Projeto sobre comunicação entre ouvintes e não ouvintes é apresentado em Congresso Nacional de Iniciação Científica

Rafael de Oliveira Garcia, estudante do UNISAGRADO e bolsista do PIBITI/CNPq expôs seu trabalho no CONIC 2019

No dia 29 de novembro, o estudante do segundo ano do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO, Rafael de Oliveira Garcia, participou do 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC 2019, evento realizado pelo SEMESP em São Paulo. Na ocasião, o estudante apresentou seu trabalho de Iniciação Científica (IC), intitulado “Aplicação assistiva para comunicação entre ouvintes e não ouvintes”.

O CONIC tem o objetivo de incentivar a produção de conteúdo científico que tenha potencial de ser aplicado na prática, apoiando o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos de graduação e o engajamento em todo o processo de investigação científica. O estudante relembra que participar do congresso e apresentar o trabalho gerou um pouco de nervosismo. “A princípio fiquei muito nervoso, pois grande parte das pessoas que também estavam lá para apresentar eram mais experientes e estavam com os projetos mais evoluídos, mas conforme eu fui falando fiquei mais tranquilo e consegui terminar tranquilamente a apresentação”, expõe.

Garcia está em processo de desenvolvimento do Projeto apresentado, no qual possui bolsa na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq). “Meu projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo, que auxilia na comunicação entre ouvintes e não ouvintes. A ideia é criar um catálogo de imagens com tradução para libras, dessa forma permite ambos os lados entenderem o que está sendo dito!”, esclarece.

A preparação e dedicação são fundamentais para a realização de uma Iniciação Científica, segundo o estudante, e o auxílio de professores da Instituição de Ensino e o apoio dos familiares é essencial. “A equipe do UNISAGRADO, em especial o professor Elvio me ajudou muito em todo o processo, desde o desenvolvimento da ideia até a preparação para a apresentação, sou muito grato a ele e, também, a minha família, amigos e minha namorada que ficaram em casa torcendo e mandando mensagens o dia todo, foi uma sensação muito boa! Fazer IC, é trabalhoso e toma tempo, porém a sensação de estar fazendo algo valioso para a sociedade é sensacional, todo o esforço é compensado!”, expõe.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9550-projeto-sobre-comunicacao-entre-ouvintes-e-na.html
Tags: UNISAGRADO, Ciência da Computação, Congresso, CONIC