Egressos de Psicologia conquistam vaga em Programas de Mestrado e Doutorado

No caminho da carreira acadêmica, Psicólogos formados pelo UNISAGRADO contam um pouco de suas experiências

Michele Carnieto Tozadore e Ariane Vieira de Souza, egressas de Psicologia

Egressos de Psicologia do UNISAGRADO foram aprovados no processo seletivo para o Programa de Mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e no Programa de Doutorado Psicologia do Desenvolvimento na UNESP- BAURU. Ariane Vieira de Souza, Danilo de Paiva Negrão, Gabrielle Pignoli Alvares, Isabella de Oliveira Pascoal, Michele Carnieto Tozadore conquistaram aprovação no Mestrado em Psicologia da UNESP, sendo que a última foi aprovada também no da UFSCar e, Katiúcia Quênia Quiterio de Deus Marquezin, no Doutorado Psicologia do Desenvolvimento na UNESP.

A egressa Tozadore, optou pelo Programa de Mestrado em Psicologia da UFSCar, no qual realizará atividades de pesquisa no Laboratório de Interação Social (LIS) desenvolvendo seu trabalho acerca da comunicação social e tendo como público as crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). "É uma conquista muito grande ser mulher dentro da pesquisa no nosso país. É uma honra levar o nome do nosso curso de Psicologia para tantos lugares!", diz a psicóloga.

A ex-aluna declara que desde a metade da graduação já procurava participar de eventos científicos e procurar informações, pois sempre teve interesse na área acadêmica. "O interesse pela pesquisa sempre foi presente também na minha família, de alguma forma estão todos envolvidos com educação, assim o apoio grandioso que recebi dos meus pais e irmãos aumentou meu interesse em realizar algo que pudesse auxiliar no desenvolvimento da sociedade. O incentivo e a participação da minha família nas conquistas sempre me fez ter ainda mais interesse na pesquisa e na forma como a educação transforma o mundo!", relata Tozadore.

O UNISAGRADO contribuiu na jornada de Tozadore fornecendo a oportunidade de estar em contato com a pesquisa e, através de seus professores que sempre procuraram acolher, apoiar e incentivar os estudantes por meio de indicações de leituras que os colocassem mais perto de seus objetivos. "A contribuição é percebida por diversas situações: inicialmente, as disciplinas voltadas à elaboração de projetos e o incentivo aos trabalhos acadêmicos que instigam a pesquisa, além da oportunidade de realizar a iniciação científica. Pude desenvolver minha pesquisa de forma voluntária, orientada pela minha orientadora Prof.ª Dra. Larissa Helena Zani Santos de Carvalho, que me incentivou e me deu suporte para levar nossa pesquisa para além do UNISAGRADO. Nosso trabalho foi apresentado em eventos científicos de grande reconhecimento: mostras de psicologia; jornada de análise do comportamento na UFSCar; congresso brasileiro de educação na Unesp de Bauru e; encontro anual da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental em Goiânia", pontua.

Marquezin, Doutoranda de Psicologia do Desenvolvimento na UNESP – Bauru se formou em janeiro de 2014 pelo UNISAGRADO e, agora, desenvolverá sua pesquisa voltada ao tema  Psicologia do esporte. O projeto contará com o acompanhamento, orientações, avaliações psicológicas e, ainda, um programa de intervenção em habilidades psicológicas sobre o desempenho esportivo de atletas da categoria de base do esporte de rendimento, sendo realizado em diferentes momentos da temporada de treinamentos e competições do SESI-SP, na cidade de Bauru (SESI Bauru). "Ingressar no doutorado empreendeu estudo, dedicação às leituras da literatura de referência para ingresso no programa e apresentações em variados eventos científicos de universidades e associações, compartilhando experiências de trabalhos realizados com as pesquisas desenvolvidas desde a graduação", relata Marquezin.

A egressa Ariane Souza dá dicas para quem pensa em ingressar em um Programa de Mestrado:

Souza, aprovada no Mestrado em Psicologia da Unesp, acredita que para os interessados na carreira acadêmica é importante se identificar com a pesquisa, a produção de conhecimento e com a possibilidade da docência, porque o mestrado acadêmico têm esses pilares como objetivo. Ela afirma que, a seu ver, "dialogar com pessoas que estejam inseridas ou que já passaram por esses processos seja extremamente importante e, também, acho que nos dá uma visão mais próxima de várias questões que envolvem ingressar no Mestrado", pontua.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9640-egressos-de-psicologia-conquistam-vaga-em-pro.html
Tags: UNISAGRADO, Egresso, Psicologia, Mestrado, Doutorado,