Facebook Pixel Fallback

Festa Litúrgica da Bem-aventurada Clélia Merloni foi celebrada no UNISAGRADO

Mais de 200 fiéis participaram da Missa solene que celebra um ano de beatificação da fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus



No dia 20 de novembro, o UNISAGRADO celebrou a Festa Litúrgica da Bem-aventurada Clélia Merloni, com uma Missa Universitária que contou com a presença de mais de 200 pessoas, dentre elas docentes, estudantes, familiares, funcionários e Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, representando todos os cursos e setores da Instituição. Na ocasião, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Relações Públicas foram homenageados e a Missa, também, foi celebrada em ação de graças pelo semestre.

A Missa Solene foi presidida pelo Padre Everaldo Rambaldi no Auditório Clélia Merloni e contou com momentos especiais. Durante sua homília, o Padre falou sobre a vida da Bem-aventurada Clélia Merloni, destacando o entusiasmo de sempre fazer a vontade de Deus, pensando no melhor para o próximo e em momento algum em si mesma. “Uma mulher humilde, simples e obediente! Nos momentos de crises e na dificuldade, a Madre se apegava e se inclinada ao coração de Jesus, ali chorava e buscava forças, primeiramente para suportar as angustias e sofrimentos e, depois, para superá-los. Ela foi um instrumento de Deus no mundo, passou por várias provações, mas venceu! Não se entregou jamais ao cansaço, foi sempre firme na oração, ensinando, sobretudo, que para ser uma apóstola era necessário ser humilde, reconhecendo a grandeza de Jesus Cristo no coração!”, ressaltou.

Durante o ofertório os estudantes que representaram os cursos homenageados – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Relações Públicas – levaram até o altar as palavras “oportunidade, confiança, aprendizado e superação” que simbolizam o sucesso de mais um semestre letivo concluído.

Após a comunhão os representantes de cada curso e setor depositaram botões de rosas, como forma de amor, agradecimento e símbolo de oferta do coração de cada um à fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Foram, entregues, também, listas com os nomes de todos os funcionários, docentes e estudantes da comunidade do UNISAGRADO, que assumem o compromisso de difundir a Missão que foi deixada pela Bem-aventurada Clélia Merloni: “Que o coração de Jesus seja conhecido e amado”. Ao final, o Marcos Crepaldi da Pastoral (PdU), ofereceu os nomes das 69 famílias que já realizaram a entronização do Sagrado Coração de Jesus nos seus lares. As listagens serão encaminhadas à Capela da Casa Geral em Roma-Itália, onde está o corpo incorrupto da Madre, para que os mencionados tenham a intercessão e o cuidado dela.

Mais sobre Madre Clélia

Madre Clélia Merloni nasceu em 10 de março de 1861 em Forli, na Itália. Ainda jovem, sentiu-se atraída para a vida religiosa. Iluminada pela fé, revestida de coragem e determinação, respondeu ao chamado divino, concretizando seu ideal. Com a graça e a força do carisma recebido, funda o IASCJ no dia 30 de maio de 1894, em Viareggio, também na Itália.

Para as “Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus”, filhas de Madre Clélia, a vida de oração, bem como a atividade apostólica têm seu centro no Coração de Cristo. Madre Clélia vive na vida e na missão das Apóstolas espalhadas pelo mundo. O IASCJ, com sede em Roma, está presente em 15 países realizando obras educacionais e sociais.

O processo até a beatificação

Em 1988 abriu-se a causa de Beatificação de Madre Clélia Merloni.

No dia 21 de dezembro de 2016 o Papa Francisco reconheceu as suas virtudes heroicas. O reconhecimento leva o nome de Decreto de Venerabilidade e é uma das etapas para a beatificação da religiosa, que corresponde ao “Positio”, processo que analisa toda a documentação do exercício heroico de suas virtudes (histórico e todo o trabalho realizado). Teve a direção de um relator da Congregação para as Causas dos Santos, onde os documentos são repassados. Aprovados, os documentos foram entregues ao Papa que autorizou o decreto.

No dia 27 de janeiro de 2018, após investigação da Congregação para as Causas dos Santos e pela junta médica de especialistas, Bispos e Cardeais, Papa Francisco assinou a aprovação do milagre de Madre Clélia Merloni. O milagre feito por intercessão de Madre Clélia ao médico Dr. Pedro Ângelo de Oliveira Filho é brasileiro, de Ribeirão Preto/SP.

A Santa Missa de Beatificação de Madre Clélia Merloni foi realizada no dia 03 de novembro de 2018, às 11h na Basílica de São João de Latrão, em Roma-Itália, conduzida pelo cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9201-festa-liturgica-da-bem-aventurada-clelia-merl.html
Tags: UNISAGRADO, Missa, Bem-Aventurada Clélia Merloni


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro