II Seminário PIBID e da Residência Pedagógica promoveu o conhecimento na prática

Ao todo, 63 trabalhos foram apresentados pelos estudantes bolsistas

Nos dias 05 e 06 de dezembro o Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO realizou o II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica. A programação contou com oficinas, apresentação de trabalhos e palestra com o intuito de divulgar e socializar os resultados e experiências das ações desenvolvidas pelos bolsistas, além de possibilitar o exercício de vivências didáticas e aperfeiçoar a habilitação de docentes para a Educação Básica.

O evento teve início no dia 05 com as oficinas “Empatia na prática: Jogos de Comunicação não-violenta como estratégia para a resolução de conflitos” ministrada pelo Esp. Gilson Rodrigo Carraro e “A música como ferramenta pedagógica” pela Profa. Ma. Juliana Abra. No último dia, foi oferecida a palestra “Ansiedade no contexto escolar e universitário” conduzida pela professora do curso de Psicologia do UNISAGRADO, Ma. Ana Carla Vieira Ottoni. Durante a programação, foram discutidos temas relacionados à educação do século XXI e suas novas competências e habilidades, bem como a importância do PIBID e Residência Pedagógica para os cursos de formação de professores, tendo em vista que esses programas promovem a aproximação da teoria e da prática. Os trabalhos realizados pelos estudantes bolsistas foram apresentados ao longo dos dois dias por meio de banners e apresentações orais.

Para a diretora do Centro de Ciências Humanas, Profa. Dra. Ketilin Mayra Pedro, os trabalhos apresentados relatam a vivência dos estudantes no primeiro contato com a docência, e são de extrema importância para a constituição do saber docente. “Os trabalhos revelam o quanto a nossa educação necessita de profissionais bem formados, que sejam capazes de discutir temáticas atuais e olhar para cada estudante como um indivíduo com muito potencial a ser desenvolvido. Foi muito gratificante observar todo o comprometimento dos nossos estudantes e professores. Desde agosto de 2018 estamos desenvolvendo ações em escolas municipais e estaduais da cidade, resultando em um saldo extremamente positivo, tanto para as escolas parceiras quantos para os nossos estudantes.”, pontua.

Confira a classificação dos estudantes premiados

Residência Pedagógica - Subprojeto Pedagogia

Título: Possibilidades de ensino por meio da ludicidade na escola pública de Educação Básica.

Autora: Bruna Neves e colaboradores.

Título: A importância da literatura no processo de alfabetização para uma aprendizagem significativa: desafios e contribuições do Programa Residência Pedagógica.

Autora: Sabrina Miranda de Jesus e colaboradores.

Residência Pedagógica - Subprojeto Letras

Título: Experiências do ensino de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental.

Autora: Bianca Andrade de Moraes e colaboradores.

Título: Panorama sobre o trabalho desenvolvido durante três semestres.

Autora: Karina Batista Domingues Sarzi e colaboradores.

Residência Pedagógica - Subprojeto História

Título: História Oral em sala de aula: Bauru através da perspectiva de idosos da casa de repouso Vila Vicentina.

Autora: Giovana Antunes Lopes da Silva e colaboradores.

Título: O ensino de história regional de Bauru: o uso de fontes imagéticas e orais na sala de aula.

Autora: Lais Prestes Redondo e colaboradores.

PIBID- Subprojeto Multidisciplinar

Título: A vivência do processo ensino-aprendizagem na prática.

Autora: Isabela Geglio Baraldi e colaboradores.

Título: O ensino dos gêneros textuais contextualizados.

Autora: Bárbara Borelli Pires e colaboradores.

PIBID- Subprojeto História

Título: O uso de mapas para representar o interior paulista no século XIX.

Autor: Luiz Marcelo da Silva Pinto e colaboradores.

Título: História Local e regional: construção da identidade.

Autora: Adrieli Rodrigues Ferrari e colaboradores.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9549-ii-seminario-pibid-e-da-residencia-pedagogica.html
Tags: UNISAGRADO, PIBID, Residência Pedagógica