Facebook Pixel Fallback

UNISAGRADO tem nova Reitora

A Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira assumiu o cargo tendo o ser humano como meta de sua gestão



Ao citar Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras brasileiras, a Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (20/01) no Auditório João Paulo II, foi empossada Reitora do UNISAGRADO, na presença de seus familiares, autoridades de instituições de ensino públicas e privadas, políticas, religiosas, militares, representantes da comunidade, coordenadores de curso, professores e colaboradores do UNISAGRADO.

Em seu primeiro discurso propôs, como meta de sua gestão, cuidar da pessoa. "Não sou chamada a ser mais uma doutora em educação, mas como reitora, a irmã de vocês, assumo a tarefa de lembrar a todos do UNISAGRADO o dever de servir à verdade e de promover o bem comum. Este espaço educativo deve ser aberto, cada vez mais, à formação de cidadãos éticos, competentes, protagonistas e solidários. Nesta noite, vocês são testemunhas de que me comprometo a dedicar os meus esforços para oferecer um espaço educativo de formação de profissionais, de produção e significação de conhecimentos e de prestação de serviços orientados à promoção da pessoa. Sim, aqui está o critério e o valor para o exercício de minha gestão: o ser humano no centro da educação. Devemos colaborar para que, no processo de formação integral de cada pessoa no UNISAGRADO, ela se torne também cada vez mais dotada de humanidade, consciência e dignidade, valores invioláveis do ser humano", disse.

A nova Reitora recebeu da Reitora cessante Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel as vestes talares próprias do cargo, como o colar doutoral, o capelo e a samarra. O colar doutoral é o símbolo da união e da integração entre os órgãos componentes do UNISAGRADO na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade. Recebendo o colar, a Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira se tornou solenemente investida no cargo de Reitora. O capelo caracteriza o poder temporal e a autoridade na instituição em analogia à coroa real. Com o capelo, o reitor confere o grau nas solenidades de conclusão de curso. A samarra é uma pequena capa na cor branca que simboliza a junção de todas as áreas de conhecimento e a pureza que deve nortear os atos do reitor.

Com o auditório lotado, a cerimônia foi presidida pela Superiora Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), Madre Miriam Cunha Sobrinha, residente em Roma, que veio a Bauru especialmente para a ocasião. Contou com a presença, na mesa de honra, da Superiora Provincial da Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus e Chanceler do UNISAGRADO Irmã Márcia Cidreira, da Ecônoma Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus Irmã Laura Mazzoleni, da magnífica Reitora cessante Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, da Vice-Reitora e Pró-Reitora Acadêmica cessante Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, da Vice-Reitora nomeada e Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária e Gestora Executiva da Sagrado Rede de Educação Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitora Acadêmica nomeada Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, da Pró-Reitora Administrativa Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Périco, do Diretor do Centro de Ciências da Saúde Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca, da Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas Prof.ª M.ª Daniela Luchesi, da Diretora do Centro de Ciências Humanas Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro e da Secretária Municipal de Educação de Bauru, Izabel Miziara representando o Sr. Prefeito Clodoaldo Gazzetta.

Em seu discurso de despedida, a Reitora cessante Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel destacou três palavras: Saudades, Gratidão e Alegria. "Saudades porque Deus me presenteou com momentos inesquecíveis nesses 24 anos convivendo com esta comunidade universitária. Saudades, porque aqui me tornei quem sou... Gratidão porque meu coração está "transbordando" de gratidão. À Deus, minha gratidão profunda, exatamente por tudo... E alegria porque minha maior alegria hoje é ser testemunha da luz desta Instituição. Quanta luz! Quanto brilho! Minha felicidade e contentamento, Irmã Vânia, é poder lhe entregar nesta noite, esta luz coletiva, formada pela luz de cada pessoa que compõe esta casa e tenho certeza que unida à sua luz pessoal, o UNISAGRADO vai continuar iluminando e dando o brilho que esta cidade e tantas realidades precisam, especialmente nos dias atuais", enfatizou.

