Mostra e mesa-redonda possibilitaram a prática do planejamento de uma produção cultural e a divulgação de criações de produtores locais
Os estudantes do 4º ano do curso de Artes Cênicas do UNISAGRADO, organizaram no início de novembro a I Mostra de Curtas-Metrangens, evento que compõe o trabalho final da disciplina de Produção Cultural ministrada pela professora Esp. Susan Renata Lopes. Na ocasião, foram exibidos curtas de produtores locais para posterior bate-papo na mesa-redonda com profissionais convidados.
Durante o semestre os estudantes organizaram e planejaram a execução da Mostra, selecionando quatro curtas-metragens: Documentário Aimorés, que retrata a vida de quatro ex-internos do asilo-colônia Aimorés, localizado em Bauru, com a participação de especialistas que debatem o cenário da época; A queda da casa de Usher, que conta a história de dois irmãos herdeiros de uma antiga e majestosa casa de família, que possuem condições mentais e físicas prejudicadas, e o convívio com um antigo amigo de infância; Muska, que aborda o dia de uma mosca utilizando elementos e processo do design gráfico animado; e Relógios adiantados, uma obra inédita de ficção, baseada em fatos históricos sobre o período pós-eleitoral de 1896.
Após a exibição dos curtas-metrangens, os convidados da Mesa-Redonda – André Silvestre, Dra. Letícia Passos Affini, Luiz Campana Jr., Marco Giafferi, Mariana Camargo e Paulo Tonon, discutiram sobre os estilos e gêneros de produções cinematográficas existentes na região. Para Lopes, o evento atingiu o objetivo esperado, uma vez que, os estudantes colocaram em prática os conteúdos estudados na disciplina de Produção Cultural. “O projeto atingiu o principal objetivo – que era a realização da Mostra de curtas – logo, pude concluir que os conteúdos foram bem assimilados e que os alunos souberam aplicá-los. Isto é o mais importante!”, ressalta a professora.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.