Egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo é aprovado em três programas de Mestrado em Portugal

Mateus de Souza Rolon conquistou aprovação em Universidades Públicas do país e escolheu participar do Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território na Universidade Nova de Lisboa

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO, Mateus de Souza Rolon, conquistou aprovação em três programas de Mestrado em Universidades Públicas de Portugal. O Arquiteto optou por cursar o Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território, na Universidade Nova de Lisboa (UNL), no qual através da análise do currículo acadêmico obteve aprovação.

O estudante foi aprovado, também, no Mestrado em Arquitetura Paisagística da Universidade do Algarve (UAlg) na cidade de Faro, Portugal e no de Planejamento Urbano na Universidade de Aveiro (UA), no município de Aveiro, Portugal, no qual foi classificado em primeiro lugar dos recém-graduados. Entretanto, escolheu cursar a UNL. “O Mestrado em Urbanismo Sustentável carrega no nome uma preocupação que eu possuo – o componente da conservação e do menor impacto ambiental – e nesse sentido, escolhi este curso por conta do estudo tecnicista que leva em consideração a sustentabilidade, além da localização (Lisboa-Portugal) e o custo-benefício”, ressalta.

O processo seletivo das três Universidades foi realizado pelas plataformas on-line de cada uma, no período de julho a setembro de 2019, através de documentos comprovativos de graduação e, também, cartas de recomendação, motivação e o Currículo Profissional e Acadêmico. Este processo foi acompanhado e realizado através do Departamento de Relações Internacionais do UNISAGRADO, no qual a Bruna Pulino, Analista de Relações Internacionais, orientou e apoiou o Arquiteto. Além disso, toda a sua trajetória acadêmica na Instituição colaboraram para a efetivação do desejo pelo Mestrado no exterior. “A minha trajetória acadêmica começou de fato quando ingressei no curso de Arquitetura e Urbanismo no UNISAGRADO, com professores maravilhosos, que fizeram eu me apaixonar pela área da pesquisa, foi o start que precisei para continuar na busca por mais estudos e expandir sempre as perspectivas de novas culturas, formas de aprender e ferramentas para pensar sobre o estudo que mais sou apaixonado: o urbanismo”, pontua.

Rolon, durante o período de graduação já havia realizado um Intercâmbio de Mobilidade através dos convênios que o UNISAGRADO possui com diversas Instituições de Ensino Superior pelo mundo. “Realizei um intercâmbio de janeiro a agosto de 2018, no qual cursei Arquitetura Paisagística na UAlg, no Sul de Portugal. Quando terminei, pensei comigo mesmo ‘vou voltar, pois expandir essa experiência vai ser muito importante e renovador’”, destaca. Agora no mestrado, o estudante terá aulas de sexta e sábado com uma gama de atividades e contato cultural, segundo ele, o curso oferece professores de diferentes regiões do país com diversas formações e “um dos pontos mais atraentes, é que teremos um momento de estudos em Barcelona - Espanha, no 2º ano, com aulas e trabalhos produzidos juntamente com a Universitat Politécnica de Catalunya”, salienta.

Sonhos e gratidão!

Os sonhos do recém-graduado não param por aí, o seu anseio é se tornar professor de Urbanismo. “Quero ser professor no Brasil, então estou extraindo o máximo que posso dessa experiência, para no futuro poder compartilhar como ensino, para estudantes como eu, no meu país!”. Rolon deixa, também, seus agradecimentos, “gostaria de expressar minha eterna gratidão aos meus familiares, que me apoiaram muito nesse processo!”, conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9209-egresso-do-curso-de-arquitetura-e-urbanismo-e.html
Tags: UNISAGRADO, Egresso, Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Relações Internacionais, Mestrado