Autonomia, inclusão e Responsabilidade Social na Nutrição

Motivados a promover o bem, estudantes do curso, realizam ações no Lar Escola Santa Luzia para cegos, de Bauru

Os estudantes do 3º ano do curso de Nutrição do UNISAGRADO, Danilo Malmonge, Isabela Florentino, Noélly Genito e Thais Palhari elaboraram um projeto com os participantes do Lar Escola Santa Luzia para cegos, do município de Bauru. O trabalho produzido durante o segundo semestre de 2019, contou com três atividades: entrega de um manual de boas práticas para as auxiliares de serviços gerais, palestra sobre controle do Diabetes Mellitus e oficina “Saboreando com os dedos” no Laboratório de Nutrição com os alunos do lar.

No dia 12 de setembro, os integrantes do grupo foram até o Lar escola Santa Luzia para realizar a primeira atividade, foram entregues as auxiliares de serviços gerais um Mini Manual de boas práticas, além disso, foram dadas explicações e tiradas diversas dúvidas sobre o tema. No dia 02 de outubro, a partir dos conhecimentos obtidos no curso de Nutrição, os estudantes ministraram uma palestra sobre o controle do Diabetes Mellitus (DM), abordando as complicações associadas ao DM descompensado e dando orientações sobre uma alimentação adequada para esta patologia, no qual estiveram presentes 23 deficientes visuais e uma monitora do lar.

Já no dia 04 de outubro, os alunos da entidade com habilidades e interesse em culinária foram convidados juntamente com as cuidadoras para participar da oficina culinária “Saboreando com os dedos” sob orientação e supervisão da coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Dra. Aparecida Claus Bastos Pereira. Na ocasião, foi possível participar de todo o processo de preparação e degustação de diferentes pratos e bebidas: bolinho de carne, bolinho de arroz, sorbet de banana e maracujá, água saborizada, suco de laranja e suco de acerola. Ao final, os alunos do lar receberam um certificado em Braille, confirmando a participação na oficina.

O trabalho faz parte das disciplinas de Educação Alimentar e Nutricional ministrada pela professora Ma. Maria Grossi Machado e da disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social da docente Ma. Jéssica de Cassia Rossi. Palhari explica que a escolha do Lar Escola se deu através de uma indicação de outra estudante. ”Conhecemos a entidade através da Letícia Pereira Andrade, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO, que já tinha realizado um trabalho social nesse local e nos indicou. Decidimos fazer uma visita à instituição e eles estavam de portas abertas para nós. Realizamos, então, um diagnóstico no equipamento social e identificamos que poderíamos realizar algumas atividades que seriam de grande valia para eles”, conta.

As ações tinham o objetivo de promover a Educação Alimentar, Nutricional e a Responsabilidade Social, conscientizar e orientar sobre o modo de armazenamento correto e prazos de validade dos alimentos, prezando pela preservação, qualidade e segurança alimentar e, especialmente, com os deficientes visuais, possibilitar a inclusão social e a autonomia através de atividades teóricas e práticas. “Este tipo de trabalho é extremamente importante para formar profissionais mais empáticos e promover a inclusão social. Hoje, nós estamos vivendo em uma sociedade segmentada e preconceituosa em razão de características e deficiências físicas, condições financeiras, idade, crenças e, isso precisa ser combatido! Logo, é de suma importância que seja estimulado esse contato e visão de responsabilidade social e o UNISAGRADO cumpre este papel com excelência ao incluir a disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social na grade curricular de todos os cursos”, ressalta Palhari.

Sobre o Lar Escola Santa Luzia para cegos

Com início em 1969, o Lar Escola Santa Luzia para cegos é uma entidade social sem fins lucrativo que atende atualmente, 72 pessoas com deficiência visual, oferecendo atividades pedagógicas, socioeducativas e psicológicas, com o objetivo de devolver/proporcionar a independência aos atendidos. Mais informações sobre o Lar clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9113-autonomia-inclusao-e-responsabilidade-social-.html
Tags: UNISAGRADO, Nutrição, Atividade