Estudante de Design tem fotos publicadas em plataforma de fotografia da Vogue Itália

Matheus Boletti fotografou a estudante de Jornalismo, Ana Cláudia Lima, em projeto fotográfico sobre isolamento social

O estudante do curso de Design do UNISAGRADO, Matheus Henrique Boletti, teve duas fotos de seu projeto fotográfico "Oi, isso é sobre o isolamento social" divulgadas no site da Vogue Itália na última terça-feira (12). Com a participação da estudante de Jornalismo Ana Cláudia Lima, como modelo, as fotografias retratam pensamentos, sentimentos, emoções e estado de espírito, presentes neste momento de pandemia e isolamento social.

A ideia do projeto surgiu da necessidade que Boletti sentia de abordar os sentimentos das pessoas em meio a Pandemia do Coronavírus. "Queria de alguma forma falar sobre isso, me expressar e utilizar esse tempo de forma produtiva, transformando um momento ruim, uma dificuldade, em arte!". A partir daí, o estudante se deparou com um concurso cultural sobre o tema isolamento social, o que o entusiasmou, "com o concurso até me animei, mas no fim não consegui editar as fotos a tempo e não enviei, então continuei trabalhando no projeto para lançar no meu Instagram", pontua.

Boletti, já tinha seu portfólio cadastrado na plataforma de fotografia PhotoVogue e decidiu além da divulgação do projeto no Instagram, enviar também, seu ensaio do isolamento na plataforma. A PhotoVogue conta com a curadoria da equipe de editores de fotos da revista Vogue Itália, no qual fotógrafos do mundo inteiro podem criar seus portfólios para mostrar seu trabalho e ter a oportunidade de participar de exposições e iniciativas internacionais através da agência de Nova York "Art + Commerce", uma das mais prestigiadas do mundo. "Eu acreditei que ficou um trabalho único e tinha chance de ser aprovado. Porém, é muito difícil, pois são selecionados somente os trabalhos que eles acham autênticos e que estão dentro da estética da revista. Todo trabalho que fotografo, que acho válido, eu envio para a curadoria analisar e dessa vez deu certo, eles aprovaram duas fotos!", ressalta.

Cursando o segundo ano da graduação em Design, o fotógrafo recebe o incentivo dos seus docentes e as disciplinas proporcionam novos conhecimentos. "Meus professores me incentivam muito, consigo aplicar métodos do Design dentro do meu trabalho na fotografia e meu repertório artístico e criativo é sempre elevado com disciplinas como a de Direção de Arte", conta.

Convidada como modelo para o Projeto, Lima já estudou moda, fez curso técnico de estilismo, pratica dança, já fez teatro e agora cursa Jornalismo no UNISAGRADO. Além de ser a modelo, participou da parte criativa do ensaio fotográfico. "Tive participação, também, no figurino, juntos entendemos que ele poderia ser mais minimalista com paletas de cores neutras, para que transmitisse os sentimentos que queríamos na foto. Por eu me reconhecer como artista, pois eu danço e já fiz teatro, foi fácil pensar, ainda, nas expressões e nas poses e dar algumas opiniões.", destaca.

Os dois estudantes estão muito felizes e entusiasmados com o reconhecimento do Projeto. Boletti destaca a importância para sua carreira profissional. "É um grande reconhecimento, isso pesa no currículo para um fotógrafo, significa que você carrega uma linguagem própria, que tem um trabalho autêntico. Reflete, ainda, que estou no caminho certo e que muitas portas podem se abrir através disso!", ressalta. Lima lembra, também, das pessoas que se sentiram tocadas com as fotografias. "A gente se envolveu muito com o projeto, queríamos que o nosso trabalho fosse uma forma de demonstrar empatia com cada pessoa que esta passando por essa situação de isolamento. Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento e, principalmente, com o retorno das pessoas que se sentiram tocadas.", conclui.

Confira as fotos do Projeto Fotográfico "Oi, isso é sobre o isolamento social":

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9797-estudante-de-design-tem-fotos-publicadas-em-p.html
Tags: UNISAGRADO, Design, Vogue Itália, Fotografia