Use o Filtro Solar" de Nigel Swatson, e que será divulgado em breve nas redes sociais. "Escolhi essa crônica como forma de levar uma mensagem positiva, assim como, alguns conselhos para a vida das pessoas. Acredito que nesse momento de quarentena, fazer com que chegue na casa das pessoas um pouco da nossa arte é muito importante, pois todos precisamos de palavras amigas, para nos trazer um pouco de paz e alegria!", propõe.

Gaiotti, por sua vez, gravou o vídeo com um poema de autoria própria, intitulado "Não repare na bagunça". A motivação em participar surgiu por acreditar que sendo ator-criado e pesquisador ele tem o dever de colaborar em favor da arte, mostrando que o Teatro está bem vivo. "O poema declamado é um texto que fiz sem pretensão alguma em compartilhar, foi escrito para que pudesse, de alguma forma, tirar uma angústia do peito. Depois de ter lido alguns textos a procura de um para interpretar, achei interessante mostrar uma criação própria, por mais que não tenha sido escrito na quarentena ou enclausurado, ainda é um texto que mostra o trabalho de um ator-criador", esclarece.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9809-curso-de-teatro-promove-arte-com-o-projeto-po.html
Tags: UNISAGRADO, Teatro, Arte, Coronavírus