Inscrições abertas para a Semana de Estudos do Corpo Docente – SECOD 2020

O evento é direcionado para os professores do UNISAGRADO e tem o objetivo de promover discussões e atividades de aperfeiçoamento de competências e habilidades no processo de ensino/aprendizagem

Entre os dias 16 e 31 de janeiro, o UNISAGRADO realiza a 45º edição da Semana de Estudos do Corpo Docente para 2020. O evento é gratuito e destinado aos professores da Instituição que poderão participar de workshops, oficinas presenciais e on-line com o objetivo de fortalecer a missão e identidade da Instituição, em meio às questões que envolvem a busca pela excelência na área acadêmica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de dezembro clicando aqui.

Trazendo o tema “Atuação docente em uma sala de aula inovadora” a Semana é direcionada para planejamento e estudos do Corpo Docente visando ao aperfeiçoamento de competências e habilidades no processo de ensino/aprendizagem, além de promoção da reflexão sobre a Prática Docente, favorecendo a discussão das ações pedagógicas e do planejamento. A programação conta com capacitação contínua por meio de cursos, oficinas pedagógicas on-line e presenciais e, reuniões, além do planejamento coletivo e individual das propostas de ensino, pesquisa e extensão para 2020.

As atividades se dividem na programação on-line de 16 de janeiro a 16 de fevereiro, que são direcionadas à capacitação e formação didático-pedagógica, e nas atividades presenciais de 21 e 31 de janeiro. Vale destacar que algumas atividades possuem vagas limitadas.

Dando início a programação presencial, no dia 21 de janeiro, os professores participarão da oficina pedagógica “Formação inicial de tutores para EAD” ministrada pela Profa. Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini. No dia 24, a Profa. Dra. Ketilin Mayra Pedro, conduzirá a oficina de recursos tecnológicos para a sala de aula: “Linha do Tempo, Flashcards, Kahoot e Padlet”. O terceiro dia (27), conta com duas opções de grupos para o Workshop: “Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo” com a Ma. Thuinie Daros.

Nos dias 29 e 31 de janeiro, as oficinas serão as mesmas dos dias 21 e 24 respectivamente, como uma segunda opção de horário, para os professores que não conseguiram participar dos primeiros dias.

Oficinas On-line!

A 45ª SECOD contará, também, com cinco oficinas em plataforma on-line de capacitação, abertas a todos os docentes para serem realizadas de 16 de janeiro a 16 de fevereiro no Portal do Professor.

A primeira oficina, intitulada “Ensino Híbrido: caminhos e possibilidades” envolverá a fundamentação teórica e possibilidades metodológicas na perspectiva do ensino híbrido, as novas práticas de metodologias ativas, a sala de aula invertida, o papel do professor tutor e a prática docente no contexto do ensino superior. Já a oficina “Por que inovar em educação?”, discutirá os avanços tecnológicos e científicos no modelo de aula e o desenvolvimento de estratégias para um aprendizado mais interativo. Abordando as reflexões da prática docente, o processo de ensino-aprendizagem e a aula universitária como espaço de parceria e um convite à experiência, serão oferecidas as oficinas “Como mobilizar o aluno para o aprender?” e “A aula expositiva reinventada”. Por fim, o Prof. Me. Alexandre de Oliveira ficará responsável pela oficina “Ambientes Virtuais de Aprendizagem: explorando recursos do Moodle” que apresenta as configurações Gerais de ferramentas do Moodle para utilização no planejamento das aulas.

Serviço

As inscrições para 45ª Semana de Estudos do Corpo Docente vão até o dia 16 de dezembro e podem ser feitas clicando aqui. Mais informações na Coordenadoria Pedagógica pelos telefones (14) 2107-7188/7031/7046. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9511-inscricoes-abertas-para-a-semana-de-estudos-d.html
Tags: UNISAGRADO, SECOD, Docentes