Pastoral do UNISAGRADO realiza celebração de Natal e encerramento para diretores e coordenadores

Momentos de oração, dinâmicas e vivências trouxeram o real sentido natalino – esperança, renovação, gratidão, perdão e solidariedade – para os participantes

No dia 11 de dezembro, a Pastoral do UNISAGRADO (PdU) preparou momentos especiais com os diretores das áreas de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Sociais Aplicadas e com os coordenadores dos cursos. Na ocasião, os participantes refletiram sobre as conquistas, os desafios do ano de 2019 e os desejos para o próximo ano, além de entoar cantos e orações e presentear uma família que aguarda o nascimento de um bebê.

O momento teve início com uma dinâmica que possibilitava a escolha de três objetos: pedra, vela e massinha de modelar para posterior vivência entre os grupos com o objeto em comum. Os que escolheram a pedra destacaram os motivos pelos quais deveriam pedir perdão, apontando seus erros e falhas pessoais ou gerais; a vela representou os agradecimentos do ano que passou; e por fim os que pegaram a massinha de modelar apresentaram seus desejos para o ano de 2020.

Na sequência, foi realizada uma atividade com uma bacia com leite, corantes e detergente, a Irmã Márcia de Assis, coordenadora da PdU, pediu que os presentes atribuíssem sentimentos a cada uma das cores, que foram sendo pingadas no leite de modo que não se misturaram. Até a aplicação do detergente que proporcionou um mosaico, mostrando que a beleza está na união dos sentimentos, temperamentos e modos de agir do ser humano. “Colocando uma cor por vez elas não se mesclaram, devido a presença do leite, e isso nos fez lembrar que podemos ter várias particularidades. Porém, colocando o detergente, vemos uma reação que faz com que todas as cores se misturem formando um grande mosaico, evidenciando que a beleza para Deus é a união de tudo,  em constante movimento e no dinamismo do Espírito Santo.”, ressalta o assistente da PdU Diego Dantas da Silva.

Os diretores e coordenadores receberam, ainda, uma vela com os seguintes dizeres: "'Viva o futuro com esperança' Obrigada por iluminar o UNISAGRADO". Cada participante destacou o nome de alguém que foi em 2019 uma estrela a apontar o caminho da fé nos momentos de incerteza e escuridão. Com a vela acessa eles saíram em procissão até o presépio, no qual estavam presentes Ana Carolina e Carlos, moradores do Jardim Manchester em Bauru, que estão esperando a chegada de um bebê, que representou o Menino Jesus. No local, os participantes foram convidados a oferecer presentes, assim como os Reis Magos ofertaram a Jesus. “A vivência de encerramento de ano e antecipação do Natal foi a proposta de celebrar a festa da vida, reconhecer Deus presente em todos os momentos e renovar no coração a esperança de que o melhor ainda está por vir. Ao montar o presépio vivo, pais grávidos e os reis magos a oferecer seus dons, aprendemos a retirar o óculos da rotina e colocar o colírio da fé para ver Deus em tudo, ainda que disfarçado! Natal é isso: festa da vida, do amor, da esperança, da partilha, da concórdia e da solidariedade”, explica.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9554-pastoral-do-unisagrado-realiza-celebracao-de-.html
Tags: UNISAGRADO, Encontro, Encerramento, Natal, Coordenadores, Diretores