Estudantes de Design confeccionam jogo de xadrez inspirado na Bauhaus

A exposição interativa busca apresentar à comunidade, de forma lúdica, conceitos sobre a escola de arte e seu movimento

Os estudantes do primeiro ano curso de Design do UNISAGRADO realizaram, na disciplina de Modelagem, a exposição interativa “Bauhaus Chess Set” que consiste em um jogo de xadrez inspirado na Bauhaus, escola e movimento de grande importância para o Design que completa 100 anos de fundação este ano. As peças foram confeccionadas em uma escala ampliada e expostas do pátio do Bloco A, ao lado da Biblioteca, para que toda a comunidade acadêmica possa interagir.

Além de homenagear a Bauhaus, a exposição tem como objetivo apresentar os conceitos do movimento e exibir o trabalho dos estudantes da disciplina para a comunidade da Instituição. As peças foram confeccionadas com a técnica do empilhamento, onde lâminas de papelão são recortadas e coladas umas sobre as outras e receberam acabamento em massa corrida e tinta látex. Já o tabuleiro foi confeccionado com o material TNT por meio de uma técnica de costura à quente.

Para a Profa. Dra. Mariana Menin Gazola, o objetivo inicial do projeto foi ensinar de forma lúdica e prática sobre a escola Bauhaus e seus conceitos, além de aliar conhecimentos com as técnicas de confecção de modelos. “Ao ver o empenho e motivação dos estudantes na confecção das peças, percebi que os objetivos de aprendizagem haviam sido alcançados. A intervenção vai além de produzir conhecimento para os estudantes, pois apresenta para toda a comunidade, também de forma lúdica, os conceitos dessa escola que influencia no Design de produtos e Arquitetura até os dias atuais. Ver as pessoas jogando, se divertindo e ao mesmo tempo aprendendo um pouco sobre a história está sendo uma grande satisfação para os estudantes e para mim", ressalta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9177-estudantes-de-design-confeccionam-jogo-de-xad.html
Tags: UNISAGRADO, Design, Bauhaus