Setembro amarelo no UNISAGRADO traz visibilidade para questões essenciais

Palestras, apresentações e debates preencheram a programação do mês de prevenção ao suicídio

Na foto, Profa. Ma. Ana Carla Vieira, Profa. Dra. Ketilin Mayra Pedro, palestrantes Ariane Vieira de Souza e Dr. Osvaldo Gradella Junior e,
Prof. Me. Cleiton José Senem, respectivamente

Durante o mês de setembro o UNISAGRADO realizou diversas atividades relacionadas à prevenção ao suicídio, como palestras, apresentações teatrais e debates relacionados à campanha do Setembro Amarelo. Os eventos foram abertos a comunidade e tiveram como objetivo a conscientização sobre questões como depressão, saúde mental e suicídio.

A programação teve início durante a primeira semana do mês com a distribuição de fitas amarelas pelos estudantes e professores dos cursos de Enfermagem e Psicologia. No dia 06 de setembro, foi realizado um encontro para discutir as contribuições da Psicologia sócio-histórica sobre ideação e tentativa de suicídio em mulheres, ministrado pelo Dr. Osvaldo Gradella Junior e Ariane Vieira de Souza. Já no dia 17 de setembro, foram realizadas duas palestras, sendo elas “Protocolos de Atenção ao Suicídio” conduzida pelo Médico Paulo Pepulim Bastos e “Prevenção e pósvenção ao suicídio”, pela Psicóloga Clínica, Luciana Zombini Handa.

A iniciativa para realização do Setembro Amarelo no UNISAGRADO começou em 2018 durante um evento em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) direcionado para o curso de Enfermagem. Diante disso, foi identificada a necessidade de ampliar o evento para os demais cursos, tendo em vista que a temática do suicídio é essencial a toda a população, surgindo a parceria entre os cursos de Psicologia e Enfermagem

Para o coordenador do Curso de Psicologia, Prof. Me. Cleiton José Senem, a companha tem por objetivo iniciar um processo de conscientização sobre a questão do suicídio que ainda é um tabu em nossa sociedade. “Como nem sempre o sofrimento psíquico pode ser visualizado concretamente, a sociedade tende a não reconhecer a importância da discussão sobre esta questão e o número crescente de discentes com transtornos depressivos e com ideação suicida tem tornado o assunto mais premente no ambiente acadêmico. Portanto, falar sobre este problema e indicar redes de apoio faz parte das estratégias que têm sido utilizadas pela sociedade em geral”, conclui.

O coordenador do Curso de Enfermagem, Prof. Dr. Caio Cavassan de Camargo, acredita que a saúde mental é uma área de atuação multiprofissional, assim como diversas outras as quais a Enfermagem esta inserida. Portanto, é necessária a ampliação das capacidades de acolhimento, triagem e atendimento aos indivíduos por parte de todos os profissionais envolvidos. “O ponto fundamental deste evento foi sensibilizar os estudantes e a Instituição para esta situação que nos causa tanta preocupação, porém, o trabalho não se encerra aqui, já que a prevenção e a educação sobre esta temática ganharão maiores proporções à medida que nos unirmos em prol de diferentes causas” ressalta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9057-setembro-amarelo-no-unisagrado-traz-visibilid.html
Tags: UNISAGRADO, Setembro Amarelo, Psicologia, Enfermagem