A Profa. Ma. Karina Stange Calandrin desenvolveu pesquisas acerca do relacionamento político brasileiro com Israel e Palestina
A coordenadora do curso de Relações Internacionais do UNISAGRADO, Profa. Ma. Karina Stange Calandrin desenvolveu um estudo sobre o relacionamento do Brasil com Israel e a Palestina, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer, que resultou no artigo intitulado “Brazil’s policy toward Israel and Palestine in Dilma Rousseff and Michel Temer’s administrations: have there been any shifts?”, com orientação do Prof. Dr. Tullo Vigevani. O artigo foi recentemente publicado no volume 62 da Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI – Qualis A1).
O trabalho teve o objetivo de compreender como a implementação da política externa deve considerar os ambientes doméstico e internacional, assim como, analisar a possibilidade de mudança na política externa brasileira em relação ao Oriente Médio de 2011 a 2018, considerando a transformação no ambiente doméstico do Brasil e no ambiente internacional em relação aos principais atores do Oriente Médio. Para isso, foram utilizadas referências bibliográficas de pesquisas, teses, artigos e publicações do Brasil, além de livros e artigos publicados no exterior, bem como, análises de exportações, importações brasileiras e do comércio Exterior.
O artigo começou a ser elaborado em 2017 durante o doutorado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP), para ser apresentado no Congresso de Estudos Judaicos, realizado pela “World Union of Jewish Studies” da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel. Após o congresso, foram realizadas as modificações necessárias, tradução para o inglês e envio para o periódico. Calandrin esclarece que sua área de estudos é a política externa de Israel e a área do seu orientador é, dentre várias, política externa brasileira. “Tentando unir esforços e percebendo a crescente importância de Israel para a política externa brasileira, demonstrado na mídia desde 2017, pensamos em contribuir para a área escrevendo um artigo sobre as relações Brasil-Israel, focado no conflito com a Palestina, durante o governo Michel Temer. Pensamos, também, em editar um livro, considerando que meu orientador, tem diversos artigos publicados sobre esta temática desde o governo de Fernando Henrique Cardoso”, ressaltou.
Para a coordenadora, ter o artigo publicado na revista é uma grande conquista. “É um periódico qualis A1, ou seja, avaliado com o maior fator de impacto medido pelo Institute for Scientific Information (ISI), além de ser a maior revista de política internacional do Brasil e uma das maiores do mundo em relevância e alcance de publicação. Foi um grande desafio adequar o artigo para o periódico, mas foi importante para a colaboração com a área”, expõe.
Confira o artigo publicado na íntegra clicando aqui.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.