Emoção e fraternidade no 6º Retiro Universitário

Participantes do retiro acompanharam a realidade das pessoas amparadas por lares na cidade de Jaci - SP

A Pastoral do UNISAGRADO (PdU) realizou, no dia 15 de outubro, o 6º Retiro Universitário. Com o tema “Jovens em Missão”, o retiro contou com 22 participantes, entre eles professores, coordenadores, estudantes da Instituição e de outras Instituições de Ensino Superior, que tiveram a oportunidade de se relacionar diretamente com pessoas amparadas pelos lares Santa Catarina e São Francisco da Providência de Deus, na cidade de Jaci – SP.

Os participantes do Retiro tiveram a oportunidade de se preparar para a experiência através de uma vivência no dia 07 de outubro, oferecida pela PdU com atividades e dinâmicas conduzidas pela coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, Profa. Dra. Juliana Mantovani. A programação do dia 15 de outubro teve início com um café da manhã, onde foram entregues escapulários a todos os participantes. Às 9h foi realizada a visita no Lar Santa Catarina, onde puderam oferecer amparo e carinho ajudando na alimentação dos assistidos. Ao todo, 126 pessoas com necessidades especiais são acolhidas pela entidade e, por se encontrarem em situação de desamparo, residem na Associação.  Posteriormente, no Lar São Francisco da Providência de Deus, foram proporcionados momentos de reflexão, oração e partilha entre os participantes que tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um ex-dependente químico.

Para a coordenadora da PdU, Irmã Marcia Assis, o retiro permitiu aos participantes tocar realidades e experimentar a beleza do amor que se doa sem esperar nada em troca. “Cada uma das crianças que encontramos ali nos ensinou muito sobre  a vida e nos fez refletir sobre o que de fato é importante, o quanto somos gratos e o que realmente é necessário para sermos de fato felizes. Certamente vamos agradecer mais que reclamar daqui em diante e a lição de vida recebida jamais será esquecida! Nossa sincera gratidão a cada um que dispôs de seu tempo e de sua vida para ser presença entre estes nossos irmãos, em especial aos professores Gabriela Marini Prata, Guilherme Ferreira da Silva, Josilene Martineli Yamashita, Marcia Aparecida Nuevo Gatti  e  Thiago Pignatti de Freitas que estiveram conosco nesta experiência e às professoras Roseli Claus Pereira e Juliana Mantovani pelo apoio na organização”, ressalta.

Confira o depoimento de alguns participantes desta edição!

“Decidi participar do retiro na cidade de Jaci para conhecer a realidade das pessoas que dependem da Instituição, eu estava necessitando sair da minha rotina e vivenciar um pouco da vida daquelas pessoas, decidi também participar do retiro para conhecer mais sobre a importantíssima obra Franciscana para os necessitados.” – Rafael Neres Silveira, estudante do curso de Fisioterapia do UNISAGRADO.

“Foi uma experiência incrível, tive a oportunidade de ter contato próximo com diversas pessoas, conhecer um pouquinho da sua história e de suas limitações. Os profissionais do Lar são verdadeiros heróis, repletos de amor e cuidado, sem falar do trabalho das Irmãs que acompanham cada um de perto, dando atenção, carinho e amor, que são o que eles mais precisam” - Patricia Mereb Negrisoli, estudante de Direito da ITE.

“Atividades como essa cumprem a nossa Missão como Instituição: ‘Formação humana integral fundamentada nos princípios católicos’, além do mais, ajuda-nos a formar nossos alunos e torná-los mais humanos. Criamos vínculos afetivos e efetivos à nossa Missão, aumentando o compromisso com o estudo e com a sociedade!” – Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas, coordenador do curso de Engenharia de Produção.

“Essa experiência é fundamental no meio acadêmico, e ao ouvir o depoimento dos participantes, pude perceber o envolvimento dos estudantes fortalecendo a relação com os professores. Tivemos momentos de cumplicidade, empatia, doação e muito aprendizado. Me surpreendi positivamente, pois imaginei que estava lá na condição de professora para auxiliar os estudantes em relação a conduta com os assistidos, mas ao final do dia, percebi que aprendi mais do que ensinei!” - Marcia Aparecida Nuevo Gatti

Sobre a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

A Instituição tem sua sede localizada na cidade de Jaci – SP e é uma entidade cristã e filantrópica que acolhe, ampara e ajuda os mais necessitados sem fins lucrativos. Além disso, também atua nos estados de Goiás, Paraná, Ceará, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus pertence à Associação, e é especializado em abrigar e atender pessoas portadoras de deficiências graves fora de possibilidade terapêutica (FPT), sendo referência estadual nessa especialidade. Também localizado na cidade de Jaci – SP, o hospital abriga não só crianças, mas jovens e adultos. Outra entidade pertencente à Associação é o Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que atende dependentes e ex-dependentes químicos. Desde 1985 quando foi fundado, já acolheu mais de 40 mil pessoas ao redor do estado de São Paulo.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9081-emocao-e-fraternidade-no-6-retiro-universitar.html
Tags: UNISAGRADO, Retiro Universitário, Pastoral