Egresso de graduação e especialização do conquista aprovação em Doutorado na Unesp

Diego Kauê Bautz tomou gosto pela literatura na Biblioteca “Cor Jesu” durante a graduação em Letras – Língua Portuguesa e, atualmente, pesquisa a leitura, crítica e teoria literária

O egresso do curso de Letras – Língua Portuguesa e da especialização em Língua Portuguesa e Literatura do UNISAGRADO, Diego Kauê Bautz, foi aprovado em primeiro lugar no processo seletivo para Doutorado em Letras na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquisa Filho”, Faculdade de Ciências e Letras no Câmpus de Assis – SP.

Bautz concluiu sua graduação em 2013, a especialização em 2016, e o Mestrado no ano de 2019, já na Unesp da cidade de Assis. “Antes de vir para Assis cursar o Mestrado, eu já era envolvido com a cultura hip-hop em Bauru, colaborando com a Biblioteca Móvel - Quinto Elemento e com o Sarau do Viaduto. Participar desse coletivo foi essencial para que eu me interessasse ainda mais pela Literatura Marginal e percebesse que esse seria o meu tema de pesquisa”, ressalta. Sua linha de pesquisa é a de leitura, crítica e teoria literária e seu projeto tem o objetivo de refletir sobre a produção literária periférica do Brasil.

Para isso, durante o doutorado irá pesquisar a fortuna crítica dos autores escolhidos, produções teóricas a respeito do Hip-Hop – considerado por ele como a principal fonte da literatura marginal – além da dimensão institucional e mercadológica da recepção dessas obras. “As minhas atividades no programa serão organizar a fortuna crítica e analisar literariamente as obras de quatro escritores da literatura marginal: Sacolinha, Allan da Rosa, Cristiane Sobral e Ni Brisant, estabelecer um diálogo teórico com a literatura brasileira contemporânea e testar a hipótese de que a literatura marginal tenha a obstinação como tema predominante”, expõe.

A Biblioteca “Cor Jesu” foi fundamental para a formação acadêmica do estudante, uma vez que a vasto acervo possibilitou o contato com diversas obras e autores, incentivando o interesse pela literatura. “Durante a minha graduação tive fácil acesso a obras de autores que colaboraram com a formação do meu gosto por literatura. Como cresci na periferia de Bauru e sempre estudei em escolas públicas, os livros eram objetos mais distantes. Contudo, na biblioteca do UNISAGRADO sempre tive fácil acesso às obras de Clarice Lispector, José Saramago, Machado de Assis e tantos outros grandes escritores”, pontua.

Além disso, Bautz destaca que a Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, proporcionou uma maior confiança nos processos seletivos “além de me deixar mais preparado e, consequentemente, mais confiante para prestar os processos seletivos, ainda me ofereceu a primeira experiência de ter um contato acadêmico com a literatura marginal, pois a Profa. Ma. Valéria Biondo orientou o meu primeiro trabalho publicado a respeito do tema”, explica.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9543-egresso-de-graduacao-e-especializacao-do-conq.html
Tags: UNISAGRADO, Egresso, Letras - Língua Portuguesa, Doutorado