Irmã Susana soma 24 anos de dedicação ao ensino superior no UNISAGRADO. Foi durante a sua gestão que o UNISAGRADO abriu cursos de graduação como Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Biomedicina, Jogos Digitais, Artes, Educação Física, Teatro, Ciências Contábeis, Design e Relações Internacionais, além da modernização na oferta de MBAs na pós-graduação. Também foi durante a sua gestão a expansão da instituição internacionalmente, com a possibilidade de intercâmbio para estudantes, professores e funcionários em 54 Universidades conveniadas de 83 países. Na pesquisa, incentivou a iniciação científica com uma média de 200 projetos ao ano e os grupos de pesquisa com cerca de 500 publicações anuais. Como compromisso sociocultural, investiu nos projetos em parceria com a comunidade tendo, apenas no último ano, atendido mais de 200 mil pessoas diretamente. Enquanto posicionamento estratégico realizou a transformação acadêmica para um maior fortalecimento, investimento e inovação na graduação.

Além da transmissão do cargo de Reitora, a cerimônia também contou com a nomeação da Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin como Vice-Reitora. Bergamin também foi reconduzida como Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária; da Prof.ª Drª. Sandra de Oliveira Saes como Pró-Reitora Acadêmica. Saes também foi reconduzida como Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; e a recondução de cargo à Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Périco como Pró-Reitora Administrativa, Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro como Diretora do Centro de Ciências Humanas, Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca como Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Prof.ª Ms. Daniela Luchesi como Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas.

Mais

A nova Reitora do UNISAGRADO tem 39 anos. É formada em Letras – Português (2008) pela então Universidade do Sagrado Coração, hoje UNISAGRADO. Possui Mestrado (2015) e Doutorado em Língua Portuguesa (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde, com bolsa integral da Capes, desenvolveu dissertação e tese voltadas para a vocação educacional e formação do professor.

Natural de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais, é filha do agricultor Francisco José de Oliveira (63) e da costureira Maria Aparecida de Oliveira (62). Tem uma irmã e dois irmãos: Sônia Maria de Oliveira (38), Rafael José de Oliveira (35) e Daniel Acássio de Oliveira (34); e conta sete sobrinhos. Convive com a honra de ter o avô paterno vivo, Messias Faustino (85).

A nova Reitora do UNISAGRADO já tem seus objetivos de gestão definidos. O primeiro é a memória grata por toda a trajetória consolidada de excelência da instituição. Quer, ainda, cultivar a paixão pelo presente, reconhecendo os esforços e dedicação de todos os envolvidos no processo educativo da comunidade universitária, principalmente os docentes e os colaboradores do UNISAGRADO. Ressalta a importância de incentivar a esperança como motivadora de novos processos e estudos sobre inovações pedagógicas acadêmicas para o futuro, na busca de uma melhor formação integral para os estudantes que correspondam aos desafios dos tempos atuais. "Sabemos que não é um processo fácil, porém, urgente e necessário, pois, juntos assumimos a missão do UNISAGRADO e, isto é possível com a sintonia entre o que pensamos, sentimos e fazemos, ou seja, entre mente, coração e mãos, como nos ensina o Papa Francisco", completa.

Irmã Vânia enfatiza que espera como "primeiros passos" enquanto Reitora a abertura de mente e de coração e a ousadia aliada ao discernimento para inovar e zelar pela essência da missão educativa de formar pessoas. "Quero fomentar uma cultura de inovação, favorecendo um ambiente que apoia o pensamento criativo e avança nos esforços para extrair o máximo do conhecimento gerando processos novos ou aprimorados, baseados num conjunto compartilhado de valores e crenças na interação constante entre estudantes, docentes e comunidade acadêmica. Somos comprometidos com a formação de cidadãos éticos, competentes, protagonistas e solidários, reconhecemos o valor da educação para a sociedade 4.0, mesmo entre rápidas transformações de "uma sociedade interconectada e sem fronteiras" e que espera profissionais comprometidos e capazes de serem qualificados no exercício de sua profissão e vocação. Isto transforma a sociedade, isto transforma o mundo".

