Revitalização do Horto Florestal criada pelo “Flora Urbana” é apresentada para a Secretaria do Meio Ambiente de Bauru

O Plano Arquitetônico busca transformar a área estudada através de adaptações e melhorias, trazendo benefícios para a população bauruense

Na foto, a estudante Helena Sales Nogueira Costa, Prof. Me. Edvaldo José Scoton, Secretário Coronel Airton Iósimo Martinez, Gilda Scalfi e o estudante Vilson Eburneo Júnior

Os participantes do Projeto de Extensão Flora Urbana, representados pelos estudantes Helena Sales Nogueira Costa de Arquitetura e Urbanismo e Vilson Eburneo Júnior de Engenharia Agronômica apresentaram, no dia 30 do outubro, uma proposta de revitalização do Horto Florestal e da Estação Experimental para a Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O projeto foi recebido pelo Secretário Coronel Airton Iósimo Martinez e a Servidora Gilda Scalfi que junto a Secretaria tentarão viabilizar a implantação.

Com o objetivo de realizar melhorias e adaptações, o projeto optou pela revitalização do Horto Florestal, tendo em vista que o local possui grande potencial para suprir as necessidades que o município de Bauru encontra: a falta de áreas de lazer e parques. Além disso, o local possui uma área verde extensa gerando avanços em aspectos ambientais, estéticos, e segurança, promovendo a educação ambiental e o lazer, com impactos positivos para a cidade. “Fomos convidados a unir o projeto Flora Urbana ao Programa de Parques Lineares da Prefeitura, já que o Horto Florestal é considerado uma das principais áreas verdes do município e o nosso projeto estava realizando um levantamento de espécies, com isso surgiu a ideia de revitalizar o local como forma de reintegração da área em Bauru.”, destaca a estudante.

O coordenador do Projeto de Extensão Flora Urbana, Prof. Edvaldo José Scoton, afirma que, caso a implantação da revitalização ocorra, a população será extremamente beneficiada, podendo desfrutar de um espaço de lazer que promove o contato com a natureza. “Por se tratar de um projeto multidisciplinar, os estudantes de diversos cursos puderam interagir e conhecer na prática a importância da interdisciplinaridade, aprofundando seus conhecimentos e os colocando a serviço da comunidade, sempre embasados pelo tripé da sustentabilidade: financeiramente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.”, ressalta.

Para o estudante, o Projeto de Extensão proporcionou experiências e vivências extremamente gratificantes ao ver que tudo o que foi planejado e desenvolvido chegou até a Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. “Todo o aprendizado e trabalho em equipe foi muito válido e o UNISAGRADO foi de extrema importância, disponibilizando a biblioteca para reuniões e estudos, além do enorme suporte oferecido ao longo do projeto.”, destaca.

O projeto foi desenvolvido ao longo do semestre resultando na planta revitalizada (disponível clicando aqui) e contou com a participação dos estudantes Bruno Pastori Arantes de Engenharia Agronômica; Cristiane Aparecida Da Silva de Engenharia Ambiental; Eduardo Da Silva Gazola de Engenharia Agronômica; Gabryella Tiemmy Saito De Oliveira de Arquitetura e Urbanismo; Giovana Gomes Scoton de Publicidade e Propaganda; Helena Sales Nogueira Costa de Arquitetura e Urbanismo; Jonatas Glal Gricio de Engenharia Agronômica; Karla Rosendo Dos Santos de Arquitetura e Urbanismo; Lavínia Rodrigues Tomazini -Arquitetura E Urbanismo; Livia Moreira De Camargo de Arquitetura e Urbanismo; Luccas Emilio Giachini de Engenharia Agronômica; Maria Luisa Marques Da Silva Amorim de Pedagogia e Vilson Eburneo Júnior de Engenharia Agronômica.

Saiba mais sobre o Projeto de Extensão Flora Urbana clicando aqui

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9131-revitalizacao-do-horto-florestal-criada-pelo-.html
Tags: UNISAGRADO, Projeto de Extensão, Flora Urbana