Estudantes de Nutrição apresentam trabalho em formato de pôster em Congressos Nacionais e Internacionais

Entre os meses de agosto e setembro, Danilo Malmonge e Bárbara Fedato apresentaram trabalho no XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional e no 15° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Nutrição

Os estudantes do 3º ano do curso de Nutrição do UNISAGRADO, Danilo Malmonge Barbosa Luciano e Bárbara Nivea Fedato participaram de congressos internacionais e nacionais na cidade de São Paulo, com exposição de pôster de trabalho científico nos meses de agosto e setembro. Os estudantes concorreram a premiação no XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional e o trabalho foi classificado como um dos dez melhores apresentados.

Os dois estudantes participaram do dia 28 a 30 de agosto do 15° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Nutrição “Desafios e Estratégias em Alimentação e Nutrição”, que possui a missão de promover o diálogo, a integração e a inovação através de uma programação científica composta por seis áreas do conhecimento: Saúde Pública, Nutrição Clínica, Pesquisa Científica, Nutrição no Exercício Físico e Esporte, Tecnologia de Alimentos, Comunicação em Saúde. Na ocasião, os discentes apresentaram o trabalho intitulado “A suplementação com Caruru possui efeito Hepatoprotetor no desenvolvimento da Cirrose Hepática experimental induzida por Tioacetamida”, que tem coautoria de Vinícius Vigliazzi Peghinelli; Nayane Maria Vieira; Anderson Seiji Fujimori; Lucas Valotti; Natália Baraldi Cunha; Maria Grossi Machado; Milene Peron Rodrigues Lossila; Maria Angélica Martins Lourenço.

Luciano participou, também, nos dias 12, 13 e 14 de setembro do XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, no qual exibiu o Pôster do artigo “O efeito Hepatoprotetor do Caruru (amaranthuns viridis) no desenvolvimento da Cirrose Hepática experimental induzida por Tioacetamida”. O trabalho é o mesmo apresentando no congresso anterior, mas sofreu algumas pequenas adaptações sugeridas pela comissão do evento. Ao final foi classificado como um dos dez melhores apresentados.

Os congressos da área têm o objetivo de ampliar a rede de contato dos participantes e possibilitar o acesso das novidades da Nutrição através das feiras de exposições que acontecem simultaneamente aos eventos. Fedato comenta que a experiência foi enriquecedora e conta como foi a apresentar o trabalho para o avaliador. “Foi muito gratificante, consegui controlar o nervosismo e apresentamos conforme tínhamos planejado. Ver o avaliador elogiando o trabalho ao final da apresentação foi muito bom, aquela sensação de que tudo valeu a pena e o dever foi cumprido!”, expõe.

O estudante decidiu participar dos congressos com o intuito de adquirir experiência e novos conhecimentos, já que segundo ele, esse tipo de evento é muito importante para a formação do aluno, uma vez que, contribui para o currículo profissional. “O ponto chave dos congressos, são as visões de diferentes instituições de ensino sobre um determinado assunto, o que permite ao aluno um horizonte de conhecimento mais amplo. Ter diversas pessoas e professores renomados vendo o pôster e acompanhando a apresentação, foi muito encantador, ainda mais pelo fato de ter ficado entre os 10 melhores do congresso”, ressalta Luciano.

Os futuros nutricionistas se sentem muito gratos a todos que auxiliaram, tanto na elaboração do trabalho como na participação dos Congressos. “Agradeço, primeiramente, à Bárbara, que topou essa aventura e contribuiu diretamente em tudo, principalmente nos momentos de dificuldade. À professora Ma. Maria Angélica Martins Lourenço, por aceitar orientar esse projeto, por proporcionar todas essas experiências e abrir muitas portas para nosso futuro. Ao Anderson Seiji, que orquestrou parte de nossa metodologia, à professora e coordenadora do curso Dra. Roseli Aparecida Claus Bastos Pereira, que viabilizou nosso acesso aos laboratórios. À Letícia, que traduziu diversos artigos para o projeto, aos alunos que ajudaram na manipulação da ração. E, por fim, as demais professoras do curso que forneceram conhecimentos e experiências que propiciaram ao desenvolvimento do projeto”, agradece Luciano.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9075-estudantes-de-nutricao-apresentam-trabalho-em.html
Tags: UNISAGRADO, Nutrição, Estudantes, Congressos