Sucesso no 7º Encontro de Pesquisa em História!

Estudantes, egressos, professores e profissionais da área discutiram sobre o lugar do historiador

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o curso de História do UNISAGRADO, promoveu o 7º Encontro de Pesquisa em História “(Re)pensar o lugar do historiador”, com mesas-redondas, minicursos, apresentações orais, conferências, espetáculo e palestra. O evento teve foco central na prática de pesquisa dos historiadores, avaliando e interpretando temas como, as dificuldades e conquistas das mulheres, negras e historiadoras, a experiência e a longa carreira do profissional da área nas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, além das perspectivas dos novos mestres e doutores em História.

No primeiro dia, a temática abordou as dificuldades e conquistas das mulheres negras e historiadoras, com o espetáculo “Fragmentos Negros” com as graduandas em Teatro do UNISAGRADO, Jussara Aparecida Vicente e Larissa Alves Jardim. Seguida pela mesa-redonda “Mulheres, Negras e Pesquisadoras”, ministrada pelas palestrantes Ma. Sebastiana de Fátima Gomes, Ma. Meiriane Jordão da Silva e Dra. Carla Lisboa Porto. No dia 27, a programação teve sequência com o minicurso de História oral, conduzida pela Dra. Carla Lisboa Porto. As apresentações orais e a solenidade do Prêmio Jovem historiador, que homenageou cinco estudantes que se destacaram na produção de pesquisas, participação e organização em eventos científicos, participação em Projetos de Pesquisa e de Extensão.

O dia 28, contou com mesa-redonda discutindo sobre o papel do historiador na História local com os palestrantes Dr. Edson Fernandes e Luís Paulo Cesari Domingues; lançamentos de livros e duas conferências: “(Re)pensar o lugar do historiador” ministrada pelo Dr. Pedro Paulo Funari e “(Re)pensar o lugar do historiador na educação” pela Dra. Raquel dos Santos Funari. No último dia do encontro, os participantes acompanharam duas atividades ministradas pelo Dr. Leonardo Dallacqua de Carvalho, o minicurso “HQ e História” e a palestra “Entre o estetoscópio, a gaveta e o sigma: o acervo e a trajetória do médico Belisário Penna”.

O evento teve o objetivo de refletir sobre os caminhos tomados pelo profissional da área nos séculos XX e XXI, como a momento atual nacional e internacionalmente tem interferido na atuação do historiador, além de discutir as perspectivas para o campo da História. O coordenador do curso, Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, durante a abertura do evento, fez uma retrospectiva dos encontros anteriores. “Estamos no 7º encontro e ele foi pensado há alguns anos a partir das potencialidades que os alunos do curso demonstraram e com o passar do tempo ele foi ganhando corpo, passando de um dia e meio de atividades para quatro dias. Ele tem o objetivo principal de ser um momento que os estudantes que estão se formando possam mostrar aquilo que produziram no decorrer da formação”, ressaltou.

Confira os estudantes que receberam o Prêmio Jovem Historiador

Categoria Ouro

Laís Prestes Redondo - com 32 produções, 48 participações, 04 organizações, 02 Projetos de Pesquisa e 02 Projetos de Extensão;

Rodrigo Galo Quintino - 28 produções, 37 participações, 04 organizações, 03 Projetos de Pesquisa e 02 Projetos de Extensão;

Categoria Prata

Marco Antônio de Morais Junior - 24 produções, 20 participações, 01 organização, 03 Projetos de Pesquisa e 02 Projetos de Extensão;

Categoria Bronze

Dandara Gabriele da Cruz - 12 produções, 22 participações, 03 organizações e 02 Projetos de Extensão;

Maynara Zhandyra Krage de Abreu - 09 produções, 26 participações, 03 organizações, 03 Projetos de Pesquisa e 02 Projetos de Extensão.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9238-sucesso-no-7-encontro-de-pesquisa-em-historia.html
Tags: UNISAGRADO, Encontro, História, Pesquisa