Novos pontos de descarte de medicamentos, pilhas e baterias no UNISAGRADO

Foram instalados no dia 06 de março nos Blocos A e J do campus, quatro coletores ecológicos

O UNISAGRADO instalou no campus quatro lixeiras ecológicos para pilhas e baterias e medicamentos vencidos ou em desuso. A medida complementa as já utilizadas lixeiras recicláveis e de resíduos comuns, possibilitando a destinação correta de cada tipo de lixo e contribuindo para a sustentabilidade na Instituição. Os coletores estão localizados em dois pontos: na entrada principal do Bloco A em frente a Biblioteca "Cor Jesu" e ao lado do elevador do bloco J.

No coletor de medicamentos, podem ser descartados os vencidos ou em desuso, sendo eles, pomadas, comprimidos, líquidos ou spray, com exceção de agulhas, seringas ou vidros quebrados. Na outra lixeira podem ser descartadas pilhas e baterias dos mais diversos tipos. Esses objetos quando não descartados em locais corretos são altamente nocivos ao meio ambiente, podendo gerar contaminação do solo e lençóis freáticos, por conterem metais pesados ou componentes químicos em sua composição.

A Pró-Reitora Administrativa, Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Périco esclarece que a iniciativa partiu de uma análise e estudo de viabilidade dos coletores, que detectou a necessidade da instalação das lixeiras especificas. "Observou-se a necessidade de um espaço apropriado para realizar o descarte correto dos materiais como medicamentos, pilhas e baterias, pois, esse coletor diferencia-se dos demais que já possuímos na Instituição, com espaços apropriados para o correto acondicionamento e descarte", expõe.

Após o descarte nas lixeiras ecológicas, o coordenador administrativo da Prefeitura do campus, Guilherme Munhoz Guerreiro, ficará responsável pela coleta e controle semanal do volume recolhido. "Conforme o volume atinja o limite estipulado, entrarei em contato com a empresa certificada em recolher este tipo de material e daremos a destinação correta. Na sequência, a empresa irá nos encaminhar um laudo e certificado que os itens foram descartados adequadamente prezando pelo meio ambiente", explica Guerreiro.

Os pontos de coleta foram escolhidos pelo local de maior fluxo de estudantes, professores e funcionários do UNISAGRADO, além de serem locais de circulação de público externo que, também, pode realizar o descarte correto. "Entendemos que poderíamos ampliar o espaço das lixeiras ecológicas à comunidade interna e externa ao Campus, propiciando assim, o incentivo às pessoas na melhoria contínua em vista da sustentabilidade da nossa casa comum: o Planeta Terra.", ressalta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9729-novos-pontos-de-descarte-de-medicamentos-pilh.html
Tags: UNISAGRADO, Lixeiras Ecológicas, Pilhas, Baterias, Medicamentos, Meio ambiente