Estudante de Jornalismo é finalista do prêmio José Hamilton Ribeiro

Premiação que tem o intuito de incentivar a produção jornalística será realizada em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (22)

O estudante do segundo ano do curso de Jornalismo do UNISAGRADO, Guilherme Augusto Mariano, é um dos finalistas do prêmio José Hamilton Ribeiro, realizado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). Ao todo, 138 trabalhos foram inscritos e a premiação será realizada no dia 22 de novembro às 19h, em Ribeirão Preto, com recompensas que variam entre R$10 mil a R$1,5 mil, de acordo com as categorias.

Intitulado “A Neve Macia do Campo”, o trabalho do estudante é uma reportagem sobre o cultivo do algodão herbáceo, destacando o papel desse tipo de cultura no Brasil e mostrando os detalhes que envolvem o processo produtivo, do plantio à colheita. Durante a produção da reportagem, foram realizadas entrevistas com agricultores na cidade de Pederneiras -SP, cobertura fotográfica das plantações de algodão além da realização de pesquisas em órgãos oficiais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Em junho deste ano, o estudante participou de um ciclo de palestras promovidas pela ABAG na cidade de Ribeirão Preto, com todas as despesas pagas. Foram três dias de imersão no agronegócio, em que os participantes puderam conhecer as sedes da EMBRAPA em São Carlos, além de cooperativas em Franca e uma usina em Pradópolis, no interior de São Paulo. Para Mariano, estar entre os finalistas é o resultado de muito foco, comprometimento e dedicação. “Por ser um evento que abrange o curso de Jornalismo das mais renomadas Instituições de Ensino Superior do Brasil, a classificação já é uma vitória, e demonstra que todo esforço tem a sua recompensa e gera grandes conquistas”, pontua.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Profa. Dra. Liliane de Lucena Ito estar entre os finalistas do Prêmio José Hamilton Ribeiro é uma grande honra. “Sabemos da qualidade do nosso curso e temos consciência de que nossos futuros jornalistas têm uma sólida base de formação. Mas, quando um estudante concorre a um prêmio de renome nacional e é escolhido dentre tantos outros, temos a convicção de que estamos no caminho certo”, destaca.

Mais sobre a premiação

Voltado ao Agronegócio, o Prêmio José Hamilton Ribeiro já está em sua 12ª edição e foi criado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) no ano de 2008, com o intuito de incentivar a produção jornalística sobre o tema. A premiação seleciona os melhores jornalistas em duas grandes categorias: profissional e novos talentos, na qual estão incluídos os estudantes de graduação.

Desde a primeira edição, a ABAG/RP oferece aos jornalistas e estudantes a oportunidade de conhecer melhor as cadeias produtivas do Agro, para isso, foi criado o Ciclo de Palestras e Visitas, que o diferencia dos prêmios já existentes. Para os estudantes, na categoria Jovem Talento, a participação nos Ciclos de Palestras e Visitas é obrigatória, e credencia a inscrição de matérias, já para os jornalistas é opcional.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9205-estudante-de-jornalismo-e-finalista-do-premio.html
Tags: UNISAGRADO, Prêmio, José Hamilton Ribeiro, ABAG, EMBRAPA