Egressa do curso de Biomedicina é aprovada em Programa de Pós Graduação da USP

Formanda em dezembro de 2019, a biomédica Monique Francese, foi aprovada em março no Programa de Pós em Ciências Odontológicas Aplicadas na área de Biologia Oral

A egressa do curso de Biomedicina, Monique Malta Francese, conquistou aprovação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas na área de Biologia Oral (disciplina de Bioquímica) na Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB-USP. Formada em dezembro de 2019, Francese cursará o Programa que tem duração de dois anos.

A comunicação do UNISAGRADO conversou com a biomédica e perguntou sobre a Pós-graduação, suas experiências, o interesse pela área escolhida e algumas dicas. Confira!

UNISAGRADO: Conte pra gente um pouco sobre as atividades que serão desenvolvidas no Programa.

Monique: Durante o programa, irei desenvolver um projeto científico onde testarei o efeito de dentifrícios [pasta de dente] na redução do desgaste dentário erosivo in vitro. Além de elaborar o projeto, cursarei as disciplinas do Programa de Mestrado.

UNISAGRADO: Quanto a processo seletivo, como foi?

Monique: O processo ocorreu em três etapas principais: Prova de Proficiência em Língua Inglesa e Prova dissertativa de Bioquímica. A primeira foi realizada externamente, em uma escola de Língua Inglesa regularmente cadastrada no Sistema TESE Prime, onde respeitando as certificações aceitas no edital e a pontuação mínima exigida de 50 pontos, optei pelo Test of English for Academic and Professional Purposes (TEAP). A segunda etapa foi realizada internamente na FOB, onde realizei uma prova dissertativa sobre o conteúdo de Bioquímica Geral e Bucal. A última etapa incluiu a elaboração do Projeto de Pesquisa.

UNISAGRADO: Por que optou e de onde surgiu o interesse pelo Programa?

Monique: Meu interesse surgiu da experiência de trabalhar com pesquisa científica no UNISAGRADO, onde tive a oportunidade de desenvolver minha Iniciação Científica.

UNISAGRADO: Se você tivesse que dar alguma dica para quem quer ingressar em um Programa de Mestrado, qual seria?

Monique: Primeiramente, aproveitar ao máximo o que o Centro Universitário oferece: Iniciação Científica, Projetos de Extensão, aprimoramentos, congressos, cursos e palestras, pois tudo isso, além de auxiliar na formação como profissional, irá agregar conteúdo para o currículo Lattes, o que pode ser um diferencial em um processo seletivo. Hoje sei que todas as dificuldades enfrentadas foram indispensáveis para atingir meu objetivo e que nada disso seria possível sem a infinita graça de Deus e o apoio da minha família, amigos e professores.

UNISAGRADO: Teria alguma curiosidade em relação a essa conquista?

Monique: Cursei Biomedicina durante a graduação e agora curso Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas, é interessante perceber que mesmo sendo  cursos diferentes, é possível conectar os conhecimentos aprendidos e adquirir novas habilidades. Apesar de ser um desafio, fico feliz em ter a oportunidade de participar de um Programa de Mestrado em uma área tão encantadora como a Odontologia, numa Universidade que é referência. Sinto-me privilegiada e pretendo aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9796-egressa-do-curso-de-biomedicina-e-aprovada-em.html
Tags: UNISAGRADO, Egressos, Biomedicina, Mestrado, USP