Estudantes e docentes elaboram cartilhas com orientação da etiqueta respiratória para a Pandemia da COVID-19

O professor Dr. Bruno Martinelli do UNISAGRADO e estudantes de Fisioterapia e Enfermagem integrantes do PET-Saúde participaram da elaboração do conteúdo educativo

Estudantes e docentes do UNISAGRADO e da Universidade de São Paulo – Bauru (USP/Bauru) que integram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde (MS) desde 2019, elaboraram cartilhas educativas de orientação da etiqueta respiratória durante a Pandemia da COVID-19 para diversas profissões e locais. O professor Dr. Bruno Martinelli e as estudantes Maria Gabriela Passos Morroni de Enfermagem, Nicole Temi de Mello e Fernanda Bueno Pilastri de Fisioterapia são os representantes do UNISAGRADO no Programa.

Nos materiais constam uma série de orientações, principalmente no que diz respeito à utilização correta das máscaras, por: profissionais de serviços essenciais; corretores e clientes de imobiliárias; entregadores; funcionários e usuários de serviços de carona; frentistas; garis; profissionais que trabalham com alimentos; porteiros; trabalhadores de supermercados; entre outros. A proposta da ação é informar e orientar a população, especificamente alguns profissionais que lidam diretamente com o público em geral, sobre os cuidados para evitar a contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2.

Para o docente, Dr. Bruno Martinelli, as pessoas que tiverem acesso a esse material poderão se informar, sanar dúvidas e propagar as informações nele contidas. "Ele contribuirá para maior conscientização da situação sanitária em que estamos vivendo e, efetivamente, favorecer aos cumprimentos das recomendações governamentais mundiais e nacionais.". Martinelli destaca, ainda, a importância dos estudantes do UNISAGRADO participarem deste tipo de ação para a vivência profissional. "Os estudantes tem a oportunidade de vivenciar a realidade profissional no seu contexto mais real e prático do sistema de saúde, sobretudo a experiência de conviver com a comunidade e profissionais de diversas áreas da saúde como, também, com estudantes em diferentes períodos da formação acadêmica. Eles têm a possibilidade de identificar fragilidades e propor ações concretas com foco interprofissional.", ressalta.

Cartilhas de orientações específicas para:

Confira o Manual completo CLICANDO AQUI.

PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é uma iniciativa do MS para qualificação dos profissionais da saúde e da formação de estudantes de graduação da área em conjunto com as secretarias de saúde estaduais e municipais. O PET-Saúde visa o fortalecimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e a participação social. Para participar, é necessário ter um projeto aprovado através de edital.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9808-estudantes-e-docentes-elaboram-cartilhas-com-.html
Tags: UNISAGRADO, Cartilha, PET-Saúde, Ministério da Saúde, Coronavírus, COVID-19