Fórum de Iniciação Científica contou com mais de 300 participantes

Foram apresentados 224 trabalhos, sendo 71 novos projetos e 153 pesquisas finalizadas

Entre os dias 04 a 08 de novembro, o UNISAGRADO realizou o XXVI Fórum de Iniciação Científica – PIBIC, VII Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI e, o VI Fórum de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM, com o intuito de incentivar a prática da pesquisa na Graduação e Ensino Médio. O evento contou com palestras, comunicações orais e sessões de painéis dos participantes inscritos.

No primeiro dia, a programação teve início com uma palestra de abertura conduzida pela Dra. Thais Maria Ferreira de Souza. Já no dia 05, a programação foi dedicada inteiramente as apresentações orais tendo início às 9h com encerramento às 17h, e contou com participação dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Engenharia Agronômica, Nutrição, Ciências Biológicas, Arquitetura, Jornalismo, Relações Públicas e, Publicidade e Propaganda. No dia 06, as apresentações orais continuaram com estudantes de Engenharia Química, Farmácia, Engenharia de Produção, Engenharia Agronômica, Arquitetura, Letras, Artes, História, Relações Internacionais, Design, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Engenharia Elétrica, além das apresentações dos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM).

Nos dias 07 e 08, os painéis submetidos e aprovados ficaram expostos na vivência do Bloco K e os estudantes puderam apresentar os banners que, posteriormente, foram analisados pela banca de comissão avaliadora. Para a coordenadora da Iniciação Cientifica, Profa. Dra. Gabriela Marini Prata, participar do programa de Iniciação Científica oferecido pela Instituição é uma oportunidade única para o estudante ter contato com o desenvolvimento e a aplicação do método científico. “Esta experiência lhe servirá em quaisquer circunstâncias, seja para dar continuidade aos estudos na pós-graduação, seja para atuar no mercado de trabalho, tendo em vista que o programa também oferece bolsa de estudos.”, ressalta.

A premiação dos trabalhos de destaque foi realizada no dia 28 de novembro e, para abrir a cerimônia, a reitora Profa. Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel deu as boas-vindas aos estudantes e pesquisadores. “É uma alegria estarmos aqui neste momento, tendo em vista que a Iniciação Científica possui um longo percurso de trabalho, dedicação, organização, estudo e pesquisa, e nós encerramos este ciclo hoje. Estamos aqui não somente para parabenizar os melhores trabalhos e pesquisas, mas sobretudo, parabenizar cada um de vocês que tiveram a coragem e a ousadia de dar um passo a mais, vocês já são pesquisadores.”, conclui.

Confira a colocação dos estudantes premiados

Modalidade: Pôster

1º lugar

Título: RAZÃO VERSUS IMAGINAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS POÉTICAS DE POE E BAUDELAIRE