II Jornada de Artes, III Jornada de Artes Cênicas e I Encontro de Teatro abordou temas relevantes para a pesquisa na área

O evento contou com oficinas, mesa-redonda e apresentação de trabalho dos estudantes participantes

Os cursos de Artes, Artes Cênicas e Teatro do UNISAGADO, através do Centro de Ciências Humanas realizaram, nos dias 16 e 17 de outubro, a “II Jornada de Artes, III Jornada de Artes Cênicas e I Encontro de Teatro” com o tema “Arte, Educação e Performance”. A programação teve como objetivo, enriquecer as experiências dos estudantes e profissionais da área, abordando temas relevantes para a performance, além do ensino em espaços escolares e não escolares.

O evento teve início com a oficina “Circo-Teatro brasileiro: sua história e suas práticas” ministrada pela Dra. Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto. Posteriormente a oficina “A Música nossa de cada dia” foi conduzida pela Ma. Juliana Delborgo Abra Olivato seguida da mesa-redonda “Os caminhos da Pesquisa em Arte” com a presença da Dra. Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto, Dr. Rafael Resende Marques da Silva e Me. Ronaldo Francisco dos Santos.

No segundo dia, a oficina “Produção Cultural: Projetos, Editais e Leis de Incentivo” foi ministrada por José Augusto Ribeiro Vinagre, seguida das apresentações de trabalhos acadêmicos submetidos pelos participantes. Por fim, a programação se encerrou com um espetáculo realizado pelos estudantes de Teatro, Artes e Artes Cênicas, com cenas curtas exibidas ao lado da rampa do Bloco C e contou com um público espontâneo de diferentes cursos da Instituição.

Para o Coordenador do curso de Teatro, Prof. Dr. Rafael Resende Marques da Silva, a Jornada estimulou a pesquisa na Instituição, possibilitando possíveis inserções profissionais dos participantes. “O evento foi fundamental e debateu aspectos importantes como a relação entre a pesquisa teatral e o projeto profissional e a importância de pesquisas e Iniciação Científica na trajetória do estudante.”, ressalta.

A coordenadora dos cursos de Artes e Artes Cênicas, Profa. Ma. Valéria Biondo, conta que ao planejar a Jornada, foram buscados temas que complementassem e ampliassem os conhecimentos e as competências da grade curricular. “A vinda de profissionais das Artes em geral proporciona aos estudantes a oportunidade de dialogar com quem está no mercado de trabalho e os aproxima de vivências e experiências reais. Isso os ajuda a entender melhor as perspectivas de sua área de atuação e a vislumbrar possibilidades para depois da graduação.”, conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9129-ii-jornada-de-artes-iii-jornada-de-artes-ceni.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Artes, Artes Cênicas, Teatro