Aterro Sanitário “Estre Ambiental” recebe visita técnica de estudantes do UNISAGRADO

Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo participaram da atividade

No dia 26 de novembro, a disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas do UNISAGRADO promoveu uma visita técnica ao Aterro Sanitário “Estre Ambiental”, localizado na cidade de Piratininga – SP. A atividade teve como objetivo levar os estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Química a conhecer o funcionamento e a estrutura de um aterro sanitário, desde a captação de chorume e metano até o monitoramento do aterro, ampliação de células e compactação.

A destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos, como na forma de lixões, ou aterros feitos sem critérios técnicos, pode ocasionar a contaminação do solo e lençol freático através da formação de chorume, além de da emissão de gases de efeito estufa, como o metano. O aterro visitado conta com todos os critérios técnicos necessários para que não ocorra estas formas de poluição, como a impermeabilização solo, captação e destinação correta do chorume, captação e queima do metano, cobertura vegetal, entre outras.

Para o professor da disciplina, Me. Edvaldo José Scoton, os objetivos da atividade foram alcançados. “Pudemos observar in loco os conteúdos vistos em sala de aula, o que sempre enriquece e amplia a aquisição do conhecimento. Gostaria também de agradecer a Thamara e Linilton da Estre Ambiental, pela oportunidade que nos proporcionaram e a disponibilidade de nos acompanhar durante visita técnica.”, destaca.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9542-aterro-sanitario-estre-ambiental-recebe-visit.html
Tags: UNISAGRADO, Visita Técnica , Aterro Sanitário