Estudantes de Relações Internacionais participaram da Simulação do Congresso Nacional

Divididos entre os 16 partidos do senado brasileiros, os estudantes debateram sobre a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

O curso de Relações Internacionais do UNISAGRADO promoveu, no dia 25 de novembro a Simulação do Congresso Nacional do Brasil. Na ocasião, os estudantes dos quatro anos do curso, representaram os 16 partidos presentes no atual Senado brasileiro para discutir sobre a entrada do Brasil na OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

A entrada do Brasil na OCDE foi escolhida para ser debatida por se tratar de uma temática internacional e atual, já que a simulação é uma forma diferente de aprender o conteúdo, incentivando os estudantes a se prepararem e estudarem para o tema antes do debate, além de promover a oratória, diplomacia, técnicas de negociação e diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Os estudantes se dividiram nos partidos presentes no atual senado brasileiro: MDB, Podemos, PSD, PSDB, DEM, PP, PSL, PROS, PL, REP, PSC, PT, PDT, REDE, CDN e PSB.

As simulações são práticas recorrentes no curso de Relações Internacionais, desde 2018 foi instituída uma simulação geral do curso no final de cada semestre para unir os alunos dos diferentes anos. “É de extrema importância este tipo de atividade, pois possibilita o entendimento do processo decisório de uma organização e também promove a integração de todos os alunos do curso. No primeiro semestre de 2019 realizamos uma simulação do parlamento de Israel, e o objetivo é manter essa simulação todo ano. Já no segundo semestre queremos divesificar os países, e nada melhor do que começar pelo nosso, discutindo o processo decisório de política externa brasileira e a participação do congresso neste processo. É fundamental que o profissional de RI conheça muito bem a política brasileira e não só a de outros países.”, destaca a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Ma. Karina Stange Calandrin.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9246-estudantes-de-relacoes-internacionais-partici.html
Tags: UNISAGRADO, Relações Internacionais, Política