Sobre o futuro do UNISAGRADO e os caminhos para os próximos anos, a nova Reitora faz um convite para que todas as pessoas envolvidas com a instituição de ensino coloquem a pessoa no centro da educação, a fim de percorrer trilhas inovadoras do Ensino Superior e, na busca de cinco propósitos:

1. Reconfigurar o mindset organizacional

2. Desenvolver novas estratégias pedagógicas

3. Implementar a cultura de inovação e sustentabilidade

4. Ampliar os projetos e resolução de problemas

5. Cultivar o humanismo solidário

Destaca a importância do UNISAGRADO para Bauru e região como uma missão evangelizadora e educativa. "Nossa Fundadora, a Bem-aventurada Clélia Merloni, nos ensina que "Educar é uma obra de Amor". Acredita que o UNISAGRADO é consciente do modo de ser e da responsabilidade de formar as novas gerações, "acompanhando-as em suas etapas de crescimento e de resposta à vocação de Deus e a profissão futura como um serviço à sociedade", abrindo aspas para as palavras do Papa Francisco por ocasião do Pacto Educativo entre "escola/ensino superior, família e sociedade".

Vida e Missão

Há 25 anos Irmã Vânia iniciou na vocação religiosa, no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), e há 17 anos fez os votos religiosos. Durante a sua formação inicial da vida religiosa, morou em Espírito Santo do Pinhal (SP) durante o Aspirantado (1994 a 1998) e Noviciado (2001), em Marília (SP) durante o Propedêutico (1999) e em São Paulo (SP) na fase do Postulado (2000) e do Juniorato Interno (2010 e 2011).

Em sua vida de comunidade religiosa e missão, durante o Postulado em São Paulo auxiliou na formação das postulantes e de catequistas. Também na capital do Estado, foi Coordenadora da Pastoral Escolar e Responsável da Pastoral Vocacional, assim como Secretária Provincial e Gestora da Pastoral Familiar Cleliana da Sagrado - Rede de Educação, missão que continuará exercendo nas Unidades Educacionais. Também em sua trajetória como Apóstola participou do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional de Botucatu (2007 e 2008) e, depois, secretária da Comissão do SAV-PV Sul 1 da CNBB (2009).

Irmã Vânia já morou em Bauru anteriormente. Na cidade, foi Mestra das Aspirantes e Responsável do Berçário e da Pastoral Vocacional da Creche e Escola Madre Clélia;  Coordenadora da Pastoral Escolar da Sagrado - Rede de Educação e Orientadora Espiritual da Grande Família do Sagrado Coração (GFASC) com sede no Colégio São José, e no UNISAGRADO, especificamente, foi Coordenadora da Biblioteca Cor Jesu e do Audiovisual, Auxiliar na Pró-Reitoria Comunitária, Professora de Ética e Cultura Religiosa e Responsável da Pastoral Vocacional.

 

Organograma de Posses e Reconduções

Reitoria

Prof.ª Drª. Irmã Vânia Cristina de Oliveira

 

Vice-Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária

Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin

 

Pró-Reitoria Acadêmica e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof.ª Drª. Sandra de Oliveira Saes

 

Pró-Reitoria Administrativa

Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Perico

 

Diretoria do Centro de Ciências Humanas

Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro

 

Diretoria do Centro de Ciências da Saúde

Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca

 

Diretoria do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Prof.ª Ms. Daniela Luchesi

Confira a galeria de fotos: 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9581-unisagrado-tem-nova-reitora.html
Tags: UNISAGRADO, Reitora, Posse


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro